A Sony Interactive Entertainment (SIE) apresentou hoje, através de uma transmissão em direto liderada por Mark Cerny, arquiteto principal da PlayStation 5, a consola mais avançada e inovadora da marca até à data, a PlayStation 5 Pro, que estará disponível a partir do próximo dia 07 de novembro por 799,99€, tanto nos pontos de venda habituais como na PlayStation Direct. Durante a transmissão, que durou cerca de 9 minutos e pode ser vista no fim deste artigo, Cerny admitiu que esta consola é fruto de conversas e do feedback de jogadores e vários criadores de videojogos em relação ao que pretendiam para a mesma, e destacou algumas características da PlayStation 5 Pro, tais como um Ray Tracing mais avançado, um GPU maior e uma melhoria de resolução impulsionada por IA, a PlayStation Spectral Super Resolution.
“Desenvolvemos a PlayStation 5 Pro com base no feedback de jogadores e criadores de videojogos, que nos pediam uma consola que executasse gráficos de maior fidelidade com frame rates mais suaves a 60FPS. Conseguimos isto na PlayStation 5 Pro através de várias funcionalidades de desempenho essenciais, tais como um Ray Tracing mais avançado, um GPU maior e uma melhoria de resolução impulsionada por IA”, escreveu, a propósito, Hideaki Nishimo, CEO da SIE, no Blog Oficial da PlayStation.
Desenvolvida então com os jogadores e criadores de videojogos mais exigentes em mente, a PS5 Pro inclui uma série de melhorias significativas, tais como:
GPU Maior: A nova consola traz um GPU 67% mais poderoso e 28% mais rápido que o da versão anterior, permitindo uma renderização até 45% mais rápida para a jogabilidade;
Ray Tracing Avançado: A PlayStation 5 Pro duplica e, em certos casos, triplica a velocidade de ray tracing, garantindo uma reflexão e refração da luz mais dinâmicas, proporcionando um realismo de outro nível;
PlayStation Spectral Super Resolution: Esta nova tecnologia de upscaling baseada em inteligência artificial permite uma nitidez de imagem impressionante, adicionando detalhes de forma automatizada e dinâmica.
De realçar que alguns jogos existentes atualmente no mercado, tais como Gran Turismo 7, Hogwarts Legacy, Horizon Forbidden West , Marvel’s Spider-Man 2, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte e, entre outros, The Last of Us Parte II Remastered, vão poder ser atualizados de forma a tirarem partido destas características da PlayStation 5 Pro. Estes jogos poderão ser identificados com uma etiqueta PS5 Pro Enhanced no seu título.
Em relação ao aspeto da nova consola, Hideaki Nishimo afirmou que esta terá uma aparência consistente com a dos outros produtos da família PlayStation 5. “Irão reparar que a altura é do mesmo tamanho que a PlayStation 5 original e a largura do mesmo tamanho que o modelo atual da PlayStation 5 para acomodar especificações de desempenho mais elevadas”, disse, acrescentando que os jogadores poderão adicionar uma unidade de disco Blu-ray Ultra HD ou trocar as tampas da consola quando estas estejam disponíveis.
A PlayStation 5 Pro será compatível com acessórios atualmente disponíveis para a PlayStation 5, tais como o PlayStation VR2, o PlayStation Portal, o DualSense Edge, o comando Access, o PULSE Elite e o PULSE Explore. Estará disponível para compra nos pontos de venda habituais e na PlayStation Direct a partir do próximo 7 de novembro por 799,99€, embora as reservas possam ser efetuadas já a partir do próximo dia 26 deste mês nos sítios indicados. De realçar que a consola estará disponível com um SSD de 2TB e incluirá um comando DualSense e o jogo Astro’s Playroom pré-instalado.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.