Grupo LEGO incentiva as famílias a construírem mais brincadeira a cada dia e a aderirem à campanha global ‘Brincar É o Teu Superpoder’

Grupo LEGO incentiva as famílias a construírem mais brincadeira a cada dia e a aderirem à campanha global ‘Brincar É o Teu Superpoder’

21 Visualizações
0

Num mundo em que a brincadeira é cada vez mais subvalorizada, o Grupo LEGO está entusiasmado por levantar o véu da segunda fase da campanha Brincar É o Teu Superpoder, que encoraja crianças e famílias a cada vez mais atribuírem à brincadeira um papel de protagonista na vida quotidiana.

Lançando um apelo a todos de modo que voltem a descobrir o poder transformador da brincadeira, esta campanha repleta de diversão é uma resposta direta às novas conclusões globais do Grupo LEGO, que mostram que as famílias que mais brincam juntas são as mais felizes*, enquanto 90% das crianças concordam que brincar é a melhor maneira de aprenderem, de se desenvolverem e se expressarem verdadeiramente.

A pesquisa, que abrangeu 36 países com mais de 61 500 pais e crianças entre os 5 e os 12 anos, também concluiu que 83% dos pais consideram a brincadeira uma plataforma para celebrar as diferenças de uma forma divertida e positiva e que é decisiva para promover uma visão do mundo mais inclusiva (85%). Quando a brincadeira se torna o centro das atenções, tem o superpoder de aproximar as pessoas — unindo pessoas sem olhar à cultura, raça, idade, género, capacidade e interesses.

Existe, no entanto, uma tendência preocupante: 76% dos pais afirmam que as crianças de hoje têm menos oportunidades de brincar do que as gerações anteriores. A pesquisa sublinha ainda o impacto generalizado dos dispositivos digitais, a carga de trabalho dos pais e a falta de acesso a espaços apropriados para brincar, com todos os pontos a prejudicarem cada vez mais o tempo de brincadeira em família. Os pais confessam passar quase o dobro do tempo nos telefones e laptops do tempo que passam a brincar em família, com 66% a dizerem que a pesada carga de trabalho prejudica o tempo de brincadeira e duas em cada cinco famílias não têm acesso a ambientes de brincadeira adequados ou espaços seguros para atividades lúdicas, com o resultado de um em cada cinco pais a admitir que nunca participa em brincadeira em família.

A boa notícia: quase nove em cada dez crianças e pais anseiam por mais tempo de brincadeira juntos. Brincar É o Teu Superpoder é o convite a cada família para se apoiar e ajudar a pôr de novo a brincadeira na ordem do dia!

Unir e Impelir: Superpower Studios

Restabelecendo o lugar da brincadeira no mundo, o Grupo LEGO une-se para promover o poder da brincadeira através de várias ativações pelo mundo fora.

Numa ousada reimaginação de um espaço tradicionalmente centrado nos adultos, a galeria de arte imersiva Superpower Studios surgiu no coração de Paris como uma vibrante celebração de brincadeira e ligação. Juntamente com uma equipa internacional de Play Ambassadors, comandados pela consultora criativa e fundadora da pioneira concept store parisiense Colette, Sarah Andelman, o Grupo LEGO está a restabelecer a importância da brincadeira à escala global. Com a Superpower Studios no comando, eles fomentam nas crianças e famílias a capacidade de abraçarem o seu superpoder de brincar e de com ele reconstruirem o mundo.

Para defender a brincadeira no nosso dia a dia, a China está a criar a biblioteca mais brincável do mundo. Esta experiência imersiva apresenta vários andares para explorar, incluindo uma Sala de Leitura Súper Lúdica, um espaço vibrante repleto de divertidas criações e ideias arrojadas de crianças em três zonas imersivas. Cada zona tem como tema Histórias Icónicas, Exploração Espacial e Criação de Veículos, que demonstram o superpoder da brincadeira.

Enquanto isso, na Hungria, um elétrico em tamanho real será transformado num lúdico elétrico LEGO por ocasião do Dia Mundial sem Carros, a 22 de setembro, mostrando que a brincadeira pode ser encontrada em lugares inesperados e pode tornar a vida quotidiana divertida através do poder que tem.

No Japão, estão a encorajar as crianças a adicionarem imaginação e criatividade às suas vidas com um inovador evento pop-up inspirado nos restaurantes, em que uma experiência do tipo culinário e a criativa brincadeira LEGO se encontram.

Já na Austrália, está a ser realizada uma parceria com a artista infantil Emma Watkins para reimaginar o seu estúdio de dança preferido. Com a ajuda de um grupo de “Play Experts”, está a ser transformado num espaço vibrante e criativo com tijolos LEGO, mostrando que a brincadeira e a criatividade podem transformar qualquer ambiente.

Durante o Festival das Luzes de Berlim, várias criações LEGO construídas por famílias serão apresentadas em pontos icónicos como o Brandenburger Tor, sublinhando o Superpoder da Brincadeira. As famílias participantes podem juntar-se ao LEGO Creative Camp e reconstruir o mundo com a lenda do futebol alemã Thomas Müller.

“A falta de espaços de lazer bons para as famílias e de tempo de brincadeira está a ter um impacto negativo no desenvolvimento infantil. A brincadeira é um superpoder que promove a confiança, a capacidade de resolução de problemas e competências de comunicação eficazes — atributos essenciais para um futuro bem-sucedido. O nosso objetivo é inspirar as famílias por toda a parte a reconhecer e construir o poder transformador da brincadeira, integrando-o nas suas rotinas diárias”, afirma Alero Akuya, VP of Brand Development do Grupo LEGO.

A propósito das ativações da Superpower Studios, Sarah Andelman comentou: «Quando vemos o mundo da perspetiva das crianças, sem amarras e cheia de imaginação, ele transforma-se num lugar repleto de criatividade, alegria e ligação. A criatividade floresce quando abraçamos a jovialidade como fonte de inspiração — é a faísca capaz de impelir a inovação, de tornar o comum fora do comum e reunir comunidades e visões diversas e únicas. E é disso que se ocupa a Superpower Studios.»

Brincar É o Teu Superpoder demonstra as possibilidades ilimitadas do LEGO System in Play. Todo o conteúdo de Brincar É o Teu Superpoder, incluindo uma apresentação da campanha, informações globais sobre a Superpower Studios e muito mais, estará disponível numa subpágina dedicada a Brincar É o Teu Superpoder em LEGO.com.

Para mais informações sobre Brincar É o Teu Superpoder, visita: LEGO.com/Play-Is-Your-Superpower.

A percentagem de pais que não têm acesso a um ambiente adequado, instalações ou um local seguro para brincar em família é de 41% globalmente.

Na China, a preocupação tem o valor mais elevado (67%), enquanto os pais austríacos revelam a maior satisfação (23%). Os cuidadores em França, no Reino Unido e nos EUA também estão preocupados com o declínio dos espaços recreativos bons para as famílias.

PIYS Graph scaled

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.