NEC recebe “Silver Badge” do Telecom Infra Project pela sua solução de transponder 400G desagregado

NEC recebe “Silver Badge” do Telecom Infra Project pela sua solução de transponder 400G desagregado

16 Visualizações
0

A NEC Corporation foi distinguida para uma solução de transponder 400G, com um “Silver Badge” que atesta a conformidade com os requisitos, em apoio à iniciativa Phoenix do Telecom Infra Project (TIP) para desenvolvimento de uma arquitetura de transponder que promoverá a utilização de hardware e software abertos e desagregados.

O TIP é uma comunidade global de empresas e organizações que trabalham em conjunto para desenvolver, testar e implementar soluções abertas, desagregadas e baseadas em normas.

A solução Phoenix foi desenvolvida pelo Grupo de Projeto Open Optical and Packet Transport (OOPT) do TIP, uma iniciativa orientada para os operadores e que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, arquiteturas e interfaces abertas no domínio das redes óticas e IP. A Phoenix é o resultado da estreita colaboração no seu desenvolvimento, entre os operadores NTT, Telia, Telefonica, Vodafone, Deutsche Telekom e MTN, desde a especificação dos requisitos técnicos até à avaliação da conformidade da solução através do procedimento de teste e validação do TIP.

A Phoenix é um transponder L0/L1 de caixa branca, que os operadores podem implementar nos seus sistemas de linhas óticas já existentes, para aumentar a capacidade da rede. Baseia-se em componentes de hardware e software desagregados e tem capacidade para velocidades de interface de linha de 400G. A solução da NEC é constituída pelo Sistema Operativo de Rede (NOS) da empresa, baseado no software de código aberto Goldstone, que funciona no hardware Galileo Flex-T da Wistron e é interoperável com vários transcetores compatíveis com as especificações OpenROADM e OIF.

Para receberem o “Silver Badge” de conformidade com os requisitos do TIP, os produtos devem ser testados por operadores de rede. A MTN, um dos maiores operadores de redes móveis de África, e a NTT Communications Corporation (NTT Com), uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, contribuíram para a execução dos testes e para a apresentação dos relatórios.

Demonstrando o seu compromisso com a inovação, a MTN adotou esta tecnologia de ponta, integrando-a na sua rede de produção, especificamente na sua rede ótica entre Joanesburgo e Centurion, na África do Sul, comprovando assim a interoperabilidade e a compatibilidade retroativa da tecnologia. A instalação do equipamento no terreno e a integração de sistemas foram efetuadas pela NEC XON, que é um dos principais integradores pan-africanos de sistemas TIC.

A NTT Com construiu um sistema de transmissão de fibra de longa distância num ambiente de laboratório e testou a capacidade de alcance de várias taxas de transmissão. Para testar e confirmar a acessibilidade de várias taxas de transmissão, a NTT Com construiu 13 ligações com linhas de transmissão de 80 km e fibra monomodo, utilizando o sistema DW7000 ROADM da NEC, e ligou transponders Phoenix em ambas as extremidades, resultando numa transmissão de 560 km a 400G e 1.040 km a 200G.

“A equipa Open Optical & Packet Transport do Telecom Infra Project, tem o prazer de anunciar a atribuição do seu primeiro “Silver Badge” ao Sistema Operativo de Rede (NOS) da NEC, em reconhecimento da sua elevada conformidade com os requisitos TIP usando o hardware de caixa branca Wistron Galileo FlexT. A solução Phoenix exemplifica o poder da nossa comunidade aberta, demonstrando como esta permite que o ecossistema impulsione soluções comerciais abertas e desagregadas, moldadas pelas necessidades dos operadores e pelos esforços de colaboração dos fornecedores”, declarou Arturo Mayoral López de Lerma, Gestor de Programas Técnicos do Telecom Infra Project.

“A implementação da Phoenix com tecnologias NEC é um passo significativo para o cumprimento de uma promessa crucial para os nossos clientes, a de fornecer uma internet acessível, fiável e rápida”, afirmou Amith Maharaj, Responsável Executivo para o Desenho e Planeamento de Redes do MTN Group. “Esta iniciativa faz parte dos nossos esforços contínuos para adotar as mais recentes tecnologias disponíveis que, em última análise, fortalecem as comunidades em toda a África.”

“Como membro operador do projeto Phoenix, estamos muito satisfeitos por termos contribuído para o processo de teste e validação da primeira solução Phoenix com uma distinção “Silver Badge”. Estamos ansiosos por trabalhar com a NEC, outros fornecedores e operadores, para potenciar mais soluções abertas. Gostaríamos de tornar isso possível e continuaremos a contribuir para as atividades do TIP”, referiu Yuichiro Wada, Diretor do Centro de Inovação da NTT Communications Corporation.

“A solução Phoenix da NEC representa um avanço significativo no setor das telecomunicações”, afirmou Anthony Laing, Diretor-Geral de Redes da NEC XON. “A desagregação é o futuro das redes e estamos orgulhosos de estar na vanguarda desta evolução. Através da nossa parceria com a MTN, provámos que a NEC XON é um líder de confiança e preparado para, neste domínio, atuar no terreno.”

“A NEC reforçou ainda mais o seu compromisso para com o desenvolvimento de um ecossistema aberto e desagregado, com as suas contribuições para o transponder ótico Phoenix, incluindo a aplicação da nossa “SpectralWave WX Series”, que faz parte do nosso portfólio All Optical Network”, afirmou So Sato, Diretor Sénior da Divisão Comercial de Soluções de Rede da NEC Corporation. “As nossas atividades contínuas no âmbito do TIP continuam a ser uma prioridade para nós, e esta distinção irá apoiar significativamente a implementação dos nossos produtos abertos no mercado de transporte ótico.”

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.