A Salesforce, líder mundial em CRM baseado em Inteligência Artificial (IA), acaba de apresentar os resultados do mais recente relatório Small & Medium Business Trends, com dados específicos para o mercado português que demonstram que a larga maioria das PME nacionais que já utilizam IA na sua operação já reportam ganhos de receitas.
Construído com base em insights de mais 3.350 líderes de pequenas e médias empresas (PME) de 26 países, incluindo de Portugal, o relatório destaca que como as PME inovadoras estão a utilizar a IA para impulsionarem o seu crescimento.
Entre as principais conclusões do relatório, destacam-se as seguintes:
PME adotam IA. A nível global, 75% das pequenas e médias empresas afirma que está a experimentar ou a implementar IA, destacando benefícios não apenas no que diz respeito às receitas, mas também com impacto na produtividade e na experiência do cliente.
65% das PME em Portugal já estão a utilizar ou já começaram a experimentar IA;
Os 3 principais casos de uso de IA para as PME nacionais prendem-se com a otimização de campanha de marketing, com as ferramentas de pesquisa em linguagem natural e com a otimização de leads;
88% das PME portuguesas que utilizam IA afirmam registar aumentos de receita;
52% dos líderes das PME nacionais inquiridas temem que a sua empresa fique para trás no que diz respeito à IA;
Crescente complexidade tecnológica é um obstáculo para todas as pequenas e médias empresas. À medida que se multiplica a oferta de soluções tecnológicas, e as capacidades das mesmas se vão expandindo, os líderes das PME enfrentam uma pressão crescente para gerir de forma eficaz a acumulação de implementações de tecnológicas.
56% dos líderes de PME em Portugal afirma que acompanhar as mudanças tecnológicas é um desafio;
44% desses mesmos líderes no país afirma não ter tempo para dominar todas as tecnologias que a sua empresa utiliza;
77% das pequenas e médias empresas nacionais afirma que melhorar a qualidade dos seus dados aumentaria ainda mais as receitas;
A confiança é fundamental na era da IA. A confiança do consumidor está num ponto muito baixo, pelo que as pequenas e médias empresas estão a priorizar parcerias de confiança, à medida que navegam num mundo de riscos de segurança e rápidas mudanças tecnológicas.
85% das pequenas e médias empresas em Portugal gastariam mais em tecnologia de fornecedores de confiança;
As 3 principais preocupações das PME sobre a IA em Portugal são questões de segurança, problemas éticos, e má qualidade dos dados;
“A IA e os agentes autónomos estão já a transformar o que é possível, em áreas de negócios que vão do marketing às vendas, ou dos serviços ao mercado”, afirma Kris Billmaier, vice-presidente executivo da Salesforce.“As pequenas e médias empresas que adotam a IA estão já a registar um retornos significativo, duplicando inclusivamente os seus investimentos. O seu sucesso está a criar um modelo de como as pequenas empresas podem aproveitar a IA, incluindo o Salesforce Agentforce, para impulsionarem o crescimento.”
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.