A Lenovo Group Limited, juntamente com as suas subsidiárias (“o Grupo”), anunciam os resultados do segundo trimestre reportando receitas do Grupo de US$ 14,4 mil milhões e lucro líquido de US$ 273 milhões, com base nas Normas de Relatórios Financeiros não-Hong Kong (HKFRS). A margem de lucro bruto melhorou ano a ano para 17,5%, um recorde para um segundo trimestre. Os motores de crescimento diversificados do Grupo continuaram a apresentar um forte desempenho, com as receitas dos negócios não-PC a representar 40% das receitas do Grupo, um aumento de três pontos em relação ao ano anterior.
O Grupo está a observar sinais claros de recuperação em todo o sector tecnológico, destacando a forte execução da sua estratégia, a excelência operacional e o investimento contínuo na inovação como fatores-chave para as suas melhorias de desempenho trimestral. Olhando para o futuro, a Lenovo pretende aproveitar ainda mais as oportunidades criadas pela IA, onde está posicionada de forma única para ter sucesso devido ao seu modelo híbrido de IA, portfólio pocket-to-cloud, forte ecossistema e parcerias, e portfólio crescente de tecnologias e capacidades de IA. O seu investimento contínuo em inovação e, em particular, em IA, reforçará ainda mais a capacidade da Lenovo de obter o crescimento exponencial da IA e impulsionar o crescimento sustentável e a rentabilidade do negócio. O Grupo está confiante na sua capacidade de retomar o crescimento anual muito em breve.
Destaques financeiros:
Q2 FY 23/24
US$ millions
Q2 FY 22/23
US$ millions
Change
Group Revenue
14,410
17,090
(16%)
Pre-tax income
358
710
(50%)
Net Income (profit attributable to equity holders)
249
541
(54%)
Net Income (profit attributable to equity holders – non-HKFRS)
273
591
(54%)
Basic earnings per share (US cents)
2.09
4.54
(2.45)
O Conselho de Administração da Lenovo declarou um dividendo provisório de 8,0 centavos de HK por ação.
“No último trimestre, apesar dos desafios macroeconómicos, vimos sinais claros de recuperação em todo o setor tecnológico. Graças à nossa forte execução, excelência operacional e investimento contínuo em inovação, apresentámos melhorias consecutivas de desempenho trimestralmente, o que demonstra um caminho para a recuperação. Com a execução contínua da nossa estratégia de transformação inteligente e com o ecossistema e a parceria de IA ainda mais fortalecidos, vamos aproveitar os nossos recursos completos de IA pocket-to-cloud para oferecer aplicações híbridas de IA para todas as empresas e todos os indivíduos, e em última análise, impulsionando o crescimento sustentável para o nosso negócio,” disse o Chairman e CEO Yuanqing Yang.
Acelerando a Liderança em IA
A IA não é novidade para a Lenovo e há muito que é o foco da sua estratégia de transformação digital e inteligente. A empresa descreveu sua visão de ‘AI para Todos’ no seu evento anual de inovação Tech World em outubro, concentrando-se em particular no seu modelo para IA híbrida, onde coexistem modelos público, privado e pessoal para permitir a IA para todos, respeitando ao mesmo tempo a segurança e a privacidade. A visão da Lenovo inclui um vasto portfólio de dispositivos inteligentes, incluindo PCs, smartphones e tablets preparados para IA, bem como dispositivos, e infraestruturas, soluções e serviços otimizados para IA. A Lenovo está posicionada de forma única para capturar o crescimento exponencial da IA devido ao seu portfólio pocket-to-cloud, forte ecossistema e parcerias (incluindo uma expansão da parceria da empresa com a NVIDIA) e portfólio crescente de funcionalidades e tecnologias de IA.
O presidente e CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, foi acompanhado no palco no Tech World por líderes da Lenovo, parceiros globais, incluindo o fundador, presidente e CEO da NVIDIA, Jensen Huang; Presidente e CEO da AMD, Dr. Lisa Su, e o presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali. Presidente e CEO da Microsoft, Satya Nadella, CEO e presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, e CEO da Intel, Pat Gelsinger, que marcaram presença no Tech World, através de link de vídeo.
