Bioceramic Scuba Fifty Fathoms descobre um sexto Oceano, o Ocean of Storms

Bioceramic Scuba Fifty Fathoms descobre um sexto Oceano, o Ocean of Storms

12 Visualizações
0

Um novo oceano junta-se aos cinco relógios e aos cinco oceanos da colaboração Bla ncpain X Swatch. Embora o planeta Terra só tenha cinco, a Swatch acolhe o OCEAN OF STORMS na sua coleção Bioceramic Scuba Fifty Fathoms que celebra o icónico Fifty Fathoms da Blancpain, um relógio que revolucionou a relojoaria ao tornar-se o primeiro verdadeiro relógio de mergulho há mais de setenta anos. Conhecido pelo nome latino Oceanus Procellarum, este mar lunar está localizado na extremidade ocidental do lado mais próximo da Lua. Conhecido como “Oceano das Tempestades”, é o maior “mare” ou mar lunar, estendendo-se por mais de 2500 quilómetros de norte a sul e cobrindo cerca de 2 milhões de quilómetros quadrados. O novo Bioceramic Scuba Fifty Fathoms OCEAN OF STORMS está, no entanto, longe de ser tão grande. De facto, tem exatamente as mesmas dimensões e características dos ARCTIC OCEAN, PACIFIC OCEAN, ATLANTIC OCEAN, INDIAN OCEAN e ANTARCTIC OCEAN.

Um modelo que não é de edição limitada, o OCEAN OF STORMS é apresentado numa cor preta inspirada na lua nova (também conhecida como Lua Negra). Tal como os outros cinco Bioceramic Scuba Fifty Fathoms, o OCEAN OF STORMS possui um movimento mecânico da Swatch, o SISTEM51, primeiro e único movimento mecânico cuja produção é totalmente automatizada. Este mecanismo, composto por apenas 51 peças, incluindo um parafuso central, é antimagnético, graças à sua mola do balanço fabricada em Nivachron e tem uma autonomia de 90 horas. Em 2013, o SISTEM51 revolucionou o mundo dos relógios automáticos com o seu movimento visível: the front tells the time, the back tells the story ( a frente mostra as horas, o fundo conta a história).

O OCEAN OF STORMS tem o seu próprio nudibrânquio (nome científico: Nudibranchia), Okenia Luna, que se encontra ilustrado numa impressão digital no rotor do movimento, a peça que possibilita ao relógio recarregar-se automaticamente com um simples movimento do pulso. A lua cheia ampliada no OCEAN OF STORMS está também impressa digitalmente no peso oscilatório.

OCEAN OF STORMS, tal como os ARCTIC OCEAN, PACIFIC OCEAN, ATLANTIC OCEAN, INDIAN OCEAN e ANTARCTIC OCEAN, é resistente à água em águas profundas , até 91 metros. É outra referência à Blancpain: o nome Fifty Fathoms refere-se à braça (fathom) – historicamente a medida marítima de profundidade no mundo anglófono – cinquenta braças equivalem a 91 metros (ou 300 pés).

Com o mesmo espírito dos outros cinco modelos da coleção, o OCEAN OF STORMS é fabricado com Bioceramic. Este material único é patenteado pela Swatch, sendo composto por dois terços de cerâmica e um terço de material de origem biológica derivado do óleo de rícino. Resultado do compromisso com a preservação dos oceanos, as braceletes NATO são feitas a partir de redes de pesca recicladas.

Os logótipos Blancpain X Swatch podem ser encontrados no mostrador preto com acabamento sunray e na coroa. A palavra “Swatch” está também inscrita na caixa, tal como a palavra “Blancpain” está inscrita nos relógios Fifty Fathoms originais. Nofundo do relógio encontram-se cinco inscrições inspiradoras como PASSION FOR DIVING – LICENCE TO EXPLORE – OCEAN BREATH – PROTECT WHAT YOU LOVE e IMMERSE YOURSELF.

O OCEAN OF STORMS já está disponível em lojas Swatch selecionadas em todo o mundo. Tal como acontece com os cinco relógios da Coleção Bioceramic Scuba Fifty Fathoms, as compras estão limitadas a um relógio por pessoa, por loja e por dia.

OCEAN OF STORMS / SO35B400

sc01 24 ocean of storms SO35B400 frontMaterial da caixa: Caixa e coroa em Bioceramic preto
Diâmetro da caixa: 42,3 mm
Espessura da caixa: 14,4 mm
Distância de asa a asa: 48,0 mm
Movimento: Movimento mecânico SISTEM51 (corda automática) com90 horas de autonomia. Ilustração da lua cheia (ampliada no Oceano das Tempestades) e uma impressão digital do nudibrânquio Okenia Luna.
Resistência à água: 50 braças (91 m/300 pés/9 bar)
Vidro: Material de origem biológica tratado com um revestimento antirriscos
Mostrador: Preto escovado, indicador de data entre as posições das 4 e das 5 horas
Ponteiros, marcadores das horas, escala de mergulho de 60 minutos: Super-LumiNova de classe A
Luneta: luneta rotativa unidirecional em material Bioceramic preto com revestimento antirriscos
Bracelete: Bracelete NATO fabricada a partir de redes de pesca recicladas. Fivela de pino e presilhas em material Bioceramic preto.

