Depois de testar e analisar o Lenovo Legion Slim 7, chegou-me às mãos o Lenovo Yoga Pro 9i. Após algumas semanas em teste, chegou a altura de dizer o que achei.
Especificações:
- Processador Intel Core i9-13905H
- Windows 11 Pro
- Gráfica NVIDIA GeForce RTX 4070
- 64GB de RAM LPDDR5x-6400
- SSD M.2 PCIe NVMe 1TB
- Ecrã 16″ (3200×2000) Mini LED, 1200nits, 100% P3, 100% Adobe® RGB, 100% sRGB Eyesafe®, Dolby® Vision™, HDR 1000, glass, 165Hz, touch, TCON
A Lenovo sabe definitivamente como criar dispositivos compactos e potentes. E como prova disso, temos este Lenovo Yoga Pro 9i, que apesar de ter um design mais tradicional, apresenta um chassis compacto e leve, com hardware topo de gama. E quando falo em hardware topo de gama, refiro-me ao seu processador Intel Core i9-13905H, com 64GB de RAM, um SSD de 1TB e uma gráfica Geforce RTX 4070.
Design
O Lenovo Yoga Pro 9i é um portátil muito elegante. É apresentado numa cor Storm Grey moderada, mas elegante, que parece premium sem ser demasiado aborrecida. É feito em alumínio, o que lhe confere uma sensação de solidez, embora um pouco pesada.
Desempenho
Enquanto computador portátil para criadores, o Lenovo Yoga Pro 9i precisa de hardware robusto e cumpre o que promete. Vem equipado com um processador Intel Core i9-13905H, uma gráfica Nvidea Geforce RTX 4070 8GB GDDR6 e 64GB de RAM que não pode ser expandida, para além de um SSD M.2 PCIe NVMe de 1 TB.
Os vários jogos que joguei neste Yoga Pro 9i, tiveram sempre um bom desempenho, sem qualquer perca de qualidade. Outra coisa que gostei, é que não aquece tanto, como o Lenovo Legion Slim 7.
Ecrã
Um dos principais componentes de um computador portátil para criação de conteúdos é, naturalmente, o ecrã. Normalmente, é preferível um ecrã com uma excelente reprodução de cores, mas também é bom ter um painel brilhante se estiveres a planear trabalhar em movimento e tiveres de lidar com uma iluminação intensa ou exterior. Felizmente, o Lenovo Yoga Pro 9i tem ambas as características.
Este ecrã de 16 polegadas vai até 3200×2000, apresentando um ótimo aspeto de cores até 1200 nits de brilho (apenas para conteúdo HDR) e 100% de cobertura de todas as gamas de cores principais, nomeadamente Adobe RGB, DCI-P3 e sRGB.
Se usares o brilho no máximo, prepara-te para um consumo maior de bateria.
Teclado e Touchpad
Os teclados dos computadores portáteis Lenovo são sempre dos melhores do sector, e isso mantém-se aqui. Este não é particularmente especial, mas a digitação é ótima. As teclas têm o curso certo e não são duras quando estão no fundo, pelo que a experiência de escrita é simplesmente confortável.
Abaixo do teclado encontra-se um touchpad que é positivamente enorme, mas suave agradável ao toque.
Bateria
Tendo em conta as especificações potentes e o ecrã super nítido deste computador portátil, a duração da bateria foi decente. Passei a maior parte do meu tempo de análise a jogar ou a trabalhar com o Yoga Pro 9i e a média de duração da bateria rondou as 3h40 e as 5h20, dependendo do uso que lhe dava. É claro que para um portátil destas caraterísticas a bateria devia durar muito mais. A Vantagem é que em caso de emergência consegues carregar até aos 80% em apenas 40 minutos.
Webcam e Som
Acima do ecrã encontra-se uma câmara Web de 5MP que suporta vídeo até 1440p. Embora isso pareça sugerir que a câmara é boa, na realidade não é assim tão impressionante. Mesmo em boas condições de iluminação, as fotografias e os vídeos têm um aspeto demasiado granulado. E também não lida muito bem com pouca luz, fazendo com que os objetos pareçam muito mais pálidos do que deveriam.
Felizmente, o som é bastante bom. Este Yoga Pro 9i, tem uma configuração de seis altifalantes e, embora esperasse que fosse mais alto, é mais do que suficiente para ver filmes ou ouvir música. Embora não fiquem extremamente altos, estes altifalantes têm a vantagem de não terem praticamente nenhuma distorção, mesmo quando estão no máximo, e há uma boa separação entre os instrumentos quando se ouve música.
Portas de entrada e conectores
Este modelo inclui duas portas USB Tipo A (penso que aqui fica em falta uma terceira porta), uma entrada HDMI que suporta apenas o padrão 1.4b , uma entrada 3.5 mm para auscultadores e um leitor de cartões SD de tamanho normal. Esta última parte é muito importante para os fotógrafos e outros criadores, uma vez que as câmaras digitais ainda tendem a ter estes cartões maiores. Este modelo, também utiliza uma porta de carregamento proprietária com um adaptador de corrente de 170 W, além de uma porta USB tipo C, que suporta Thunderbolt 4.
1. Interruptor E-shutter
|
6. USB 3.2 Gen 1
|
2. Botão Power
|
7. HDMI
|
3. Leitor de Cartões
|
8. Thunderbolt 4
|
4. USB 3.2 Gen 1 (Sempre ligada)
|
9. Headphone / microphone combo jack (3.5mm)
|
5. Conector para ligar o carregador
|
Concluindo
O Yoga Pro 9i é suposto ser o portátil multimédia mais potente e melhor da Lenovo. Comparado com o menor Yoga Pro 9i 14, no entanto, tem-se a impressão de que o fabricante fez cortes em várias áreas no modelo de 16 polegadas. Mas, antes de mais, o desempenho é globalmente muito bom e ambos os componentes principais, nomeadamente o CPU e o GPU, são mais rápidos do que no modelo de 14 polegadas. Por isso, pergunto-me porque é que o Yoga Pro 9i 16 não oferece Advanced Optimus e porque é que a porta HDMI apenas suporta o padrão 1.4b. Consequentemente, os ecrãs 4K só podem funcionar a 30 Hz, o que não está em conformidade com o nível atual de tecnologia e não corresponde ao preço elevado. Também problemática é a decisão de fazer a RAM soldada, o que não dá para fazer upgrade.
O ecrã mini-LED brilhante parece fantástico, especialmente com conteúdo HDR, e também oferece reprodução de cores precisa, além da cobertura AdobeRGB completa. Infelizmente, devido a este ecrã de 16” acaba por existirem altas taxas de consumo de energia, por isso não entendendo por que a Lenovo não instalou uma bateria de maior capacidade.
O Lenovo Yoga Pro 9i de 16”, nos seus próprios termos, é um portátil multimédia muito bom, com um excelente ecrã mini-LED, alto desempenho, bom teclado e altifalantes fantásticos. No entanto, a Lenovo cortou em várias áreas e há certas desvantagens em comparação com o modelo mais pequeno de 14”, o que é incompreensível.
Claro que há muitos aspetos positivos. Já mencionei os valores de desempenho sólidos, bem como o bom teclado, o teclado numérico e os excelentes altifalantes. O chassis é muito bom e a qualidade de construção é muito estável.
O InforGames agradece à Lenovo, pela cedência do Yoga Pro 9i para efetuar esta análise.