A NEC Corporation anunciou que o seu “Sistema de Monitorização Facial e de Partes do Rosto”, uma solução que utiliza a tecnologia de reconhecimento facial mais precisa do mundo para permitir que os dispositivos móveis analisem os padrões do rosto e as condições das pupilas para estimar os sinais vitais e os estados mentais, ganhou o Prémio de Inovação CES 2024, na categoria de Inteligência Artificial.
Contextualização do sistema de monitorização facial e de partes do rosto
Nos últimos anos, as pessoas têm vindo a interessar-se mais pelo seu bem-estar pessoal. Nesse sentido, para além das consultas médicas regulares, as pessoas utilizam cada vez mais dispositivos portáteis, como relógios, que recolhem e monitorizam uma variedade de informações sobre a saúde. No entanto, para serem eficazes, os dispositivos portáteis têm de ser colocados e retirados, carregados e reparados quando necessário, e afirma-se que muitos utilizadores não os usam com frequência suficiente.
O Sistema de Monitorização Facial e de Partes do Rosto que está a ser desenvolvido pela NEC baseia-se numa tecnologia de reconhecimento facial que permite uma análise sem contacto através de uma câmara de smartphone, demorando apenas 10 a 60 segundos, o que permite aos utilizadores monitorizarem fácil e convenientemente a sua condição atual. Prevê-se que o produto seja lançado no ano fiscal de 2024 ou mais tarde.
Características do Sistema de Monitorização Facial e de Partes do Rosto
Análise combinada do movimento dos olhos e da resposta da pupila
Analisando os movimentos oculares minúsculos causados pelas contrações involuntárias dos músculos oculares, é possível fazer uma estimativa mais precisa do estado do corpo e da mente de um indivíduo.
Fácil monitorização da saúde diária
A solução pode ser facilmente utilizada no dia a dia, uma vez que não necessita de ser colocada no corpo e pode realizar análises através de uma câmara de smartphone em apenas 10 a 60 segundos.
Deteção precoce de sinais de anomalia
Os utilizadores podem detetar precocemente sinais de anormalidade com uma análise diária contínua do seu bem-estar e de gestão de riscos.
Tecnologia de segurança e identificação biométrica de classe mundial
Desenvolvido com base na tecnologia de reconhecimento facial da NEC, que tem a precisão número 1 a nível mundial e é a tecnologia principal do “Bio-IDiom”, o portefólio de soluções de identificação biométrica da NEC. A privacidade do utilizador é também assegurada através do uso de tecnologias de segurança, como a autenticação biométrica secreta e a autenticação biométrica que pode ser cancelada.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.