O Apple Watch tem tido um percurso tumultuoso desde o seu lançamento em 2015. Inicialmente considerado um fracasso, teve dificuldades em encontrar uma posição num mercado ainda dominado principalmente pelos relógios tradicionais. No entanto, passados oito anos, a situação inverteu-se drasticamente.
De acordo com os dados analisados pela equipa Watch Faces, as vendas anuais do Apple Watch atingiram 53,9 milhões em 2022, ultrapassando a marca dos 50 milhões pela primeira vez.
Isso significa que o Apple Watch é agora o quarto produto mais vendido da Apple, atrás do iPhone, iPad e AirPods. Desde o seu lançamento em 2015, o número total de vendas do Apple Watch atingiu 229,3 milhões.
Em 2015, quando o primeiro Apple Watch foi lançado, a Apple começou com apenas 8,3 milhões de vendas do dispositivo inteligente. Desde então, foram necessários mais cinco anos para que as vendas do Apple Watch ultrapassassem os 100 milhões e mais dois para ultrapassar os 200 milhões.
A Apple não inventou certamente o smartwatch, uma vez que o Fitbit e o Garmin já estavam no mercado algum tempo antes do lançamento do Apple Watch. No entanto, apenas alguns anos, o Apple Watch ultrapassou os seus concorrentes e ocupou a posição de liderança.
Em 2022, a Apple foi responsável por 34,1% de todas as expedições de smartwatches e 60% das receitas de todo o mercado a nível mundial. As vendas do Apple Watch também ultrapassaram o mercado suíço de relógios, com 15,8 milhões de unidades exportadas em 2022.
Arnas Jagminas, fundador de uma das aplicações Watch Faces mais bem cotadas da App Store, partilha a sua perspetiva sobre o aumento das vendas do Apple Watch:
“A vitória do Apple Watch é multifacetada. Os utilizadores apreciam a capacidade de acompanhar a sua forma física, monitorizar a sua saúde, realizar tarefas do dia a dia como navegar, responder a chamadas e mensagens de texto e até fazer compras em movimento. A possibilidade de personalizar o relógio com diferentes braceletes, caixas e combinações de mostradores eleva-o de um simples dispositivo tecnológico a uma verdadeira afirmação de moda.
No entanto, o verdadeiro catalisador do sucesso do relógio reside na sua integração perfeita no ecossistema Apple mais alargado. Este ecossistema conta com uma base de fãs dedicada e permanece sem paralelo no mundo da tecnologia, contribuindo assim para o aumento das vendas do Apple Watch.”
O segmento de vestíveis, casa e acessórios rendeu à Apple $41.1 bilhões em 2022
Embora seja uma das categorias de produtos mais recentes da Apple, o segmento de vestíveis, casa e acessórios rendeu à Apple incríveis $41.1 bilhões no ano passado – um aumento de 7% em relação a 2021.
No geral, o segmento Wearable, Home e Accessory representou um décimo da receita total da Apple em 2022. As vendas do Apple Watch podem ter contribuído entre $14 bilhões e $18 bilhões por ano.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.