O Lenovo Group Limited, juntamente com as suas subsidiárias (“o Grupo”), anunciou os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2024/2025, apresentando melhorias de rentabilidade em todas as áreas de negócio e fazendo progressos significativos na conquista de oportunidades de IA híbrida. A receita do Grupo aumentou 20% em relação ao ano anterior para 15,4 mil milhões de dólares, o lucro líquido aumentou 65% em relação ao ano anterior para 315 milhões de dólares com base em non-Hong Kong Finantial Reporting Standards (non-HKFRS), e o mix de receita não PC aumentou cinco pontos em relação ao ano anterior, atingindo um máximo histórico de 47%. Os resultados do Grupo refletem a sua estratégia clara e a sua forte execução, o foco persistente na inovação e na excelência operacional, bem como as vantagens de ser uma empresa globalizada.
O Grupo está posicionado de forma única e bem preparado para liderar numa era de IA híbrida com o seu portfólio full-stack que inclui dispositivos de IA como PCs de IA, servidores de IA que suportam todas as principais arquiteturas, bem como soluções e serviços nativos e incorporados de IA. O feedback dos utilizadores sobre os PCs com IA da Lenovo, definidos por cinco caraterísticas-chave, tem sido encorajador, com os primeiros PCs com IA a serem lançados em maio e muitos mais a serem lançados durante a IFA e a Tech World no final deste ano. O Grupo está confiante de que irá liderar a indústria em termos de quota de mercado para os PCs com IA de próxima geração, que, no geral, deverão representar mais de 50% da paisagem dos PCs até 2027, bem como liderar o aproveitamento das enormes oportunidades de crescimento em todo o mercado de TI. O Grupo manteve o seu compromisso com a inovação, tendo as despesas em I&D aumentado 6% em termos anuais para 476 milhões de dólares.
Olhando para o crescimento, em maio de 2024 a Lenovo anunciou uma colaboração estratégica com a Alat, uma subsidiária da PIF, um investimento sob a forma de obrigações convertíveis da Alat e uma emissão de warrants. Estas transações beneficiarão grandemente os esforços do Grupo para acelerar a sua transformação através de uma maior flexibilidade financeira, aproveitar o enorme impulso de crescimento do negócio no Médio Oriente e diversificar e reforçar ainda mais a sua pegada na cadeia de fornecimento com um novo centro de fabrico no Médio Oriente. As transações estão sujeitas à aprovação dos acionistas e das entidades reguladoras.
Citação do Presidente e CEO – Yuanqing Yang:
“O excelente início do nosso ano fiscal foi impulsionado pela nossa estratégia clara e forte execução, pela nossa inovação persistente e excelência operacional, bem como pelas nossas vantagens de globalização. Olhando para o futuro, estamos bem preparados e posicionados de forma única no mercado com o nosso portefólio de IA full-stack para liderar na era da IA híbrida e aproveitar as enormes oportunidades de crescimento em todo o nosso negócio. Estou confiante de que, com um mercado de TIC em recuperação, a combinação do nosso sólido desempenho e o progresso contínuo na IA híbrida continuarão a permitir-nos alcançar um crescimento sustentável e aumentos de rentabilidade.”
Destaques Financeiros:
Q1 2024/2025
Milhões de dólares
Q1 2023/2024
Milhões de dólares
Variação
Receitas do Grupo
15.447
12.900
20%
Rendimento antes de impostos
313
228
37%
Resultado Líquido (lucro atribuível aos acionistas)
243
177
38%
Resultado Líquido (lucro atribuível aos acionistas – não-HKFRS) [1]
315
191
65%
Resultado básico por ação (Cêntimos de dólar americano)
1,99
1,48
0,51
Intelligent Devices Group (IDG): Crescimento de dois dígitos das receitas com uma rentabilidade líder, vencendo na IA pessoal
Desempenho do 1º trimestre de 2024/2025:
O IDG registou um forte trimestre de crescimento anual de dois dígitos nas receitas, com receitas de 11,4 mil milhões de dólares e uma melhoria de quase 1 ponto na margem operacional em relação ao ano anterior.
O negócio dos PCs manteve a liderança do mercado, tanto em termos de fornecimentos como de ativações de dispositivos, com uma quota de mercado global de 23% e um crescimento superior ao do mercado.
Tanto o negócio dos smartphones como o dos tablets registaram um forte crescimento anual das receitas, de cerca de 30%, com um grande crescimento nos smartphones premium.
Oportunidades e Crescimento Sustentável:
O IDG é encorajado pelo feedback positivo do lançamento inicial dos seus PCs com IA para o mercado chinês, com mais lançamentos globais na IFA e na Tech World no final deste ano.
