Num desenvolvimento preparado para redefinir a manutenção do casco e a sustentabilidade marítima, a Lomar anuncia a sua colaboração com a Alicia Bots Inc. Este esforço integra soluções de ponta de Inspeção Robótica do Casco e Grooming nas práticas de controlo de biofouling da Lomar, bem como testa novos casos de utilização, marcando um salto significativo na procura de eficiência e responsabilidade ambiental por parte da indústria marítima.
A Lomar vai instalar a tecnologia robótica da Alicia Bots em quinze dos seus navios. A tecnologia autónoma de limpeza do casco proporciona uma redução viável da sujidade do casco, reduzindo o consumo de combustível, os custos e as emissões de carbono.
Os robôs de lagartas magnéticas polivalentes desenvolvidos pela Alicia Bots podem funcionar de forma autónoma ou remota através de um cabo de ligação e foram concebidos para realizar tarefas de inspeção e manutenção subaquáticas num navio e noutras estruturas de aço. Está provado que a adoção de um programa proativo de limpeza na água reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases com efeito de estufa. Também tem a capacidade de prolongar a vida útil dos revestimentos anti-incrustantes, reduzir a descarga na fonte e o custo dos programas reativos de limpeza subaquática, bem como evitar o transporte de espécies invasoras.
Combinando robótica de precisão e análises baseadas em IA, estes rastejadores versáteis estão a permitir práticas mais seguras, mais eficientes e proativas. Para além da limpeza do casco, estão previstos para utilização na lavagem e limpeza de porões de carga, combate a incêndios, deteção de corrosão, assistência à reparação, recolha de dados, inspeções subaquáticas e medições de espessura.
O laboratório de risco corporativo da Lomar, lomarlabs, estará envolvido na colaboração, fornecendo informações sobre o desenvolvimento da robótica para apoiar as operações marítimas, particularmente no progresso para estabelecer o potencial dos drones marítimos autónomos. Esta nova tecnologia promissora tem o potencial de reduzir a necessidade de enviar humanos para ambientes perigosos a fim de efetuar trabalhos de manutenção essenciais, tais como operações de mergulho subaquático para limpeza de rotina.
A Lomar está também a disponibilizar os seus navios à Alicia Bots para testar novos casos de utilização com um projeto que recebeu uma subvenção da MPA de Singapura, para testar inspeções e limpezas subaquáticas em Singapura.
O CEO da Lomar, Nicholas Georgiou, afirma: “O surgimento da IA alterou significativamente a forma como vemos a tecnologia como uma ferramenta para facilitar as operações de rotina do nosso sector marítimo. A Lomar está empenhada em apoiar o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a implementação de soluções tecnológicas promissoras que transformarão a nossa eficácia operacional e ambiental. Na corrida para a criação de sistemas autónomos para apoiar a limpeza do casco e outros trabalhos de manutenção essenciais nos navios, a Alicia Bots desenvolveu sistemas de destaque que oferecem um enorme potencial para transformar os processos de manutenção com mão de obra intensiva existentes com uma tecnologia de IA mais eficiente e eficaz, poupando simultaneamente nos custos de combustível e nas emissões”.
O CEO da Alicia Bots, Inder Mukhopadhyay, diz: “Nossa colaboração com a Lomar é uma prova do compromisso deles e da indústria marítima com a inovação e a sustentabilidade. Juntos, estamos a inaugurar uma nova era de limpeza do casco, onde a tecnologia de ponta, como o ROVERCLEAN, não só garante um casco limpo em todos os momentos, mas também abre caminho para um futuro marítimo mais verde e eficiente.”
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.