Lenovo apresenta um forte desempenho impulsionado pela IA

Lenovo apresenta um forte desempenho impulsionado pela IA

24 visualizações
0

O Lenovo Group Limited, juntamente com suas subsidiárias (“o Grupo”), anunciou os resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2024/25, relatando aumentos significativos na receita e no lucro geral do grupo. As receitas do grupo aumentaram 20% em relação ao ano anterior, para 18,8 mil milhões de dólares, marcando o terceiro trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos. O lucro líquido mais do que duplicou em relação ao ano anterior para 693 milhões de dólares (incluindo um crédito de imposto de renda não recorrente de 282 milhões de dólares) com base nas Normas de Relatórios Financeiros de Hong Kong (HKFRS). Os motores de crescimento diversificado do Grupo continuam a acelerar, com o mix de receitas não PC a aumentar mais de quatro pontos em relação ao ano anterior, para 46%. Os resultados do trimestre foram impulsionados pela estratégia de IA híbrida do Grupo, a reviravolta do Grupo de Soluções de Infraestruturas, bem como o crescimento de dois dígitos do Grupo de Dispositivos Inteligentes e do Grupo de Soluções e Serviços.

A Lenovo continua a investir em I&D, com as despesas de I&D a aumentarem quase 14% em termos anuais para 621 milhões de dólares. No recente evento de tecnologia global CES 2025, a Lenovo lançou uma série de produtos inovadores, incluindo o primeiro portátil de IA com ecrã enrolável do mundo, o primeiro dispositivo de gaming portátil do mundo que permite aos jogadores escolher livremente entre o sistema operativo Windows ou o sistema operativo Steam, bem como o Moto AI – arrecadando 185 prémios da indústria pelo seu portefólio de inovação.

O investimento em inovação do Grupo está focado na IA, especificamente na construção de uma plataforma de tecnologia de IA fundamental, impulsionando avanços na IA agentiva, bem como no desenvolvimento contínuo de tecnologias e suas aplicações em produtos. O grupo está a liderar a IA pessoal com as suas inovações de dispositivos de IA, enquanto aproveita proactivamente a infraestrutura híbrida e o Lenovo Hybrid AI Advantage para construir IA empresarial. A empresa acredita que o atual crescimento da IA está a criar grandes oportunidades para dispositivos, infraestruturas e serviços – uma vez que uma maior eficiência de inferência e um menor custo de potência de computação estão a democratizar a aplicação da IA. Alinhado com a estratégia de IA híbrida do Grupo, acelerará o processo de maturidade da IA de dispositivos e da IA de ponta, mas também promoverá e acelerará a implementação, a personalização e o retorno sobre o investimento (ROI) da IA corporativa.

A Lenovo continuará empenhada em impulsionar o crescimento através do investimento contínuo em inovação híbrida de IA. O Grupo está confiante de que a sua cadeia de fornecimento global, flexível e resiliente – juntamente com sua expansão do fabrico no Médio Oriente com a Alat e parcerias estratégicas de tecnologia com a Fórmula 1 e a FIFA – permitirá a navegação com sucesso em incertezas macroeconómicas. Com o forte impulso demonstrado no terceiro trimestre, a Lenovo está otimista quanto à manutenção do seu crescimento e rentabilidade.

Citação do Presidente e CEO – Yuanqing Yang:

“A receita e o lucro da Lenovo alcançaram um crescimento significativo no último trimestre, com um forte desempenho em todos os negócios principais. Nomeadamente, o negócio ISG regressou à rentabilidade e o negócio de smartphones registou um rápido crescimento. A tecnologia de IA, com maior eficiência e custos mais baixos, está a acelerar a maturação da IA pessoal, particularmente a IA no dispositivo e a IA de ponta. Também acelerou a adoção da IA pelas empresas. Isto alinha-se perfeitamente com a direção da IA híbrida que temos vindo a impulsionar e a liderar. Ao olharmos para o futuro, o nosso investimento contínuo em inovação, combinado com as nossas operações globais excecionais e resilientes, posiciona-nos bem para um crescimento sustentado e rentável no futuro.”

Sobre o autor

Fernando Costa

O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.