A Lenovo anuncia o relatório ESG do ano fiscal de 2022/23: Geração 3X de energia solar e mais de 16 milhões de vidas beneficiadas pela filantropia

A Lenovo anuncia o relatório ESG do ano fiscal de 2022/23: Geração 3X de energia solar e mais de 16 milhões de vidas beneficiadas pela filantropia

31 Visualizações
0

A Lenovo, publicou o seu 17º Relatório Anual Ambiental, Social e de Governance (ESG), de modo a demonstrar ainda mais o seu compromisso em ser uma empresa responsável, focando-se na construção de um planeta sustentável e promovendo a  a inclusão. No novo relatório, a potência tecnológica global relatou o aumento do investimento em energia solar, triplicando a produção desde o ano fiscal de 2018/19, impulsionado por instalações de energia solar em fábricas e escritórios em todo o mundo. A empresa também aumentou o seu investimento filantrópico, aproximando-se dos 30 milhões de dólares, resultando em mais de 16 milhões de pessoas impactadas por programas e parcerias globais.

“Como uma empresa global, temos visto o impacto das alterações climáticas nas nossas operações e sentimos a urgência de as combater em conjunto com os nossos stakeholders”, refere Yuanqing Yang, CEO e Chairman da Lenovo. “No último ano fiscal, tivemos o orgulho de afirmar o nosso compromisso de alcançar emissões de carbono zero até 2050, com metas de carbono validadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) e o seu primeiro Net-Zero Standard do género”.

A liderança da Lenovo no âmbito da sustentabilidade foi reforçada este ano, quando se tornou num dos primeiros grupos de empresas a ter nos seus objetivos zero emissões de carbono, validados pela iniciativa Science Based Targets. A empresa está no caminho certo para atingir os seus objetivos de redução de emissões a curto prazo, para 2030, através da redução das emissões de gases com efeito de estufa do âmbito 1 e 2, em 50%, bem como as intensidades das emissões do âmbito 3 (cadeia de valor), em 66,5% dos bens e serviços adquiridos, em 35% dos produtos vendidos e em 25% do transporte e distribuição. A Lenovo está a colaborar com os fornecedores para reduzir as suas emissões da Categoria 3, tradicionalmente a maior categoria de emissões e a mais difícil de monitorizar numa cadeia de abastecimento complexa e global.

Para além disso, a Lenovo tem vindo a desenvolver a sua capacidade de inovar holisticamente, tendo também aumentado a sustentabilidade dos seus produtos e serviços. No ano fiscal de 2022/23, a Lenovo deu continuidade à sua transição para uma economia circular, aumentando o número de produtos que integram conteúdo reciclado de “circuito fechado”, proveniente de TI e equipamentos em fim de vida útil. Neste sentido, a Lenovo relatou aproximadamente 300 produtos que incluíam conteúdo de plástico reciclado. Os computadores portáteis ThinkPad X1 lançados na CES 2023, por exemplo, incluem até 97% de plástico com conteúdo pós-consumo (PCC) na caixa da bateria e até 95% de plástico com PCC nas caixas das colunas e nos adaptadores CA.

A Lenovo é ainda líder da indústria em inclusão de género, com 37% de mulheres na sua população geral e 28% de mulheres em funções técnicas. Os esforços da Lenovo para promover a igualdade de género foram reconhecidos através da inclusão no Índice de Igualdade de Género da Bloomberg, pela quarta vez. À medida que a empresa investe esforços neste âmbito, chega mais perto do seu objetivo de alcançar 27% de representação executiva feminina até 2025 (que atualmente está nos 21%). Os valores de diversidade e inclusão da Lenovo são praticados através de 17 grupos de recursos liderados por colaboradores em escritórios e regiões em todo o mundo. Os grupos são personalizados para as necessidades exclusivas dos segmentos de diversidade de cada local, com grupos específicos para a força de trabalho atual, desde talentos em início de carreira (Rising Employees At Lenovo), até grupos de apoio no local de trabalho, e desenvolvimento de carreira para pessoas de origens sub-representadas. As iniciativas de inclusão da Lenovo foram reconhecidas pela Forbes, pelo Índice de Inclusão de Pessoas com Deficiência e pelo Corporate Equality Index.

No ano fiscal de 2022/23, os esforços globais de filantropia da Lenovo, impulsionados pela Fundação Lenovo, cresceram, resultando num impacto, em comunidades em todo o mundo, de mais de 30 milhões de dólares (investimentos de fundos, produtos e estimativa de tempo de voluntariado). O foco da Fundação tem sido a capacitação de populações sub-representadas, ajudando-as a ter acesso a tecnologia e a educação STEM por meio de parcerias estratégicas, programas como o TransforMe Skilling Grant Round e voluntariado de colaboradores, como o Love on Month of Service.

A Lenovo acredita na colaboração em toda a sua cadeia de valor, para causar um impacto sustentável. Daí surgiu o “Lenovo 360 Circle“, uma comunidade de sustentabilidade que apoia e capacita o ecossistema da Lenovo. Ao unir pessoas, programas e ferramentas, o Lenovo 360 Circle potencia o alcance e a profundidade da estratégia de sustentabilidade da Lenovo, especialmente com os seus parceiros de canal. A comunidade ajuda os parceiros a alinharem-se com os objetivos ESG, a derrubar barreiras e a colaborar para enfrentar as questões de sustentabilidade, como uma frente unida, e a acelerar a descarbonização na indústria de TI.

Enquanto a Lenovo continua a sua jornada para as emissões zero de carbono e trabalha para locais de trabalho e comunidades mais inclusivos, foca-se também em gerir as suas operações globais com os mais altos padrões de ética e conformidade. A cadeia de fornecimento global da Lenovo aumentou a sua classificação este ano, alcançando a 8ª posição no Top 25 Global Supply Chains da Gartner. Além disso, os programas ESG da Lenovo foram reconhecidos pelo CDP (Carbon Disclosure Project), MSCI (Morgan Stanley Capital International) e pelo Instituto de Contadores Públicos Certificados de Hong Kong.

Este é o 17º Relatório ESG anual da Lenovo, que abrange o ano fiscal de 2022/23 (1 de abril de 2022 a 31 de março de 2023).

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.