90% dos eleitores querem utilizar agentes de IA  para interagir com serviços públicos

90% dos eleitores querem utilizar agentes de IA para interagir com serviços públicos

13 visualizações
0

A Salesforce apresentou os resultados de um novo estudo global feito através de um inquérito em mais de 15 países. Os cidadãos e eleitores dos mercados analisados concordam que há espaço para melhorias no que diz respeito aos serviços públicos, com quase metade (40%) a afirmar ter dificuldades com as interações governamentais, e mais de um terço não tem a certeza se conhece os programas públicos disponíveis. No entanto, o estudo indica um apoio público esmagador às soluções de IA – com 90% dos inquiridos a afirmar que utilizariam um agente de IA para interagir com o seu governo.

A chegada dos agentes de IA apresenta uma excelente oportunidade para que os governos possam reforçar a confiança dos serviços público, simplificando-os e acelerando os tempos de resposta. Face às restrições orçamentais, os agentes podem aumentar as capacidades dos funcionários públicos e servir melhor os seus eleitores, sem terem de aumentar drasticamente a dimensão das equipas.

“As soluções de IA, como a plataforma de trabalho digital Agentforce da Salesforce, podem ajudar os governos a otimizarem e escalarem os serviços, para melhor satisfazerem as necessidades dos seus cidadãos”, afirma Nasi Jazayeri, vice-presidente executivo e diretor geral do setor público, Industries Cloud, Salesforce. “Enquanto os líderes se reúnem em Davos, esta é uma grande oportunidade para que haja uma união entre os setores público e privado, para explorarem a forma como os agentes podem ajudar a comunidade global a atingir os seus objetivos mais urgentes.”

Cidadãos esperam melhorias dos serviços do Estado:

  • 40% afirma que é difícil interagir com serviços públicos quando têm dúvidas ou precisam de ajuda;
  • Menos de metade dos inquiridos considera fácil compreender quais os serviços públicos (42%) e os programas de assistência pública (46%) que lhes estão disponíveis;
  • As principais melhorias na prestação de serviços desejadas pelos cidadãos globais incluem:
    • Reduzir o número de passos para satisfazer as necessidades.
    • Responder às suas necessidades mais rapidamente.

Cidadãos querem interagir com agentes da IA:

  • 90% dos inquiridos a nível global afirmam que utilizariam um agente de IA para interagir com o setor público;
  • Os eleitores do Brasil, Espanha, Singapura e Itália estão entre os mais dispostos a utilizar agentes de IA para interagir com o setor público, pelo que estes países podem ser pioneiros na era dos Agentes de IA;
  • Os inquiridos em termos globais priorizam três fatores quando consideraram a utilização de agentes de IA no setor público:
    • 47% afirmam a importância de disponibilizar acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, a informação e serviços;
    • 44% afirmam que poderá ajudar a ter acesso eficiente aos recursos estatais;
    • 40% afirmam que poderá reduzir o número de sites e os passos necessários para satisfazer as suas necessidades.
Sobre o autor

Fernando Costa

O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.