A caminho de um transporte marítimo com emissões zero: a lomarlabs assina com a CargoKite

A caminho de um transporte marítimo com emissões zero: a lomarlabs assina com a CargoKite

54 visualizações
0

O laboratório de risco corporativo da Lomar, lomarlabs, assinou um acordo de colaboração com a startup de tecnologia profunda marítima CargoKite para desenvolver uma nova classe de micro navios utilizando grandes sistemas de papagaios como principal método de propulsão e IA de ponta para operação autónoma.

O projeto tem como objetivo permitir o transporte com emissões baixas ou nulas, com a vantagem adicional de poder operar em qualquer momento em tráfegos mais difíceis e de nicho. O planeador de rotas da embarcação, alimentado por IA, calcula a rota ideal e determina a hora prevista de chegada da embarcação com base nas condições meteorológicas reais.

Stylianos Papageorgiou, Diretor-Geral da lomarlabs, afirmou: “Este novo tipo de navio radical tem o potencial de reformular a forma como a logística portuária e marítima é organizada. Traz uma mudança de paradigma para as operações, que só agora se torna possível graças aos avanços registados nas tecnologias de automatização. Além disso, promete ser uma solução inovadora de descarbonização para o transporte marítimo”.

A tecnologia CargoKite é um spin-off da Universidade Técnica de Munique e será melhorada através do trabalho com a lomarlabs, com os primeiros navios a serem lançados em 2027.

Marcus Bischoff, cofundador e CTO do CargoKite: “Esta colaboração proporciona à CargoKite acesso direto a um armador líder e preocupado com o clima, e visa acelerar a construção em grande escala dos nossos navios CargoKite. As equipas da Lomar e da lomarlabs oferecem conhecimentos especializados em todos os aspetos da propriedade, construção e operações de navios, combinados com a visão que partilhamos para construir a tecnologia de transporte marítimo sustentável do futuro. Esta colaboração visa desenvolver um transporte marítimo que não só é 100% livre de emissões, como também apoia os objetivos das cadeias de abastecimento modernas: personalização, entrega just-in-time, transparência total e redução de custos.”

O sector do transporte marítimo global é crucial para as economias mundiais e tem de desempenhar um papel na transição ecológica, combatendo as suas próprias emissões. Os armadores e operadores de todo o mundo estão a trabalhar no sentido de melhorar a eficiência e utilizar combustíveis mais limpos, mas é pouco provável que estas ações sejam suficientes para cumprir os objetivos de redução das emissões estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (OMI).

Nicholas Georgiou, Diretor Executivo da Lomar: “Para que os armadores e operadores cumpram os ambiciosos objetivos regulamentares de forma rentável, temos de assistir a um aumento de novas soluções para além das tecnologias atualmente disponíveis. Esta colaboração visa oferecer uma nova geração de transporte marítimo, desempenhando um papel crucial na desafiante tarefa de descarbonizar as operações marítimas. É mais um exemplo do nosso compromisso com o avanço da tecnologia inovadora.”

O último protótipo do CargoKite demonstra sua tecnologia em um ambiente real. Em 2023, desenvolveu uma Prova de Conceito com um catamarã de nove metros equipado com um sistema de papagaio e hidrofólios proprietários que demonstraram com sucesso a nova interação de tecnologias conhecidas e sublinharam o potencial do CargoKite para perturbar positivamente o setor de transporte marítimo. Olhando para o futuro, o CargoKite está agora na fase de projeto da sua primeira embarcação do género em tamanho real e na construção do seu protótipo de demonstração.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.