Conforme anunciado no último trimestre, a Lenovo está a investir mais US$ 1 mil milhão em projetos baseados em inovação em IA, que não só irá garantir a concretização da sua visão de “IA para Todos”, como também poderá impulsionar crescimento para todo o negócio.
Grupo de Soluções e Serviços (SSG): Receita recorde e lucro operacional, acumulando soluções e serviços de IA
Desempenho do Q2 FY23/24:
SSG superou recordes no segundo trimestre tanto em receita quanto em lucro, com receita de US$ 1,9 mil milhão e uma margem operacional de 20%.
Os serviços de suporte e software foram o principal motor de lucro do grupo SSG.
Managed services e Projetos e Soluções expandiram ainda mais no segundo trimestre, representando juntos 56% da receita do SSG, um aumento de três pontos em relação ao ano anterior.
Oportunidades e Crescimento sustentável:
SSG revela-se no momento certo para crescer, incluindo Digital Workplaces Solutions (DWS), Cloud Híbrida e soluções e serviços de sustentabilidade.
SSG reforçou a sua oferta principal para apoiar indústrias verticais específicas com soluções inteligentes e serviços, para conquistar negócios inovadores com clientes em vários mercados.
A nova prática de serviços profissionais de IA híbrida da Lenovo permite ainda que as empresas utilizem soluções híbridas de infraestrutura e IA para transformar seus negócios.
Grupo de Soluções de Infraestruturas (ISG): enfrentar as condições adversas do mercado e construir uma infraestrutura híbrida de IA
Desempenho do Q2 FY23/24:
As receitas de ISG diminuíram em termos anuais para 2 mil milhões de dólares, um impacto inevitável tendo em conta as condições adversas do mercado macroeconómico, do abrandamento económico e da migração de plataformas.
O ISG apresentou forte desempenho em armazenamento, software e serviços, e impulsionou o crescimento da computação de alto desempenho (HPC) e edge.
O negócio de armazenamento atingiu um recorde histórico de receitas, tornando a Lenovo o terceiro maior fornecedor de armazenamento do mundo.
Oportunidades e Crescimento sustentável:
À medida que a IA híbrida se desenvolve, impulsionará o futuro crescimento e diversificação do mercado global de infraestruturas de TIC, que a Lenovo está bem posicionada para abordar, dado o seu rico portfólio de produtos e soluções de infraestruturas.
O ISG continuará a fortalecer a competitividade do seu portfólio, bem como a excelência operacional e está confiante em retomar o crescimento e a rentabilidade o mais rápido possível.
Intelligent Devices Group (IDG): Solidificar a liderança de mercado e obter oportunidades de dispositivos de IA
Desempenho do Q2 FY23/24:
A IDG manteve sua posição global no segundo trimestre tanto em remessas quanto em ativações de PCs, apesar dos desafios do mercado.
A receita diminuiu ano a ano para US$ 11,5 mil milhões, mas a resiliência da lucratividade foi mantida com uma margem operacional líder do setor de 7,4%.
O negócio de smartphones alcançou um crescimento de vendas de mercado de dois dígitos em relação ao ano anterior, embora no geral o mercado tenha permanecido estável. O negócio melhorou a sua competitividade global de produtos, através da otimização de portfólio com um mix de produtos premium e produtos premium, impulsionado pelas vendas de razr.
Oportunidades e Crescimento sustentável:
Olhando para o futuro, o IDG aproveitará totalmente a IA generativa para acelerar o lançamento de dispositivos de IA da próxima geração, incluindo o lançamento de um PC com IA no próximo ano.
A Lenovo investirá ainda mais em inovação tecnológica para crescimento e competitividade a longo prazo.
Destaques ESG
A Lenovo foi reconhecida por diversas conquistas ESG no último trimestre, incluindo::
O Grupo foi também premiado como ‘Campeão’ na matriz de Liderança em Ecossistemas de Sustentabilidade Global da Canalys.
O Grupo foi nomeado Campeão do Clima EPEAT, com mais de 400 produtos registados como parte da primeira lista de produtos designados EPEAT Climate+. A EPEAT é a principal referência ecológica global para produtos eletrónicos e de tecnologia.
Em Setembro, a Lenovo aderiu à iniciativa Forward Faster do Pacto Global da ONU para acelerar a ação do setor privado para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a fim de cumprir a agenda 2030.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.