Espera-se que a IA aumente as receitas bancárias em 301 mil milhões de dólares até 2030

Espera-se que a IA aumente as receitas bancárias em 301 mil milhões de dólares até 2030

16 Visualizações
0

A utilização da inteligência artificial (IA) nos bancos expandiu-se rapidamente de simples tarefas de automatização para uma experiência personalizada do cliente. Esta utilização crescente da IA tem-se revelado lucrativa, com os bancos a registarem um aumento das receitas. De acordo com a Stocklytics.com, a IA aumentará as receitas bancárias em 301 mil milhões de dólares até 2030.

“Os ensaios dos bancos com a IA revelaram-se bem sucedidos, assinalando uma tendência crescente de adoção da IA em todo o sector bancário. As melhorias na produtividade e na experiência do cliente proporcionadas pela IA aumentaram a atratividade dos bancos, contribuindo para este crescimento substancial das receitas”, disse a analista financeira da Stocklytics, Edith Reads.

Contribuição da IA para a receita bancária por região

Em 2023, o setor bancário viu um enorme acréscimo de $143 mil milhões na faixa de ganhos devido à contribuição da IA. Até o final de 2024, espera-se que o setor bancário obtenha ainda mais receita, cerca de $164 mil milhões, com a adição de valor da IA. O centro financeiro da América do Norte será o que mais beneficiará do pico de receitas, com 49 mil milhões de dólares ganhos com a IA em 2024. A Ásia-Pacífico também ganhará 49 mil milhões de dólares, enquanto o sector bancário da Europa deverá ganhar mais 47 mil milhões de dólares.

Em 2027, os bancos da Ásia-Pacífico serão os que mais arrecadarão – uns impressionantes 71 mil milhões. Este aumento projetado em 2027 para a região representa um aumento de 45% em relação a 2024. Espera-se que a América do Norte e a Europa contribuam, cada uma, com cerca de 63 mil milhões de dólares em receitas de IA.

Até 2030, o sector bancário irá gerar mais de 300 mil milhões de dólares, com a Ásia-Pacífico a ter 99 mil milhões de dólares e a Europa a seguir com uns notáveis 86 mil milhões de dólares.

A América do Norte ocupa o terceiro lugar em termos de contribuição para as receitas bancárias da inteligência artificial, com 76 mil milhões de dólares em 2030, enquanto o Médio Oriente e a África se seguem com 20 mil milhões de dólares. A América do Sul ocupa o quinto lugar com uma projeção de 18 mil milhões de dólares.

Utilização da IA no sector bancário em 2024

Em 2024, a inteligência artificial terá um impacto significativo no setor bancário, melhorando as experiências do cliente e a eficiência operacional. Por exemplo, o chatbot orientado por IA do Bank of America, Erica, fornece suporte ao cliente 24 horas por dia e lida com consultas e transações com habilidade. Desde o seu lançamento em 2018, a Erica facilitou mais de 1,5 mil milhões de interações com clientes.

O Barclays Bank também utiliza a tecnologia de IA para detetar e prevenir fraudes em tempo real, garantindo que todas as transações de pagamento são meticulosamente monitorizadas. Além disso, o Bank of America introduziu uma plataforma de IA chamada Glass, que analisa as tendências do mercado e antecipa as necessidades dos clientes, permitindo que o banco forneça conselhos de investimento personalizados.

Fonte: Stocklytics.com

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.