Rui Caria apresenta documentário “Mulheres de Sol e Sal” na Xiaomi Master Class 2024

Rui Caria apresenta documentário “Mulheres de Sol e Sal” na Xiaomi Master Class 2024

28 Visualizações
0

A Xiaomi, líder global em inovação, apresenta a segunda edição da Xiaomi Master Class em Portugal, em parceria com a Leica e com o premiado fotojornalista Rui Caria, com o mote “See The World In The New Light”. Inspirada num testemunho vivo de um mundo em transformação, a edição de 2024 vem contar a história das peixeiras da Nazaré e das suas raízes, através de um corpo de trabalho documental em fotografia e vídeo, totalmente criado com o Xiaomi 14 Ultra. Esta abordagem multimédia não apenas celebra as histórias individuais das mulheres da Nazaré, mas proporciona uma reflexão sobre a passagem do tempo e a evolução cultural da região.

A Xiaomi Master Class é um projeto da Xiaomi a nível global que tem o objetivo de criar uma plataforma de ligação entre fotógrafos reconhecidos e entusiastas de fotografia, através de uma série de conteúdos online. Paralelamente a estes cursos, disponíveis para todos, a Xiaomi Master Class também organiza eventos interativos offline, incluindo palestras, entrevistas e exposições por todo mundo. A visão da Xiaomi Master Class é criar uma plataforma para que os mestres fotógrafos partilhem e inspirem pessoas de todo o mundo a explorar as infinitas possibilidades da fotografia mobile.

Rui Caria, reconhecido pela sua vasta experiência na área do fotojornalismo e pela sua participação na edição da Xiaomi Master Class 2023, explica:

“Este desafio foi muito especial, produzir um documentário na minha terra Natal; a Nazaré. E à luz do que já produzi anteriormente, nos Açores, quando contei as histórias do último chocalheiro ou do guardador de cabras, também na Nazaré procuro as pessoas que habitaram a minha infância; as mulheres da Nazaré, de negro vestidas em contraste com o imenso areal dourado, são quem quero fotografar e filmar. Já não são muitas as que ainda insistem nos xailes negros e saias de roda. E é urgente encontrar as que ainda carregam a tradição dia-a-dia e ouvir as suas histórias de sal e Sol, passadas de geração em geração.”

Durante o processo de produção, Rui Caria partilhou que, cada vez mais, os smartphones nos dão o poder de criar conteúdos através de diferentes formatos:

“O trabalho documental que me proponho desenvolver, usando o smartphone Xiaomi 14 Ultra, não termina apenas na fotografia, mas, e pelas capacidades de vídeo deste equipamento, terá um resultado multimodal. As fotografias tiradas com o equipamento serão usadas como base de um filme também ele filmado com o smartphone. E a peça documental, não será apenas fotográfica, mas resultará num produto transmedia que usará o vídeo e a fotografia para comunicarem a mesma história em modos e plataformas diferentes.”

Tiago Flores, Country Diretor da Xiaomi em Portugal, refere que:

“Esta parceria com a Leica e a colaboração com Rui Caria na Xiaomi Master Class refletem o nosso compromisso em impulsionar a excelência na fotografia mobile. Estamos entusiasmados por oferecer aos entusiastas da fotografia uma plataforma para explorar novas fronteiras criativas, enquanto continuamos a elevar os padrões da inovação. É um passo emocionante para a Xiaomi e uma oportunidade única na criação de tecnologia de ponta cada vez mais acessível a todos”

Nesta edição em que a Xiaomi desafiou reconhecidos fotógrafos Leica a explorar o mundo através de uma nova perspetiva, em Portugal, o primeiro episódio foi lançado ontem, apresentando o fotojornalista Rui Caria e a sua visão na fotografia. O segundo episódio abordará as mulheres da Nazaré, numa perspetiva documental, com lançamento marcado para o dia 23 de abril. Na semana seguinte, a 30 de abril, será lançado o último vídeo, exibindo o resultado da reportagem multimodal, juntamente com a explicação da abordagem técnica aplicada por Rui Caria. No final de Maio haverá uma Master Class presencial lecionada pelo Rui Caria, com lugares limitados, na Leica Store Porto, data a ser anunciada em breve.

Com a Xiaomi Master Class 2024, a empresa reafirma o seu compromisso em incentivar a criatividade e a inovação na fotografia mobile. Ao unir tecnologia de ponta com a expertise de fotógrafos de renome, a Xiaomi continua a traçar o caminho para uma nova era na captura de imagens, onde a criatividade não tem limites.

Xiaomi Master Class Nazare 2024

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.