Salesforce, Slack e Google Cloud assinam  maior parceria de integração de IA do setor

Salesforce, Slack e Google Cloud assinam maior parceria de integração de IA do setor

21 Visualizações
0

A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial, juntamente com o Google Cloud, acaba de anunciar uma parceria ampliada com uma nova capacidade de criar agentes de IA no CRM Salesforce e no Slack. Os agentes utilizam modelos Gemini através do Vertex AI do Google Cloud, que aproveitam, com segurança, os dados dos clientes da Salesforce e do Google Cloud. Juntamente com as integrações bidirecionais existentes entre a Salesforce e o Google Workspace, as duas empresas lançam agora a plataforma de produtividade empresarial mais capaz e com maior capacidade de IA disponível.

Pela primeira vez, as empresas vão poder utilizar modelos Gemini no Slack, possibilitados pelo Agentforce e pelas novas integrações entre a plataforma e o Vertex AI do Google Cloud. Mais do que apenas um “copiloto”, os agentes vão usar a plataforma de IA de nível empresarial do Google Cloud e modelos como o Gemini Pro, para ajudar os utilizadores a realizarem o seu trabalho de forma mais rápida e eficaz, nas plataformas de produtividade que mais utilizam.

Do ponto de vista prático, os utilizadores vão poder fazer perguntas diretamente aos seus agentes, com tecnologia Gemini na barra lateral da aplicação Slack AI, ou mencionando apenas o seu agente com tecnologia Gemini nos seus canais ou conversas do Slack. As aplicações em causa podem ajudar os utilizadores a resolver problemas de negócios, sugerindo respostas concretas que fazem referência aos dados da própria empresa. Exemplos das consultas possíveis a fazer à plataforma podem incluir “Quantos contactos é que a minha equipa fez com este cliente no último trimestre?” ou “Qual é o nosso progresso face ao objetivo deste mês?”

Como esses agentes aproveitam a Vertex AI do Google Cloud, beneficiam ainda dos mais recentes recursos de IA de nível empresarial em áreas como prompt engineering, Retrieval Augmented Generation (RAG), base em dados corporativos, com base nos dados da empresa ou na pesquisa Google, assim como uma variedade de outras opções de ajuste que garantem os mais altos níveis de confiança e precisão nas respostas.

Salesforce lança rede de parceiros Agentforce, o primeiro ecossistema do setor para agentes autónomos de IA

A Salesforce anuncia ainda a Agentforce Partner Network, um ecossistema global de fornecedores de tecnologia de agentes pré-construídos e com ações inteligentes de agentes, para acelerar o sucesso com agentes autónomos de IA. Com a Agentforce Partner Network, as empresas vão poder implementar agentes criados por parceiros e ações de agentes especializados do primeiro ecossistema do setor para agentes de IA.

“Os agentes representam uma nova fronteira na IA, permitindo que humanos com IA impulsionem juntos o sucesso do cliente. Os agentes são tão capazes quanto o conhecimento, as ações e as instruções que os impulsionam”, explica Brian Millham, presidente e COO da Salesforce. “Este ecossistema vai dar aos nossos parceiros um caminho para a criação de agentes de IA, assim como vai dar aos clientes o melhor sistema operacional para IA, capcitando os agentes autónomos com competências, tecnologia desenvolvida especificamente e conhecimento de domínio, para que as empresas possam aumentar a produtividade e criar mais emprego. Com o Agentforce, a era dos copilotos e chatbots desconectados e estáticos acabou.”

O Agentforce é a forma como os humanos irão impulsionar o sucesso dos seus clientes, juntamente com a IA, equipando as empresas com agentes autónomos que irão aumentar a escala, a eficiência e a satisfação. Para que estes agentes de IA atuem de forma autónoma, precisam do contexto adequado de cada sistema que um cliente utiliza. Com uma empresa média a gerir quase 1.000 aplicações diferentes, os agentes precisam de ser capazes de trabalhar num conjunto complexo de sistemas e plataformas, para terem o conhecimento, os dados e o acesso específicos dos domínios corretos, para agir em nome do cliente.

A Agentforce Partner Network, que inclui empresas como a Amazon Web Services, Box, Certinia, Copado, Coupa, Google, Honeywell, IBM, Workday, Zoom e muito mais, vai criar integrações para que as empresas possam permitir que os agentes liguem e interajam com agentes e plataformas externas para ajudar os clientes finais a realizarem mais com os produtos que utilizam todos os dias.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.