Fernando Costa
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
Os smartwatches estão a revolucionar a indústria tecnológica e a tomar o mundo de assalto, à medida que cada vez mais pessoas abandonam os seus relógios tradicionais em favor deste dispositivo multifuncional que faz tudo, desde o acompanhamento da forma física até ao atendimento de chamadas.
De acordo com os dados apresentados pela Watch Faces, mais de um quinto (22,5%) dos utilizadores da Internet em todo o mundo possuem agora um smartwatch, o que corresponde a um total de 1,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo – um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
A popularidade dos smartwatches varia muito de país para país, com alguns a apresentarem taxas de adoção mais significativas do que outros. Em particular, os Emirados Árabes Unidos ocupam a posição mais alta, com mais de um terço (33,4%) dos seus utilizadores de Internet (cerca de 3,1 milhões de pessoas) a possuir um dispositivo smartwatch.
A República Checa ocupa o segundo lugar, com 31,6% dos seus utilizadores de Internet (cerca de 3 milhões de pessoas) a possuírem um smartwatch, seguida de perto por Hong Kong, com 30,6% ou cerca de 2,1 milhões de utilizadores de smartwatches.
A adoção de smartwatches na Índia é de 29,1%, o que equivale a uns impressionantes 201,4 milhões de utilizadores, tendo em conta a população do país.
Entretanto, a Polónia completa o top 5 dos países com a maior taxa de adoção de smartwatches. Ali, 28,8% dos utilizadores da Internet, ou seja, cerca de 10,6 milhões de pessoas, possuem um.
Os Estados Unidos também têm uma taxa de posse de smartwatches superior à média de 26% entre os utilizadores da Internet, o que equivale a cerca de 80,9 milhões de pessoas. O seu vizinho Canadá tem uma taxa de posse de smartwatches ligeiramente inferior, de 21,8%.
No entanto, o Japão, Marrocos e o Gana têm as taxas mais baixas de adoção de smartwatches entre os utilizadores da Internet. Apesar de apresentar uma taxa de penetração da Internet de 83% em 2023, apenas 8,6% dos utilizadores de Internet japoneses possuem um smartwatch. Este facto é surpreendente, tendo em conta a reputação do Japão como uma nação conhecedora da tecnologia e um importante interveniente na indústria eletrónica. Em Marrocos, o número é de 6,4%, enquanto no Gana é de apenas 5,9%.
Os utilizadores da Internet com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos são os principais adotantes da tecnologia smartwatch, com 27,2% das mulheres e 26,9% dos homens a possuírem um.
Nomeadamente, o interesse global nos smartwatches não mostra sinais de abrandamento. De acordo com uma pesquisa anterior, gigantes da tecnologia como a Apple estão a desfrutar de uma demanda significativa pelos seus smartwatches. Em 2022, a Apple dominou o mercado de smartwatches com 50 milhões de unidades vendidas.
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
O InforGames é uma plataforma digital portuguesa dedicada ao universo dos videojogos, tecnologia e entretenimento digital. Criado por entusiastas para entusiastas, o objetivo é informar, inspirar e envolver uma comunidade cada vez mais apaixonada por este ecossistema em constante evolução.
Contacto: [email protected]