Fernando Costa
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
O Grupo LEGO lançou uma nova campanha, She Built That. Juntamente com uma equipa global de meninas, reinventaram a pioneira faixa de hip-hop “It’s Like That” dos RUN DMC numa celebração vibrante da criatividade das meninas.
Num mundo onde o “construir” ainda é visto através de uma lente de género, o hino revisitado, lançado pela primeira vez em 1983 pelos RUN DMC, constrói uma nova narrativa. Com o título “She Built That”, a letra atualizada e o videoclipe têm como objetivo inspirar a sociedade e as meninas em todo o mundo a olharem para si próprias como construtoras, criadoras e inovadoras que são motivo de inspiração. A nova versão do êxito reúne estrelas de destaque da Geração Z e da Geração Alfa, mostrando como as meninas estão já a moldar o mundo ao seu redor de maneiras incríveis.
Considerado um hino pioneiro na sua época, “It’s Like That” revolucionou o hip-hop, misturando realidades de rua com uma mensagem de esperança. A versão reinventada do Grupo LEGO honra o passado e abre caminho para um futuro onde todas as meninas possam declarar com toda a confiança: “She built that!” (“Ela construiu aquilo!”)
Joseph “Rev Run” Simmons e Darryl “DMC” McDaniels disseram: “Os Run DMC sempre defenderam quebrar barreiras e inspirar mudanças. Estamos entusiasmados por ver o nosso hino clássico reinventado como “She Built That”, celebrando a criatividade e inovação das meninas em todo o lado. Tal como pusemos à prova os limites do hip-hop, queremos inspirar um mundo onde cada menina reconheça o seu poder de construção.”
A campanha surge numa altura em que a visão da sociedade sobre os construtores ainda é fortemente influenciada por estereótipos de género. Apesar dos progressos, uma nova pesquisa global encomendada pelo Grupo LEGO revela que quando as crianças ouvem a palavra “construtor”, “um homem nas obras” (39%) e um “menino a brincar com blocos de construção” (36%) estão no cimo da lista.
A pesquisa, que inquiriu 32 605 pais e crianças em 21 países, concluiu que 80% dos adultos entrevistados acreditam que a sociedade ainda vê os meninos como naturalmente melhores construtores do que as meninas. Como resultado, que não surpreende, as meninas e as mães muitas vezes subestimam as suas próprias capacidades de construção em comparação com os meninos e os pais. O Grupo LEGO quer mudar isto.
A pesquisa revelou ainda uma lacuna de confiança nas crianças, com as meninas a classificaram-se menos capazes em competências de construção do que os meninos. 70% das meninas disseram que têm dificuldade em pensar em si próprias como alguém que é bom a construir coisas.
Felizmente, 81% dos pais acreditam que é hora de tornar a palavra “construir” mais inclusiva quanto ao género, e as crianças concordam — mais de 92% dizem que todos devem sentir-se capazes de construir, enquanto 86% acreditam que o apoio criativo precoce pode capacitá-las a mudar o mundo.
Lena Dixen, SVP, Product Group, Core Businesses do Grupo LEGO, disse: “Ser um construtor vai além de capacetes e martelos; trata-se de aproveitar o potencial criativo de cada jovem para construir sonhos, estabelecer ligações e moldar o futuro. Cada menina e mulher é uma construtora — seja a formar equipas, enfrentar desafios ou ultrapassar limites. Com “She Built That”, pretendemos capacitar a próxima geração de mulheres construtoras e ajudar a promover uma sociedade onde todas as crianças possam atingir todo o potencial criativo e receber o reconhecimento que merecem, independentemente do género.”
Comandada por DJ Livia, sensação do scratch de 17 anos natural de Chigago, e pela baterista e autora Nandi Bushell, de Ipswich, Suffolk, Inglaterra, a Global Girls Crew do Grupo LEGO é uma potência de jovens criadoras.
Reescrevendo as regras do que significa construir, “She Built That” também apresenta a pioneira do alt-pop Cacien (Shenzhen, China), a vocalista e produtora inspirada no hip-hop Pink Oculus (Amsterdão, Países Baixos) e a dupla de dança viral Brooke Blewitt and Jess Qualter (Blackpool, Reino Unido).
Nic Taylor, SVP do Grupo LEGO e Head de LEGO Agency, acrescenta: “Quando nos propusemos celebrar a incrível criatividade das construtoras, reaproveitar a música icónica dos RUN DMC foi uma escolha natural. “It’s Like That” sempre foi sobre desafiar normas e inspirar mudanças, e com “She Built That”, nós infundimos a essência do empoderamento e da inovação. Este hino reinventado é um movimento para redefinir o que significa ser um construtor. Queremos inspirar meninas em todos os lugares a olhar para si próprias como criadoras e pioneiras, capazes de moldar o seu mundo de maneiras extraordinárias.”