O mercado de PCs está a entrar num novo ciclo de atualização impulsionado pelos PCs com IA, prevendo-se que esta categoria cresça para representar mais de 50% do mercado total de PCs até 2027. O Grupo está confiante de que irá liderar o setor em termos de quota de mercado para os PCs com IA de próxima geração.
O IDG continuará a fornecer inovações revolucionárias em todo o seu portefólio para alcançar todo o potencial de um agente de IA pessoal, enquanto aproveita e aprofunda as suas parcerias estratégicas para construir um portefólio mais diversificado e um ecossistema mais rico.
Infrastructure Solutions Group (ISG): Hipercrescimento com melhoria da rentabilidade, impulsionando a infraestrutura híbrida
Desempenho do 1º trimestre de 2024/2025:
Impulsionado pelo forte crescimento do seu negócio de Cloud Service Provider, o ISG apresentou uma receita trimestral recorde de 3,2 mil milhões de dólares, um aumento de 65% em relação ao ano anterior, e reduziu as perdas operacionais tanto em relação ao trimestre como em relação ao ano anterior.
A receita combinada de armazenamento, software e serviços alcançou um crescimento significativo de 59% em relação ao ano anterior, estabelecendo um novo recorde.
A receita dos servidores refrigerados a líquido Neptunedo ISG cresceu mais de 50%, impulsionada pelos seus benefícios exclusivos de sustentabilidade considerando as crescentes necessidades de cargas de trabalho de IA do setor.
Oportunidades e Crescimento Sustentável:
O ISG está concentrado em impulsionar a recuperação da rentabilidade, otimizando o modelo de negócio para as suas empresas e PMEs, em particular simplificando os portefólios e melhorando as operações.
Continuará a tirar partido da tecnologia de refrigeração líquida líder do setor para atender às crescentes necessidades de cargas de trabalho de IA, bem como às novas oportunidades de crescimento no mercado de servidores e armazenamento com IA.
Além disso, o ISG continuará a desenvolver parcerias estratégicas importantes e a construir plataformas de infraestrutura que suportem soluções híbridas de IA.
Solutions and Services Group (SSG): Margem elevada com um crescimento de dois dígitos, criação de IA empresarial
Desempenho do 1º trimestre de 2024/2025:
O SSG registou o seu 13º trimestre consecutivo de crescimento de receitas de dois dígitos em relação ao ano anterior, com receitas de 1,9 mil milhões de dólares.
A margem operacional no 1º trimestre foi superior a 20% – reforçando a sua posição como motor de crescimento do Grupo e contribuinte para os lucros.
O mix de receitas de serviços geridos e serviços de projetos e soluções cresceu três pontos em relação ao ano anterior, representando 55% das receitas do SSG.
Oportunidades e Crescimento Sustentável:
Prevê-se que os serviços de IA cresçam quase duas vezes mais rapidamente do que o mercado em geral, tornando-se o principal impulsionador do mercado de serviços de TI nos próximos anos.
A Lenovo continuará a incorporar a IA nas suas principais ofertas, como as soluções Digital Workplace, Hybrid Cloud e Sustainability.
O SSG irá desenvolver mais serviços nativos de IA para impulsionar a adoção e o ROI mensurável da IA para os clientes e acelerar a sua transformação.
Destaques ESG e corporativos
As conquistas, anúncios e compromissos notáveis do último trimestre incluem
A Lenovo foi classificada como uma das melhores cadeias de fornecimento do mundo, ocupando o décimo lugar na lista de empresas globais de todos os setores com as cadeias de fornecimento mais excecionais do mundo no Gartner Supply Chain Top 25 para 2024. A reconhecida classificação anual avalia vários critérios, incluindo dados financeiros e de responsabilidade social corporativa e a opinião da comunidade.
A Lenovo nomeou Doug Fisher como Chief Security and AI officer, expandindo o seu atual mandato de segurança para incluir a governação geral da IA, incluindo a defesa da política corporativa de IA do Grupo e o trabalho com o seu Responsible AI Committee.
Em julho, a Lenovo anunciou a nomeação do Dr. Tolga Kurtoglu como novo Chief Technology Officer do grupo, sucedendo ao Dr. Yong Rui, acelerando ainda mais a visão tecnológica e a liderança em IA do Grupo. Ao mesmo tempo, também anunciou a formação de um novo Emerging Technology Group, que está encarregue de incubar e comercializar novas tecnologias. O Emerging Technology Group está a ser liderado pelo Dr. Yong Rui.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.