Desde a produção de conteúdos até à tradução de textos e à gestão documental, a Inteligência Artificial tem vindo a otimizar processos e a transformar as operações tradicionais nos media. Perante esta realidade, 71% das empresas do setor já implementou a IA na gestão de conteúdos, destacando a importância destas soluções na melhoria da eficiência. Além disso, 85% destas empresas utiliza IA para a evolução de produtos e para o desenvolvimento de novas funcionalidades. Este panorama foi revelado pela análise setorial no relatório Ascendant da Minsait (Indra), intitulado “IA: Radiografia de uma revolução em curso”, que analisa o grau de adoção desta tecnologia em empresas privadas e instituições públicas.
O uso de IA nos media tem-se concentrado na recomendação e hiperpersonalização de conteúdos, proporcionando maior precisão, melhorando a experiência do utilizador e promovendo o consumo de novos conteúdos. Desta forma, o setor tem recorrido à IA para duas principais tarefas: a gestão de conteúdos para envios personalizados ou para otimização de títulos (sete em cada dez empresas) e a gestão da publicidade, através da personalização de campanhas e da análise do seu desempenho (57%).
No que diz respeito a casos de uso específicos, o relatório assinala que 43% das empresas do setor recorre à IA para desenhar novos serviços, enquanto 29% utiliza-a para melhorar o conhecimento e a gestão dos clientes, definir estratégias de preço e identificar oportunidades e ameaças no mercado.
Por outro lado, o aumento da eficiência operacional é uma das principais motivações para a integração da IA em 54% das empresas de media, enquanto 46% considera que a IA melhora a oferta de serviços e o conhecimento do cliente, otimizando, assim, os resultados empresariais. O relatório também destaca que 40% destas empresas inclui capítulos relacionados com IA nos seus planos estratégicos, e mais de metade (60%) já é capaz de captar informações em tempo real.
Uma ferramenta importante para o futuro do setor
“O setor dos media encontra-se a meio de um processo de transformação, devido às preocupações económicas e tecnológicas, e a inteligência artificial está a emergir como uma ferramenta fundamental para enfrentar esses desafios e aproveitar novas oportunidades”, explica Nelson Pereira, responsável de Telco e Media da Minsait em Portugal. “Em breve, as soluções baseadas em IA poderão detetar conteúdos manipulados ou gerados através de uma má utilização da inteligência artificial. Na Minsait, já estamos a trabalhar em casos de uso que permitem prevenir a difusão de fake news e assegurar a veracidade da informação”.
O relatório Ascendant destaca também a tendência do setor em avançar para uma maior sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, atribuindo à IA um papel central na minimização do impacto ambiental dos media, com soluções que reduzem a pegada de carbono e o consumo de energia. O documento prevê ainda que, nos próximos anos, as empresas de media deem maior ênfase à ética e segurança dos dados, garantindo a privacidade e evitando preconceitos.
Na sua quinta edição, o Relatório Ascendant de Maturidade Digital 2024 da Minsait aborda o contexto e o grau de adoção da inteligência artificial por empresas e administrações públicas. Para tal, analisou informações de mais de 900 organizações de vários países, incluindo Portugal, provenientes de 15 setores de atividade diferentes.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.