SISTEM51 BY SWATCH

O SISTEM51 é um movimento mecânico automático (de corda automática) composto por 51 peças no total. Cada uma destas partes forma cinco módulos distintos pré-montados e pré-soldados. O peso oscilatório transparente que controla a corda automática é fixado pelo único parafuso do movimento. Os relógios automáticos convencionais têm o dobro das peças, se não mais. Alguns dos modelos topo de gama mais complexos têm mais de 600. Estes são montados à mão durante várias semanas, por vezes meses, por mestres relojoeiros nas suas oficinas.

O SISTEM51 é o primeiro e único movimento mecânico com montagem totalmente automatizada. O escape de alta
tecnologia não possui um regulador (montagem sem índice). A taxa, ou precisão, é definida de fábrica utilizando tecnologia laser. Isto evita os ajustes manuais normalmente necessários nos relógios mecânicos. O movimento, com a sua reserva de energia de 90 horas, é fabricado em alpaca (liga metálica) e é antiferrugem por conceção. Todas as peças estão alojadas numa caixa hermeticamente fechada. Isto significa que não há humidade, pó nem impurezas que possam prejudicar o desempenho, garantindo longevidade e precisão totais (-5/+15 segundos por dia).

O movimento SISTEM51 em cada Swatch é visível graças a um fundo transparente. Esta funcionalidade permitiu à
Swatch destacar-se desde o início, uma vez que esta transparência é uma parte essencial do SISTEM51. Os movimentos automáticos são acionados por um peso oscilatório. No SISTEM51, este peso tem a forma de um disco transparente que roda livremente no parafuso central único, proporcionando uma visão cativante do mecanismo. O peso oscilatório e as superfícies visíveis dos cinco módulos do movimento são todas impressas, o que aumenta o potencial para dar um toque criativo ao fundo deste relógio e, claro, criar novas colaborações, algo que a marca faz há quarenta anos. O SISTEM51 é a derradeira personificação e celebração da manufatura suíça como um estado de espírito, baseado na qualidade absoluta da inovação, provocação, manutenção das tradições e investigação.

BLANCPAIN FIFTY FATHOMS

Há setenta anos, nasceu um ícone: o Fifty Fathoms. O relógio que viria a revolucionar a relojoaria ao tornar-se o primeiro relógio de mergulho moderno foi concebido por um mergulhador apaixonado, Jean-Jacques Fiechter. Na altura, era CEO da Blancpain. Foi um pioneiro numa disciplina que ainda estava a dar os primeiros passos e compreendeu a importância vital de ser capaz de registar o tempo debaixo de água.

A ferramenta que concebeu para satisfazer as suas próprias necessidades encontrou instantaneamente o apoio unânime da comunidade oceânica, de tal forma que se tornou um aliado inabalável dos mergulhadores de elite e dos exploradores subaquáticos. Com o tempo, tornou-se um relógio de mergulho muito apreciado e foi usado por Jacques-Yves Cousteau e pela sua equipa de mergulhadores no seu filme O Mundo Silencioso, entre outros. Foi também usado pela unidade de mergulho de elite Navy Seals, bem como pelos fuzileiros navais alemães e franceses, para citar alguns. Ao tornar o mergulho mais seguro, a Fifty Fathoms contribuiu para o desenvolvimento deste desporto e incentivou as pessoas a descobrirem o mundo dos oceanos. O ano de 2023 marca os 70 anos do Fifty Fathoms, bem como um renascimento com a chegada de um inovador relógio de mergulho de comemoração do aniversário: o Fifty Fathoms Tech Gombessa. Desde a década de 1950, o mergulho sofreu imensas alterações, sendo a maior destas o grande aumento do tempo que um mergulhador pode passar debaixo de água. Embora o Fifty Fathoms de 1953 satisfizesse as necessidades de Jean-Jacques Fiechter e dos mergulhadores veteranos da época, os mergulhadores técnicos atuais, capazes de passar várias horas debaixo de água, têm novas necessidades no que diz respeito à cronometragem. E o Fifty Fathoms cumpre estes requisitos na perfeição.

O Fifty Fathoms desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do mergulho subaquático e na descoberta do mundo oceânico. Possibilitou à Blancpain estabelecer fortes laços com a comunidade oceânica, laços esses que só se fortaleceram ao longo dos últimos 70 anos. A exploração e a preservação dos oceanos foram sempre preocupações fundamentais para a Blancpain. Ao longo da história do seu relógio de mergulho Fifty Fathoms, a marca estabeleceu fortes laços com exploradores, fotógrafos, cientistas e especialistas ambientais que sabem o valor inestimável destes recursos preciosos. Estes laços levaram a Blancpain a dar um apoio substancial a importantes atividades e iniciativas dedicadas aos oceanos. Assim nasceu o programa Blancpain Ocean Commitment (BOC). O Fifty Fathoms é o catalisador deste compromisso.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.