Fernando Costa
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
A Salesforce, líder mundial em CRM baseado em Inteligência Artificial (IA), acaba de apresentar os resultados da mais recente edição do Mulesoft Connectivity Benchmark Report. À medida que a procura por mais e melhores recursos de TI aumenta, o relatório revela que 96% dos líderes empresariais de TI na Europa implementaram ou planeiam implementar agentes de IA nos próximos dois anos. No entanto, 94% dos inquiridos têm dificuldade em integrar dados entre sistemas, e apenas 32% das aplicações estão ligadas normalmente dentro das empresas, impactando a precisão e a utilidade dos agentes de IA.
Os resultados dos agentes de IA dependem de dados conectados que, por sua vez, permitem uma compreensão abrangente do contexto e das nuances nas consultas dos utilizadores. Estes agentes reúnem dados estruturados e não estruturados, provenientes de diferentes fontes, incluindo CRM, ERP e HCM, e ainda e-mails, PDFs, Slack e muito mais. Todos estes dados são utilizados para a tomada de decisões e para que os agentes de IA possam agir em qualquer processo de negócio. Ao integrar os dados, sistemas e aplicações, as empresas podem tirar partido de uma força de trabalho digital ilimitada, capacitada por IA, que pode agir de forma autónoma em todos os negócios para realizar com sucesso tarefas simples e complexas.
Andrew Comstock, Senior Vice Presidente and General Manager da MuleSoft afirma que “enquanto mão-de-obra digital ilimitada, os agentes de IA estão preparados para transformarem as empresas. Vemos previsões de novos níveis de eficiência e produtividade com a força de trabalho unificada entre humanos e agentes. No entanto, para desbloquear esta nova capacidade, a integração e as APIs são essenciais para construir uma base pronta para o agente. Os agentes dependem de dados unificados e ações empresariais, capacitados por integração e automatização, para fornecerem respostas precisas e de confiança, executando tarefas complexas em várias etapas.”
As equipas de TI já responsáveis pela manutenção dos sistemas atuais estão a lutar para satisfazerem a nova procura por soluções de IA.
Os agentes de IA e as soluções de integração apresentam uma oportunidade para melhorar a produtividade, aumentar a eficiência e reduzir custos, agindo em nome das equipas de TI que estão sobrecarregadas.
O número crescente de aplicações e modelos de IA utilizados pelas empresas cria silos de dados que podem limitar a capacidade dos agentes de operar eficazmente.
Ao alinhar as estratégias de integração e IA, as empresas podem simplificar e unificar as suas infraestruturas de dados, libertando todo o potencial dos seus dados para capacitarem eficientemente os agentes de IA. Utilizando estas ferramentas, os agentes podem aceder a dados críticos e específicos do negócio, para funcionarem da melhor forma e estenderem-se por toda a empresa, interagindo diretamente com os sistemas e automatizações existentes.
Além de permitir que os agentes de IA acedam a serviços, bases de dados e funcionalidades fornecidas pelas aplicações, os líderes de TI também destacam o valor comercial significativo das APIs – desde o aumento da eficiência ao impacto nas receitas.
Beena Ammanath, líder global do Instituto de IA da Deloitte explica que, “na era dos agentes, os líderes de TI procuram formas de satisfazerem a crescente procura por eficiência e produtividade. Esta pressão sobre as suas equipas está a aumentar, à medida que navegam a equilibrar as capacidades atuais com as aspirações do negócio: incorporando constantemente IA e agentes autónomos num ecossistema de centenas de aplicações distintas, ao mesmo tempo que mantêm esses mesmos sistemas. As empresas líderes devem estabelecer uma estratégia de integração proativa, para unificarem todo o património de TI, abrangendo aplicações e sistemas, automatizações e APIs, todos vitais para impulsionarem o crescimento das receitas e reduzirem os custos operacionais.”
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
O InforGames é uma plataforma digital portuguesa dedicada ao universo dos videojogos, tecnologia e entretenimento digital. Criado por entusiastas para entusiastas, o objetivo é informar, inspirar e envolver uma comunidade cada vez mais apaixonada por este ecossistema em constante evolução.
Contacto: [email protected]