Universidade de Coimbra associa-se à Startup polaca em pojeto inovador de diagnostico domestico

Universidade de Coimbra associa-se à Startup polaca em pojeto inovador de diagnostico domestico

23 Visualizações
0

A Universidade portuguesa e a IQ Biozoom da Polónia vão desenvolver a investigação sobre um biossensor que permita medir a concentração de cortisol na saliva 

  • O EIT Health é uma organização europeia que tem como objetivo a dinamização do ecossistema de inovação na área da saúde. Através da sua rede de networking, o EIT Health associou a empresa tecnológica polaca IQ Biozoom, que desenvolve soluções não invasivas de diagnóstico em casa, com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Portugal) e o Instituto Nacional de Metrologia TUBITAK (Turquia).
  • Graças ao trabalho de desenvolvimento de testes portáteis não invasivos para a monitorização do cortisol, poderá ser possível realizar um diagnóstico mais fácil e mais rápido de muitas doenças, como a depressão ou reações físicas não esperadas ao stress crónico

Através de oportunidades de trabalho em rede facilitadas pelo EIT Health, a empresa polaca IQ Biozoom, que desenvolve tecnologia para diagnósticos domésticos não invasivos, vai cooperar com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Portugal) e o Instituto Nacional de Metrologia TUBITAK (Turquia). Esta colaboração tem como objetivo desenvolver a investigação sobre um biossensor portátil que permita medir a concentração de cortisol na saliva.

No âmbito da investigação pioneira sobre a medição não invasiva do cortisol, a IQ Biozoom, empresa tecnológica polaca que desenvolve soluções de diagnóstico doméstico não invasivas, iniciou em 2024 parcerias com centros científicos de renome mundial para poder realizar, em conjunto, projetos de investigação relacionados com a determinação do nível desta hormona na saliva no futuro.

Esta colaboração contou com o envolvimento ativo do EIT Health, uma rede dos melhores inovadores na área da saúde apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia. No ano anterior, a IQ Biozoom participou num dos programas de aceleração empresarial InnoStars do EIT Health, desenhado para promover as empresas em fase de arranque no setor da saúde da Europa Central, Oriental e do Sul. A empresa destacou-se entre as 10 finalistas. Esta viagem permitiu à equipa estabelecer uma aliança estratégica com a Universidade de Coimbra, um dos 120 importantes parceiros do EIT Health. Além disso, o Ponto de Contacto Industrial – Tecnologias Médicas e Saúde desempenhou um papel fundamental neste processo.

“A parceria com o Instituto Nacional de Metrologia Turco TUBITAK UME e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra é um passo importante para a IQ Biozoom. A colaboração com a TUBITAK UME permitir-nos-á beneficiar das suas técnicas avançadas de funcionalização, o que acelerará o desenvolvimento dos nossos dispositivos de diagnóstico. Graças à Universidade de Coimbra, teremos acesso a uma excelente base de investigação que permitirá a validação clínica efectiva dos nossos dispositivos. Esta colaboração permitirá a validação clínica das nossas inovações e a colocá-las efetivamente no mercado, contribuindo para um melhor diagnóstico em casa” – sublinha o Dr. Jakub Kaczmarski.

O cortisol é uma hormona esteroide fundamental para a regulação dos níveis de glicose e inflamação, com impacto no metabolismo, na função imunitária e no bem-estar emocional. O stress, a falta de sono e os hábitos pouco saudáveis podem elevar os níveis de cortisol, levando à supressão imunitária, a distúrbios metabólicos e a perturbações do sono. Por outro lado, a insuficiência de cortisol leva a fadiga e perturbações do humor. O cortisol é um biomarcador para o diagnóstico de várias doenças, e a realização de testes caseiros pode ajudar a diagnosticar problemas de saúde, incluindo condições psicológicas e respostas anormais ao stress.

Graças a este trabalho para o desenvolvimento de testes domésticportáteis não invasivos para a medição dos níveis de cortisol na saliva, será possível um diagnóstico mais acessível e mais rápido de muitas doenças, incluindo as de natureza psicológica, como a depressão ou reações físicas invulgares ao stress crónico.

“A abordagem inovadora, baseada em dispositivos semicondutores, como os transístores de película fina, em que a IQ Biozoom é especialista, é fundamental para uma ferramenta de diagnóstico precisa e fácil de utilizar e que pode contribuir significativamente para o progresso na monitorização e tratamento de perturbações relacionadas com o stress. Esta é a terceira área de diagnóstico, a par da monitorização dos níveis de glicose e lactato no organismo, que estamos a abordar enquanto tecnológica. Ao implementar os dispositivos IQ Biozoom na parte clínica, abrimos novas possibilidades para a medicina personalizada e contribuímos para aumentar a disponibilidade de testes de diagnóstico rápidos, sendo assim possível monitorizar melhor a saúde das pessoas”, afirma Dr. Jakub Kaczmarski, cofundador e Diretor de Tecnologia da IQ Biozoom.

Para Inês Rosendo, médica especialista em Medicina Geral e Familiar e investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, “a perspetiva de um projeto conjunto de investigação baseado numa tecnologia extremamente interessante, que está hoje na vanguarda da ciência moderna, interessou-nos muito. Temos expectativas altas na validação clínica de uma nova tecnologia, sobretudo em relação a uma área tão importante nos dias de hoje como é a questão do stress e da monitorização não invasiva do cortisol”.

Marta Passadouro, responsável pelo ecossistema de saúde do EIT em Portugal, sublinha o poder transformador da colaboração transfronteiriça e o papel fundamental do trabalho em rede na promoção da inovação. “No EIT Health, acreditamos no poder transformador da colaboração no âmbito do conhecimento. Os nossos programas dinâmicos de criação de empresas abrem as portas a uma vasta rede, facilitando ligações vitais e encorajando empresas com visão de futuro, como a IQ Biozoom, a tirar partido da experiência e dos recursos disponíveis, desencadeando uma inovação pioneira. Estamos constantemente a atualizar a nossa oferta para garantir que está adaptada às necessidades dos inovadores. Este ano, aguardamos com expetativa novos desenvolvimentos nos nossos programas de aceleração destinados a empresas em fase de arranque da Europa Central, Oriental e do Sul. Em breve, poderemos revelar mais pormenores sobre estas emocionantes mudanças”.

Membros da cooperação:

  • A IQ Biozoom trabalha em dispositivos inovadores para medir a concentração de substâncias bioquímicas em analitos líquidos, como a saliva, o suor, a urina ou as lágrimas. Atualmente, estão a ser desenvolvidos testes domésticos não invasivos para medir o nível de glicose e lactatos na saliva e, num futuro próximo, as hormonas e as proteínas CRP. A solução permitirá às pessoas com perturbações, por exemplo, metabólicas e hormonais, monitorizar o seu estado de saúde e gerir a sua doença, bem como aplicar a profilaxia adequada.
  • A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra é considerada uma das mais importantes escolas de medicina em Portugal, reconhecida internacionalmente pela sua inovadora e pioneira investigação fundamental, clínica e translacional, com particular incidência nos mecanismos da doença, na identificação de alvos terapêuticos, no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas e na identificação de novos biomarcadores.
  • O TUBITAK UME, o Instituto Nacional de Metrologia da Turquia, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de soluções inovadoras em medições e normas exatas. É especializado em investigação metrológica avançada, oferecendo apoio à indústria, à ciência e à medicina através do desenvolvimento de novos métodos de medição.
Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.