Fernando Costa
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
A Salesforce e a Google acabam de anunciar uma grande expansão da sua parceria estratégica, disponibilizando opções de modelos e recursos que as empresas utilizam para criar e implementar agentes com tecnologia de Inteligência Artificial (IA). No cenário atual de IA em constante evolução, inovações como os agentes autónomos surgem tão rapidamente que as empresas têm dificuldade em acompanhar o ritmo. Esta parceria proporciona assim uma flexibilidade crucial, capacitando as empresas a desenvolverem soluções de IA personalizadas que respondam às suas necessidades específicas, em vez de ficarem presas a um único fornecedor de modelo.
A Google encontra-se na vanguarda da inovação em IA, com milhões de programadores a desenvolverem modelos Gemini da Google e a hospedar as cargas de trabalho na Google Cloud Platform. A ampliação desta parceria capacitará as empresas clientes da Salesforce a criarem agentes Agentforce utilizando o Gemini e a implementação da Salesforce no Google Cloud. Trata-se de uma expansão da parceria existente que permite a utilização de dados bidirecionalmente do Google BigQuery e Salesforce, através da tecnologia de cópia zero – equipando as empresas com os dados, IA, confiança e a ação de que precisam, para trazerem agentes autónomos para os seus negócios.
O Agentic AI não está apenas a emergir, já chegou e representa uma oportunidade de mercado de 2 biliões (do inglês trillion) de dólares. Na verdade, 84% dos CIOs acredita que a IA será tão importante para as empresas como a Internet. Para concretizar plenamente este potencial, as empresas precisam de uma estratégia centrada em agentes com abertura, confiança e escolha.
Isto inclui:
Dados: respostas em tempo real no Agentforce com a pesquisa Google
O Agentforce tirará partido do Grounding with Google Search através da Vertex AI, com base na base de dados segura estabelecida através da parceria de cópia zero entre o Salesforce Data Cloud e a Google BigQuery. Esta integração capacita os agentes do Agentforce para que possa fazer referência a dados atualizados, notícias, eventos atuais e citações confiáveis, melhorando substancialmente a sua consciência contextual e capacidade de fornecer respostas precisas e baseadas em evidências.
Por exemplo, na gestão e logística da cadeia de abastecimento, um agente Agentforce pode rastrear, encomendar e monitorizar níveis de stock no Salesforce Commerce Cloud e identificar proativamente possíveis interrupções, usando dados em tempo real da pesquisa Google, incluindo condições climatéricas, congestionamento portuário e eventos geopolíticos.
IA: desbloquear o poder de escolha e a flexibilidade, com o Gemini e Agentforce
As empresas necessitam de liberdade para escolherem os melhores modelos para as suas necessidades, em vez de ficarem presas a um único fornecedor. Em 2025, os modelos Gemini da Google também estarão disponíveis para construção e raciocínio imediatos, diretamente no Agentforce.
Com o Gemini e o Agentforce, as empresas vão beneficiar de:
Por exemplo, um cliente da área de seguros pode enviar uma reclamação com fotos dos danos e uma mensagem de voz com áudio de uma testemunha. O Agentforce, utilizando o Gemini, pode processar todas as entradas, avaliar a validade da reclamação e até usar conversão de texto em voz para entrar em contacto com o cliente com uma resolução, agilizando o processo de reclamação tradicionalmente demorado. Estará disponível ainda este ano.
Confiança: Salesforce Platform implementada no Google Cloud
As empresas podem aproveitar a plataforma unificada da Salesforce (Agentforce, Data Cloud, Customer 360) na infraestrutura segura e pronta para IA da Google Cloud, beneficiando de recursos como o aterramento dinâmico, a retenção zero de dados e a deteção de toxicidade fornecidos pelo Einstein Trust Layer.
Assim que os produtos Salesforce estiverem disponíveis na Google Cloud, previsto para 2026, os clientes também podem adquirir ofertas da Salesforce através da Google Cloud Marketplace, abrindo novas possibilidades para empresas globais otimizarem os seus investimentos na Salesforce e na Google Cloud, com benefício para milhares de clientes conjuntos existentes.
Ação: Maior produtividade dos colaboradores e atendimento ao cliente com integrações baseadas em IA
Milhões utilizam a Salesforce e o Google diariamente. Esta parceria prioriza a escolha e a flexibilidade, permitindo um trabalho contínuo entre plataformas. Conexões mais profundas entre plataformas como o Salesforce Service Cloud e o Customer Engagement Suite do Google Cloud, bem como Slack e Google Workspace, capacitam agentes e equipas com acesso unificado a dados, fluxos de trabalho simplificados e recursos avançados de IA, independentemente da plataforma.
A Salesforce e o Google Cloud estão a integrar profundamente as suas plataformas de atendimento ao cliente – Salesforce Service Cloud e Customer Engagement Suite da Google Cloud – para criarem uma experiência de suporte integrada e inteligente. Prevista para o final deste ano, esta abordagem unificada capacita os agentes no Service Cloud com:
A Salesforce e a Google também estão a integrar mais profundamente as ferramentas de produtividade da Google Workspace com os recursos de colaboração do Slack, aumentando a produtividade e criando um espaço de trabalho digital mais coeso para as equipas e para as organizações. As empresas estão atualmente a explorar casos de uso como:
O resultado é um ambiente de trabalho mais conectado e produtivo, onde as empresas podem escolher as melhores ferramentas para as suas necessidades, desde a produtividade dos funcionários até ao atendimento ao cliente, enquanto beneficiam de um fluxo de trabalho contínuo e inteligente em todas as plataformas.
Expandir capacidades e integrações de parcerias
Esta parceria vai além das integrações de produtos principais para fornecer uma base de dados mais conectada e inteligente para as empresas. Este é apenas o começo, pois a Salesforce e a Google Cloud estão comprometidas com a inovação contínua e uma colaboração mais profunda, para capacitarem as empresas com soluções ainda mais poderosas. Disponibilidade prevista ao longo de 2025.
A nova integração nativa entre Tableau, Looker e BigQuery permitirá que os clientes façam a gestão e visualização de dados de negócios em todas as plataformas numa única UI com lógica de negócios e definições de dados padronizadas.
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
O InforGames é uma plataforma digital portuguesa dedicada ao universo dos videojogos, tecnologia e entretenimento digital. Criado por entusiastas para entusiastas, o objetivo é informar, inspirar e envolver uma comunidade cada vez mais apaixonada por este ecossistema em constante evolução.
Contacto: [email protected]