Candidaturas para os prémios Portugal Digital Awards abertas a partir de hoje

Candidaturas para os prémios Portugal Digital Awards abertas a partir de hoje

52 Visualizações
0

As candidaturas da 9ª edição dos Prémios Portugal Digital Awards, que reconhecem as organizações públicas ou privadas que aplicam tecnologias de informação e comunicações para transformar os seus negócios, estão a decorrer até ao dia 11 de outubro e são gratuitas. As organizações interessadas em inscrever os seus projetos podem fazê-lo, preenchendo o formulário disponível no site. Esta iniciativa, promovida pela Axians e IDC Portugal, visa mais uma vez destacar as melhores práticas em transformação digital em Portugal.

Ao longo dos anos, os Portugal Digital Awards consolidaram-se como uma plataforma de destaque para profissionais e organizações que estão genuinamente a impulsionar a transformação do país. Com um painel diversificado de jurados e observadores provenientes de uma ampla gama de setores – tanto públicos quanto privados, académicos, associativos e empresariais – estes prémios, baseados numa metodologia IDC, permitem avaliar, certificar e credibilizar todos os projetos participantes.

Desde a primeira edição, os Portugal Digital Awards já receberam mais de 1.500 candidaturas de projetos que criam valor e inovação através da tecnologia às organizações. Na edição de 2023, a organização recebeu um total de 300 candidaturas, das quais 35 foram selecionadas como finalistas, competindo pelo primeiro lugar em 16 categorias distintas. Fidelidade, E-REDES e projeto iBird (Centro Hospitalar Universitário de Santo António) foram alguns dos vencedores da edição dos Prémios Portugal Digital Awards 2023.

“A IDC estima que os gastos com tecnologia digital das organizações portuguesas cresçam 7 vezes mais do que a economia em 2024, impulsionados pela procura por modelos de negócios e mais capacidades digitais. Acreditamos que a Inteligência Artificial (IA), Cloud e Cibersegurança vão ser as tecnologias que vão impulsionar os gastos digitais ao longo do ano. Neste sentido, aguardamos com expectativa a edição deste ano dos Portugal Digital Awards, para descobrir os projetos disruptivos e inovadores que estão a surgir no país”, destaca Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager na IDC Portugal.

Carmo Palma, Managing Diretor na Axians Portugal, afirma que “queremos continuar a reconhecer e a inspirar. Vivemos com a transformação desde sempre, e o digital é cada vez mais central. Nesta edição, daremos particular atenção à forma como as organizações tiram partido da IA e, por outro lado, como asseguram a segurança e a ética das soluções desenvolvidas. Estes são dois temas transversais, muito relevantes, independentemente do setor ou natureza do projeto.” E acrescenta que “o valor do que se desenvolve em Portugal deve ser conhecido. Esta é também uma forma de reconhecer e reter talento em Portugal. Talento que nidifica na Academia, mas que precisa das organizações e do seu propósito para verdadeiramente transformar o mundo, com impacto sustentável. Os Portugal Digital Awards são uma plataforma de excelência para esse merecido reconhecimento e promoção.”

O que esperar da edição de 2024?

A 9ª edição dos Portugal Digital Awards divide-se em três categorias – Digital Transformation Awards, Digital Industry Awards e Digital Grand Awards –, as quais contemplam um total de 23 prémios.

Para selecionar os projetos vencedores, a organização convidou um painel de 16 jurados, entre eles, António Dias Martins, Executive Director da Startup Portugal; Bernardo Rodo, Managing Director da OMD Portugal; Bruno Horta Soares, Leading Executive Advisor da IDC; Fernando Bação, Professor Catedrático da NOVA IMS; Filipa Pantaleão, Secretária Geral da BCSD Portugal; João Duque, Presidente do ISEG; Jorge Portugal, General Manager da COTEC Portugal; José Crespo de Carvalho, President Executive Board do ISCTE Executive Education; José Esteves, Dean da Porto Business School; José Tribolet, Professor Catedrático da IST; Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE; Pedro Duarte, Executive Vice President da CIP; Pedro Santa Clara, Director 42 Lisboa and 42 Porto; Teresa Rosas, Head of Technology & Business Support, Fidelidade; Rogério Carapuça, Presidente da APDC; e Sérgio Ribeiro, CEO & CO Founder da Planetiers.

Além dos jurados, existe ainda um painel de oito observadores/conselheiros que tem como função de acompanhar a iniciativa e sugerir melhorias. António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança; Francisco Barbeira, Executive Board Member do Banco BPI; Gonçalo Caseiro, Advisory Board Member da AlmaScience; João Dias, Presidente da AMA; José Ferrari Careto, CEO da E-REDES; Madalena Tomé, CEO da SIBS; Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, e Vergílio Rocha, Consultor Sénior.

O regulamento da 9ª edição dos Portugal Digital Awards e outras informações adicionais podem ser consultadas aqui.

CATEGORIAS PORTUGAL DIGITAL AWARDS 2024

Grupo 1: Digital Transformation Awards

  • Best Future of Intelligence Project
  • Best Future of Cust. & Consumers Project
  • Best Future of Work Project
  • Best Future of Operations Project
  • Best Digital Ecosystem Project
  • Best Digital Sustainability & Trust Project
  • Best Digital Startup Project
  • Best Digital Academic Project

Grupo 2: Digital Industry Awards

  • Best Public Sector Project
  • Best Banking Project
  • Best Insurance Project
  • Best Manufacturing Project
  • Best Energy & Utilities Project
  • Best Retail & Distribution Project
  • Best Cons. & Professional Services Project
  • Best Health Project
  • Best Education Project
  • Best Cultural & Media Project
  • Best Tourism Project
  • Best Mobility Project
  • Best Agricultural and Ocean Project

Grupo 3: Digital Grand Awards

  • Best Digital TransformationProject
  • Best Digital Leader 
Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.