Atenção às burlas e à ciberfraude ao adquirir bilhetes de última hora para o EURO 2024

Atenção às burlas e à ciberfraude ao adquirir bilhetes de última hora para o EURO 2024

59 Visualizações
0

Com o Campeonato Europeu de Futebol às portas, o mundo tem os olhos voltados para a Alemanha. Mas o mesmo se pode dizer dos golpistas e cibercriminosos, que encaram esta competição de futebol como uma oportunidade de extorquir dinheiro e dados confidenciais aos adeptos. Estes podem ser usados para prejudicar as pessoas ou ser vendidos a outros criminosos na dark web, com consequências devastadoras.

Quando as vendas começaram, no ano passado, a UEFA informou que tinha recebido mais de 100 milhões de pedidos de bilhetes, suspeitando de bots que tentavam obtê-los para os vender ilegalmente acima do preço, o que levou à desilusão de muitos adeptos, que ainda podem estar à procura de bilhetes de última hora.

“Os adeptos de futebol que estão a preparar-se para o EURO 2024 devem ter cuidado ao comprar bilhetes de última hora para evitar serem vítimas de burlas e fraudes cibernéticas”, aconselha Adrianus Warmenhoven, especialista de cibersegurança da NordVPN. “Com a emoção do campeonato, os burlões estão a explorar a paixão pelo futebol oferecendo bilhetes falsos ou criando sites maliciosos. Por questões de segurança, escolha sempre distribuidores de confiança, desconfie de preços invulgarmente baixos e use ferramentas de cibersegurança para identificar potenciais ameaças”.

A UEFA já emitiu um aviso contra a compra de bilhetes não autorizados postos à venda por terceiros nas redes sociais, nos marketplaces e em plataformas secundárias de venda de bilhetes, que podem não estar na posse dos bilhetes que dizem vender.

No entanto, sites como o Reddit e outras plataformas estão a abarrotar de mensagens de particulares que oferecem ou compram bilhetes. Existe não só o risco de estes serem falsificados ou inválidos, mas também de as mensagens conterem ligações e anexos maliciosos a acompanhar o bilhete ou pedirem algum tipo de verificação que ponha o potencial comprador em risco.

Os burlões podem criar sites de phishing com URL semelhantes aos dos distribuidores oficiais, numa tentativa de angariar receitas ou roubar informações pessoais. Assim, qualquer site de revenda de bilhetes deve ser encarado com extrema cautela – ele pode servir não apenas para roubar dinheiro, mas também dados de cartões de pagamento ou outras informações pessoais que podem depois ser vendidas na dark web.

Como evitar esquemas de bilhetes falsos e a ciberfraude

Adrianus Warmenhoven dá os seguintes conselhos para evitar que te tornes vítima de burla:

  • Não caias na armadilha dos preços baixos. Os burlões atraem muitas vezes as vítimas com o chamariz dos bilhetes com desconto. Este é normalmente o primeiro sinal de atividade fraudulenta. Os revendedores autorizados querem ter lucro e não vão rebaixar os preços dos distribuidores oficiais.
  • Não pagues adiantado. A emoção de ver a tua equipa favorita ao vivo pode levar-te a fazer pagamentos precipitados, que não voltarás a recuperar – tal como o teu bilhete.
  • Desenvolve a capacidade de detetares sites de phishing. Procura erros gramaticais, páginas cheias de anúncios ou um design de baixa qualidade quando visitares os sites suspeitos. Os criminosos tendem a não prestar atenção a este tipo de pormenores. Ferramentas de cibersegurança como a Proteção contra Ameaças da NordVPN também podem ajudar-te a reconhecer tentativas de phishing.
  • Opta por distribuidores de confiança. Mesmo que não compres diretamente aos organizadores do evento, certifica-te de que o distribuidor que escolheste é de confiança e tem avaliações positivas dos utilizadores.
Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.