A Noesis, consultora tecnológica internacional, de origem portuguesa, e a IDC, lançaram um estudo com o objetivo de averiguar o papel central da qualidade nas várias fases do processo de desenvolvimento de software. Com 38% das organizações a investir, nos próximos 12 meses, no desenvolvimento assistido por inteligência artificial (IA), o destaque vai para a inteligência artificial generativa (GenAI). A aplicação desta tecnologia reflete uma maior produtividade, dando às organizações a capacidade de escalar o seu produto.
O estudo indica ainda que a entrega de aplicações modernas é vista como uma prioridade para 80% das organizações. Para concretizar este objetivo, a eficiência e a sustentabilidade são as duas forças que lideram a estratégia de modernização, para os 600 inquiridos. A nível mundial, os CEOs esperam que as receitas dos seus produtos digitais quase dupliquem nos próximos cinco anos. No entanto, a entrega de qualidade em grande escala está a ser implementada lentamente devido a um atraso na entrega de software, com os programadores a gastarem ainda dois terços do seu tempo em tarefas manuais. Com 45% das organizações a mudarem para uma abordagem orientada para o valor até 2025, para se manterem competitivas, a solução é uma abordagem estratégica centrada na automatização.
“A IA já não é um conceito futurista, mas uma realidade atual que está a transformar o desenvolvimento de software. As organizações podem agora melhorar a forma como fornecem software e aplicações aos seus clientes, adoptando soluções baseadas em IA, automação ou low-code. Isto é apoiado pelos dados encontrados no recente InfoBrief da IDC, que encomendámos, que destaca a forma como a IA e a automação estão a impulsionar a produtividade e a qualidade. Estas informações valiosas destacam o papel fundamental da qualidade em todas as fases do processo de entrega de software” afirma Eduardo Amaral, Quality Management, DevOps & Automation Global Director na Noesis.
Os inquiridos afirmaram que o desafio mais importante na área da qualidade é o de quantificar a experiência global do cliente e o feedback dos utilizadores. No que diz respeito à inovação, 45% das organizações afirmam que irão mudar para uma abordagem mais inovadora, que procura acrescentar valor, até 2025.
De acordo com o InfoBrief da IDC, Quality at Scale, 2024 Edition, patrocinado pela Noesis, a utilização de IA generativa no processo de desenvolvimento levará a um aumento da velocidade e da produtividade, dando às empresas a capacidade de escalar rapidamente. Também afirma que a entrega
de aplicações modernas é uma prioridade em 2024 para 80% das organizações, com resultados de negócios como maior agilidade para atender às solicitações de negócios, desenvolvimento mais rápido de produtos e maior resiliência de negócios sendo os principais fatores de direção.
“Se uma organização quiser manter-se competitiva, uma abordagem orientada para o valor, alavancando a automação e a IA, garantirá que as práticas de qualidade se tornem centrais para a entrega de software e aplicações”, acrescentou Amaral.
O InfoBrief demonstrou que menos de 10% de todas as organizações incluídas no estudo a conseguirem realizar a entrega de aplicações e software de uma forma estruturalmente coesa. Além disto, 1 em cada 2 organizações entregou menos de 40% das aplicações através de abordagens iterativas. Aliado ao facto de programadores continuam a gastar dois terços do seu tempo em tarefas manuais, para além de desenvolverem novas funcionalidades para as aplicações.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.