A Bain Capital, uma das principais empresas de investimento alternativo multiativos privados do mundo, e o Aquila Group, uma empresa de investimento privado e pioneira em ativos sustentáveis, anunciam uma parceria significativa no setor de centros de dados. Como parte desta cooperação, a Bain Capital está a adquirir uma participação de 80% na AQ Compute, a subsidiária de centros de dados do Aquila Group. Esta aliança estratégica, com um investimento direcionado de vários milhares de milhões de euros, visa acelerar significativamente os planos da AQ Compute para desenvolver e operar centros de dados sustentáveis para clientes de grande escala e de inteligência artificial em toda a Europa.
Fundada pelo Aquila Group em 2020, a AQ Compute fornece centros de dados modulares preparados para IA e serviços de colocação, alimentados principalmente por energia limpa. Com investimentos significativos, a empresa lançou o seu primeiro centro de dados sustentável perto de Oslo em 2024, com projetos adicionais em andamento em Barcelona, Milão e outras localidades. A Bain Capital apoia este crescimento através do seu investimento de capital e da sua experiência a nível global na indústria de centros de dados, incluindo o desenvolvimento bem-sucedido de Bridge Data Centres na Ásia. Juntos, os parceiros têm como objetivo construir uma plataforma de centros de dados líder na Europa, utilizando energia limpa sempre que possível.
Ali Haroon, um Principal da Bain Capital, afirmou: “O mercado europeu de centros de dados apresenta um desequilíbrio entre a oferta e a procura profundo e atrativo , impulsionado por uma procura sólida de serviços de computação em nuvem, uma necessidade de computação de alto desempenho e de implementações de IA, bem como a soberania dos dados em toda a região. Através desta parceria com o Aquila Group, trazemos um ângulo diferenciado de energia renovável para enfrentar os crescentes desafios de energia nesta parte crítica da infraestrutura da Europa.”
Rafael Coste Campos, um Managing Director da Bain Capital, afirmou: “Estamos entusiasmados por trazer a nossa extensa experiência no setor imobiliário europeu e o nosso conhecimento abrangente no desenvolvimento de empresas com infraestruturas complexas, relações com inquilinos e atração de talentos para esta plataforma. Tirando partido da nossa experiência global em centros de dados, estamos bem posicionados para satisfazer as necessidades deste sector em constante crescimento e de importância crítica e para construir uma operação de centros de dados líder de mercado na Europa.”
Roman Rosslenbroich, Cofundador e CEO do Aquila Group, comentou: “Através da nossa parceria com a Bain Capital, estamos bem posicionados para expandir as capacidades da AQ Compute e solidificar o seu papel como um ator chave na infraestrutura digital da Europa. O rápido crescimento das exigências de dados apresenta tanto um desafio como uma oportunidade – enquanto mais centros de dados são essenciais, estes devem ser sustentáveis. O Aquila Group irá investir várias centenas de milhões de euros juntamente com o maior compromisso da Bain Capital, sendo que a Aquila Capital também irá fornecer co-investimentos. Com a nossa contínua participação de 20%, iremos garantir que o crescimento da AQ Compute está alinhado com a nossa visão de longo prazo para infraestruturas sustentáveis, aproveitando as sinergias com a Aquila Clean Energy, um importante promotor e produtor independentes de energia no espaço da energia limpa”.
Markus Holzer, Chairman da AQ Compute, disse: “Na AQ Compute, estamos numa posição única para responder à crescente procura por processamento de dados, ao combinar infraestruturas inovadoras prontas para IA com um compromisso com a sustentabilidade. Esta parceria com a Bain Capital não só acelera o nosso pipeline de desenvolvimento, como também nos permite definir novos padrões na operação sustentável de centros de dados em toda a Europa”.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.