ONSTRATEGY apresenta resultados do estudo do Grau de Coerência e Consistência do PROPÓSITO nas Organizações

ONSTRATEGY apresenta resultados do estudo do Grau de Coerência e Consistência do PROPÓSITO nas Organizações

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Os últimos anos têm sido marcados pela introdução, discussão e valorização do conceito de PROPÓSITO das empresas.

O PROPÓSITO das organizações está definido como a razão fundamental pela qual esta existe para além do lucro financeiro; costuma responder à pergunta “Por que estamos aqui?” focando na missão e impacto mais amplo que a mesma deseja ter num setor de atividade, na sociedade e/ou no meio ambiente.

Aparentemente a definição do PROPÓSITO é algo assumido e transversal a todas as organizações, mas a vivência em coerência desse desígnio dentro das organizações não é cristalino.

A ONSTRATEGY desafiou-se a criar e estudar nos últimos 4 anos esta temática e apresenta agora os primeiros resultados do estudo do GRAU DE COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA DO PROPÓSITO nas organizações.

Para o efeito, foram definidas 3 perguntas simples:

  1. O comportamento da equipa de Diretores e Administradores é coerente com o PROPÓSITO (missão) da organização onde trabalho?
  2. O comportamento dos meus colegas é coerente com o PROPÓSITO (missão) da organização onde trabalho?
  3. O PROPÓSITO (missão) da organização onde trabalho está alinhado com os meus valores pessoais?

E auscultados mais de 50.000 cidadãos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita ao último censos em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação. Os resultados foram os seguintes:

image1 coerencia

Após consolidada a informação referente às três questões colocadas foi criado o INDICE DE CONSISTÊNCIA que nos indica que apenas 49% dos respondentes consideram existir alinhamento e coerência total, ou seja entre todos na empresa onde trabalham (equipa de direção, colegas e o próprio):

image2 indice de coerencia

A título comparativo, em Espanha este indicador aponta para 61% (em comparação com os 49% de Portugal).
Foram também definidos diferentes níveis de alinhamento que obtiveram os seguintes resultados:

image3 alinhamento desalinhamento

Por fim, refira-se também que este resultado não é homogéneo entre indústrias e de seguida destacam-se os resultados obtidos em algumas das mais relevantes:

image4 consistency

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

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