De pioneiras históricas a inovadoras contemporâneas, o videoclipe celebra também as incríveis contribuições das mulheres na formação do nosso mundo. Isto inclui uma homenagem a Dagny Holm, a primeira LEGO Master Builder e chief model designer do Grupo LEGO até 1986. Outras mulheres que aparecem no vídeo incluem Nancy Johnson (1843), a brilhante inventora por trás da sorveteira, Cindy Campbell (1982), que é reconhecida por conceber o primeiro cartaz para uma festa de hip-hop de bairro, e Hedy Lamarr (1941), a atriz de Hollywood e inventora da tecnologia de espectro de expansão de salto de frequência, abrindo caminho para o wi-fi moderno e revolucionando a comunicação.
DJ Livia — nome verdadeiro Olivia Borjas — é a prova de que construir algo extraordinário começa com criatividade e crença. Nascida e criada em Chicago, gira decks desde os cinco anos. A sua grande oportunidade chegou quando tinha apenas 10 anos de idade, quando as Kardashians a contrataram para fazer uma festa de aniversário. Hoje, com 17 anos, já trabalhou com Snoop Dogg e Bad Bunny, conviveu com nomes como Christina Aguilera e conquistou mais de 1,2 milhões de seguidores no TikTok.
Mas o seu percurso não tem sido fácil. “Houve um tempo em que a minha família era sem-abrigo em Chicago», conta DJ Livia. “O que nos manteve foi recusarmo-nos a desistir. É isso que construir significa para mim — e o que “She Built That” representa. Trata-se de erguermo-nos e criar algo do nada.” O seu conselho? «És mais forte do que as tuas circunstâncias e tens tudo o que é preciso para construir o teu futuro.”
A história de DJ Livia mostra como a paixão abre caminho para o sucesso. A de Nandi Bushell é outra. Descobriu o talento para tocar bateria com apenas cinco anos de idade, depois de assistir a um vídeo dos Beatles em família. Como recompensa pelo trabalho árduo na escola, os pais compraram-lhe um kit de bateria — mal sabiam que mudaria a sua vida. Publicando covers de bateria online em sua casa em Ipswich, na Inglaterra, saltou para a fama, acumulando mais de 75 milhões de visualizações no YouTube. Rapidamente chamou a atenção de lendas do rock global, desencadeando um percurso extraordinário que a viu apresentar-se ao lado de Lenny Kravitz, competir com Dave Grohl numa sessão de bateria viral e participar do Jubileu de Platina da rainha Isabel II.
Atualmente, uma inspiração global, a música, cantora e autora britânica nascido na África do Sul disse: «É de loucos pensar que encontrei a minha paixão e propósito antes mesmo de sair da escola primária. Construí o meu sonho sem mais nada além de uma bateria, amor à música e uma crença de que tudo é possível. As meninas podem construir tudo o que imaginarem. A campanha “She Built That” é um convite às meninas de todo o mundo para recuperarem a palavra “construtora” e redefinirem o que hoje significa.»
Para ajudar a defender e celebrar a criatividade das meninas, o Grupo LEGO lançou a sua mais recente série de Workshops de Criatividade. Neste âmbito, está a oferecer um conjunto de workshops emocionantes para jovens criadores com idades entre os 6 e os 12 anos, disponíveis numa seleção de lojas LEGO e em LEGO.com. Concebidos para inspirar a liberdade criativa, estes workshops exploram temas como Amizade, Botânica e Diversão de Verão, e vão decorrer durante todo o ano. Além dos workshops em loja, há também Workshops de Criatividade em Casa, aos quais é possível assistir online e participar em qualquer lugar. O workshop sobre Amizade já está no disponível, por isso, não deixe de espreitar! Assista aos Workshops de Criatividade em Casa e inscreva-se nos workshops em loja agora em www.LEGO.com/CreativityWorkshops.
Para assinalar o lançamento de She Built That, o Grupo LEGO está também a lançar um novo jogo. Os jogadores poderão mover o seu próprio avatar LEGO miniboneco e criar a sua própria versão do videoclipe, com muitos recursos especiais incluídos, como ângulos de câmara personalizáveis, fundos atrativos e missões secundárias emocionantes. O jogo está disponível em www.kids.lego.com/she-built-that.
O Grupo LEGO vai revelar a próxima fase da campanha She Built That ainda este ano, procurando capacitar ainda mais as meninas para construírem futuros inspiradores.
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
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