A Indra, empresa líder na Europa que desenvolveu o sistema de missão Maestre que será integrado em veículos blindados de rodas 8×8 Dragón e nos Veículos Blindados de Lagartas (VBL), anuncia a criação de um avançado laboratório que reproduz o veículo e ambientes operacionais emulados, para trabalhar os sistemas de missão que os veículos blindados de próxima geração irão integrar.
O novo laboratório vai facilitar o desenvolvimento e evolução do software destes sistemas, assim como a realização de treinos, manutenções 4.0 e testes para estudar como o veículo se comporta em diferentes configurações, e ainda a incorporação de novos sensores e a análise de interoperabilidade com outros sistemas. A nova estrutura dispõe de posições que facilitam a gestão do sistema de missão, tal como seria feito a partir dos lugares de motorista, líder de veículo, atirador e pelotão a bordo do veículo, lugares projetados para serem instalados em contentores ou shelters transportáveis, para que possam ser instalados nas unidades determinadas pelo exército.
O investimento realizado pela Indra neste laboratório vai facilitar a atualização constante do sistema Maestre, dos 8×8 Dragón e dos VBL, ao longo de todo o seu ciclo de vida, assim como proporcionar um ambiente para conhecer o sistema e o seu manuseamento, antes do treino nos simuladores e nos próprios veículos.
O sistema Maestre da Indra controla os sistemas de armas, alerta, autoproteção, consciência situacional, comunicações, navegação, sistema de gestão de campo de batalha e, de forma geral, todos os subsistemas transportados pelos 8×8 e pelos VBL. Trata-se do cérebro que processa todas as informações recolhidas, apresentando-as de forma integrada aos tripulantes, para que possam tomar decisões rapidamente e reagir a qualquer situação. Este é o elemento chave para a segurança, capacidade de sobrevivência, eficiência contra incêndio e capacidade de combate colaborativo dos veículos
Hélder Alves, Diretor de Defesa e Segurança da Indra em Portugal, refere que “com este laboratório e o trabalho que temos realizado nos últimos anos em conjunto com o Ministério da Defesa em Espanha, podemos afirmar que estamos na vanguarda, a nível mundial, em termos de digitalização dos veículos militares.”
A instalações, em Espanha, já foram visitadas pelas autoridades do Exército Espanhol, entre as quais a visita do Tenente General Fernando Miguel García y García de las Hijas, Chefe do Comando de Apoio Logístico do Exército, juntamente com outros oficiais, assim como com a subdireção de programas da Direção Geral de Armamento e Material Espanhola.
Maestre, um sistema à medida do exército
O Exército Espanhol, com a colaboração da Indra, definiu e desenvolveu o Maestre para cobrir as necessidades do Estado-Maior no 8×8 Dragón e nos VBL, e tem sido fundamental para que o sistema seja 100% pensado para ir ao encontro das necessidades operacionais do exército.
A Indra não está apenas a implementar esta tecnologia na nova geração de veículos blindados espanhóis, a empresa tem vindo a assumir um papel central em projetos europeus de I&D como o Famous I e II, Commands e Marte, nos quais já se trabalha na próxima geração de sistemas semelhantes.
O sistema de missão 8×8 é uma das peças-chave para a digitalização do Exército, que facilitará a incorporação de plataformas terrestres na futura Brigada de Combate Digital e a sua integração em cenários de combate na cloud e com a Futura Base Logística del Ejército de Tierra (BLET).
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.