Fórum NGI 2023: Participa de conversas cruciais sobre o futuro da Internet na Europa

Fórum NGI 2023: Participa de conversas cruciais sobre o futuro da Internet na Europa

72 Visualizações
0

O Fórum NGI 2023, um evento emblemático da iniciativa Internet da Próxima Geração (NGI) da Comissão Europeia, está marcado para 15 e 16 de novembro de 2023. Com um tema virado para o futuro, “NGI Forum 2023: Unlocking the Power of Digital Commons”, o evento promete ser uma convergência de mentes brilhantes, inovadores e agentes de mudança, todos preparados para dissecar e discutir as trajetórias do futuro da Internet, com um foco laser no conceito revolucionário do Digital Commons.

A edição deste ano contará com um discurso de abertura proferido por Roberto Viola, Diretor-Geral da DG Connect (Direção-Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias) da Comissão Europeia, que se debruçará sobre o impacto da iniciativa NGI e o compromisso europeu de promover uma Internet centrada no ser humano, segura, aberta, que responda aos desafios ambientais e que respeite a Declaração Europeia dos Direitos e Princípios Digitais.

O Fórum NGI 2023 será um evento híbrido que terá lugar no local do Blue Point em Bruxelas e será transmitido em direto online. O Fórum oferecerá aos participantes de todo o mundo a oportunidade de se envolverem com os mais recentes desenvolvimentos no panorama digital. Este evento funciona como um centro dinâmico para pensadores visionários, decisores políticos e tecnólogos se debruçarem sobre a vanguarda da transformação digital da Europa.

No seu cerne, o fórum coloca o foco no conceito de Digital Commons, que é vital para promover o acesso equitativo à informação, alimentar a inovação e reforçar a soberania digital. O Fórum NGI 2023 explorará uma gama diversificada de tópicos essenciais para a transição para a futura Internet, incluindo identidade digital, Internet quântica, grandes modelos de linguagem, pesquisa na web, média social descentralizada e segurança da cadeia de suprimentos de código aberto.

Henri Verdier, embaixador francês para os Assuntos Digitais e figura-chave da diplomacia digital, proferirá uma palestra inspiradora sobre o potencial dos bens comuns digitais para apoiar a transição para a futura Internet no primeiro dia do evento. No segundo dia, Jesse Robbers, cofundador e membro do Conselho Executivo da Quantum Delta NL, fornecerá informações sobre a construção do ecossistema da Quantum Internet Network. Na qualidade de mestre de cerimónia, Jennifer Baker, conhecida como “Brussels Geek”, ajudará o público a navegar na multiplicidade de possibilidades e desafios da construção da Internet dos seres humanos.

Além disso, serão realizados workshops na noite do segundo dia, abrangendo uma série de tópicos, desde o licenciamento e os direitos de autor até à ética na pesquisa NGI e à identidade digital.

A missão da NGI é reimaginar e reestruturar a Internet. É uma iniciativa da Comissão Europeia concebida para apoiar os esforços europeus de investigação e inovação destinados a criar uma Internet de confiança, dando aos utilizadores finais mais escolha e controlo sobre os seus dados e identidade digital. Ao longo de mais de quatro anos de atividade, o NGI criou um ecossistema único de inovadores dedicados à fonte aberta e aos dados abertos. O NGI tem apoiado projetos que contribuem para soluções centradas no utilizador, como o CryptPad, o Searx, o Mastodon e muitos outros.

Regista-te para o evento e mergulha a fundo nas iniciativas que estão a orientar o futuro digital da Europa.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.