SoftBank Corp., NEC e Broadcom validam em conjunto a virtualização da RAN através da unificação entre a arquitetura O-RAN e a Telco Cloud

SoftBank Corp., NEC e Broadcom validam em conjunto a virtualização da RAN através da unificação entre a arquitetura O-RAN e a Telco Cloud

20 Visualizações
0

O SoftBank Corp. (“SoftBank”), a NEC Corporation (“NEC”) e a VMware, recentemente adquirida pela Broadcom Inc., verificaram em conjunto a virtualização da rede de acesso rádio (“RAN”), que é o front end da rede móvel. As empresas confirmaram a viabilidade da modernização da RAN através da convergência entre a arquitetura O-RAN e a Telco Cloud.

Nesta validação conjunta, o sistema RAN virtualizado (“vRAN”) consistiu de uma infraestrutura comum de uso geral definida pelo SoftBank, de aplicações vRAN que utilizavam a arquitetura O-RAN da NEC e de uma plataforma vRAN otimizada para a plataforma Telco Cloud da VMware.

As aplicações vRAN foram virtualizadas através da tecnologia de contentores (containers), desagregando a função de rede da RAN em Unidades Centrais (CUs) e Unidades Distribuídas (DUs), que nas redes convencionais eram implementadas pela Unidade de Banda Base (BBU). Ao adotar a arquitetura O-RAN, as aplicações vRAN foram implementadas na plataforma vRAN O-Cloud, como O-CU e O-DU. Para além disso, a adoção da tecnologia nativa na cloud para a plataforma vRAN otimizada para a Telco Cloud, permitiu automatizar de forma avançada a construção e otimização das aplicações RAN.

Como resultado da validação conjunta, as empresas confirmaram que é possível modernizar um sistema RAN tradicional para um sistema vRAN, unificando e melhorando a eficiência das operações de rede. Especificamente, as empresas confirmaram que a adoção da arquitetura O-RAN permite operações abertas e unificadas, desde o projeto e aquisição até à construção e operação. Também confirmaram que a otimização para Telco Cloud permite a construção e operação de um sistema RAN escalável que permite operações inteligentes e eficientes.

Funções e Responsabilidades

Seguem-se as respetivas funções e responsabilidades para cada empresa envolvida:

  • SoftBank – Conceção e construção da infraestrutura vRAN (servidor COTS, equipamento de rede).
  • NEC – Desenvolvimento e construção de aplicações vRAN (CU, DU), desenvolvimento e construção da RU (Unidade Rádio).
  • Broadcom – Desenvolvimento e construção da plataforma vRAN (IaaS, CaaS, PaaS, SO em tempo real).

Verificação de detalhes

As empresas construíram um ambiente de validação que simula um ambiente comercial e verificaram o seguinte:

  • Processo básico de comunicação para CU/DU/RU ao longo da arquitetura O-RAN.
  • Processamento de baixa latência e baixo jitter da DU utilizando um sistema operativo em tempo real.
  • Eficiência da construção do sistema RAN com funções avançadas de automatização geridas pela PaaS.
  • Robustez carrier-grade com a função de healing a ser gerida pela PaaS.
  • Fácil escalamento utilizando a função de escalamento gerida pela PaaS.
  • Operações unificadas de funções multi-tenant geridas por IaaS/CaaS.
Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.