A Indra amplia a liderança em gestão de tráfego aéreo (ATM) após o Conselho de Administração do grupo ter aprovado a aquisição de 100% do capital social das empresas Micro Nav e Global ATS, do grupo britânico Quadrant Group. A transação está ainda sujeita às aprovações regulatórias.
A operação agora anunciada amplia a posição da Indra em ATM, ao entrar no segmento de negócios de formação, e reforça o seu posicionamento no Reino Unido, onde trabalha há décadas como parceiro tecnológico do prestador de serviços de navegação aérea NATS. O anúncio reforça ainda a liderança da empresa em sistemas ATM no Médio Oriente, uma vez que mais de 50% das vendas da Micro Nav são realizadas na região.
A Micro Nav é uma empresa especializada em sistemas de simulação que possui a solução de formação e treino líder de mercado para controladores de tráfego aéreo civis e militares. O sistema BEST (Beginning to End Simulation Training) destaca-se pela capacidade de adaptação às necessidades de cada cliente, por oferecer formação combinada de torre e radar, e pelo enorme realismo dos cenários 3D e experiência imersiva que oferece.
A Global ATS é, por sua vez, a empresa líder em serviços de formação e treino de controladores de tráfego aéreo no Reino Unido, fornecendo serviços para muitos dos aeroportos de aviação geral, regionais e internacionais do país. Tem também uma presença internacional crescente nas regiões do Médio Oriente, Ásia e Comunidade de Estados Independentes (CEI).
Com a aquisição de ambas as empresas, a Indra reforça a sua posição num mercado em crescimento e que continua a expandir-se, à medida que cresce o número de passageiros e de aeroportos, levando as empresas que gerem o tráfego aéreo a investir mais em serviços de formação, para melhorarem a eficiência e a segurança extrema.
A operação contribui ainda para o progresso da Indra na consecução dos objetivos definidos no seu plano estratégico Leading the Future, apresentado em março deste ano. Esta mudança surge um ano depois da empresa ter adquirido a britânica ParkAir, um dos principais fornecedores mundiais de rádios de tráfego aéreo, e ter optado por crescer de forma inorgânica também no mercado norte-americano, levando-a a conquistar recentemente importantes contratos com os serviços de navegação aérea do país, a FAA.
A Indra foi assessorada pela Clifford Chance (Legal) e a KPMG (Due Diligence). O Quadrant Group foi assessorado pela Cavendish Financial Plc (Corporate Finance) e a Pinsent Masons (Legal).
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.