Fernando Costa
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
A Metaplay, a empresa finlandesa por detrás do back-end totalmente personalizável para o desenvolvimento de jogos, anunciou o lançamento global do seu novo kit de desenvolvimento de software (SDK) para jogos baseados em Unity, que permitirá aos programadores e estúdios ambiciosos criarem jogos móveis online de topo que podem ser expandidos à medida que crescem.
O Metaplay SDK oferece aos programadores de jogos profissionais fluxos de trabalho, bibliotecas e ferramentas personalizáveis e totalmente extensíveis, que anteriormente só estavam disponíveis para os estúdios de topo de gama que dispunham de tempo, dinheiro e conhecimentos especializados para os criarem eles próprios. Pode ser utilizado para desenvolver qualquer coisa, desde jogos simples para um jogador com estado persistido no servidor, até jogos completos em tempo real com interações sociais complexas.
De acordo com a Zippia, a indústria global de jogos para telemóveis tinha uma dimensão de mercado de 172,10 mil milhões de dólares em 2023 e prevê-se que quase duplique até 2040, valendo até 338 mil milhões de dólares. Devido à crescente saturação dos jogos para telemóvel, tornou-se muito mais difícil e dispendioso para os programadores provar e testar conceitos para novos títulos de jogos. Para colocar o jogo no mercado o mais rapidamente possível, os criadores são muitas vezes forçados a confiar em tecnologia de apoio barata e pouco fiável para criar e enviar o produto mínimo viável. Se o jogo se tornar popular, os programadores precisam de atualizar mais tarde a sua tecnologia de back-end para lidar com o aumento do número de utilizadores e adicionar mais funcionalidades personalizadas, o que se torna muito problemático quando o jogo já está disponível.
A Metaplay resolve este problema fornecendo aos programadores um caminho de atualização robusto e pré-fabricado que lhes permite escalar facilmente o seu back-end à medida que o jogo cresce. O Metaplay SDK é fornecido com quatro componentes que abrangem todos os elementos do desenvolvimento de jogos, desde a primeira linha de código até ao LiveOps e ao apoio ao jogador.
Além disso, o servidor de jogos C# da Metaplay vem pré-construído com todas as funcionalidades necessárias dos jogos de topo atuais, mas é totalmente personalizável e extensível, facilitando a adição de novas funcionalidades e a modificação das existentes sempre que necessário. O Metaplay é fornecido como código-fonte e pode até ser implementado na própria nuvem do programador, dando-lhe controlo total sobre o seu jogo e os seus dados.
“Cansámo-nos dos back-ends que nos impediam de criar jogos. Por isso, criámos a Metaplay, uma plataforma completa com tudo o que os programadores precisam para criar um jogo de grande sucesso”, afirma o CEO e cofundador da Metaplay, Petri Kero. “O nosso objetivo sempre foi tornar a Metaplay global e ajudar os programadores de todo o mundo a atingirem uma verdadeira escala sem estarem limitados na sua visão criativa, e agora chegou o momento de o fazer acontecer”, continua.
O SDK da Metaplay está a reduzir consideravelmente a barreira de entrada para os criadores de jogos. A partir de apenas €995 euros por mês, os programadores ambiciosos têm acesso a todo o conjunto de tecnologias e ferramentas de back-end que a equipa da Metaplay levou décadas a construir. Isso permite que os estúdios se concentrem na comercialização, em ideias de jogos mais criativas e, em última análise, em dar ao seu jogo a melhor chance de sucesso.
“Desde 2019, temos trabalhado principalmente com alguns estúdios de jogos escolhidos a dedo em Helsínquia para construir uma plataforma de criação de jogos que, depois de começarem a usar, não conseguem imaginar a sua vida sem ela. Nós (e eles) podemos dizer com confiança que o resultado é melhor do que qualquer outra coisa que existe no mercado. Agora, não podíamos estar mais entusiasmados por apresentar a Metaplay ao mundo e mal podemos esperar que toda a gente experimente as coisas incríveis que se podem fazer com ela”, afirma Teemu Haila, cofundador e CPO da Metaplay.
Jogos como Merge Mansion da Metacore, Drive Ahead! da Dodreams e Friends & Dragons da Playsome foram criados com a tecnologia da Metaplay, enquanto várias startups de jogos promissoras apoiadas por capital de risco em Helsínquia também estão a beneficiar do acesso antecipado.
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
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