Fernando Costa
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
2024 foi o ano das descobertas gastronómicas. Da ascensão do Korean BBQ, com um crescimento recorde de popularidade entre os portugueses, ao boom do brunch, os portugueses redescobriram o prazer de explorar novos sabores. No entanto, o sushi continua a ser líder nas pesquisas. Na DIG-IN, plataforma líder no setor de Food Tech, reunimos as principais tendências e os hábitos de pesquisa que marcaram o ano, revelando os sabores e atributos mais procurados pelos utilizadores da app.
Os portugueses continuam a ser apaixonados por sushi, que mantém uma posição de destaque, com o dobro das pesquisas do ano anterior. Contudo, houve um crescimento notável no interesse por novas cozinhas.
O brunch, que ocupa agora a segunda posição, cresceu significativamente e a cozinha coreana também surpreendeu, com o Korean BBQ destacando-se como o estilo de cozinha com maior crescimento do ano, refletindo uma procura crescente por sabores intensos e inovadores.
Outras cozinhas que mostraram um bom desempenho incluem ramen e as sempre populares cozinhas mexicana, italiana e chinesa. A carne e o peixe continuam a ser também dos mais preferidos, com uma crescente valorização de pratos frescos e de qualidade.
A análise de dados da DIG-IN mostra que as reservas online cresceram 7%, confirmando a preferência por soluções práticas. Espaços family-friendly e restaurantes com vista para o rio, mar ou cidade também ganharam destaque, evidenciando o desejo de experiências gastronómicas completas.
De janeiro a maio, as pesquisas por cozinhas internacionais, especialmente as orientais (como Korean BBQ, japonesa e chinesa), aumentaram, refletindo uma tendência de maior abertura a sabores exóticos e novas experiências gastronómicas.
Durante os meses de verão (entre junho e setembro), as pesquisas por seafood, comida saudável e peixe fresco destacaram-se, acompanhadas por um pico inesperado na procura de pizza e hambúrguer no mês de agosto.
Em 2024, as funcionalidades da app DIG-IN continuaram a transformar a experiência dos utilizadores. As transações PRO permitiram poupanças impressionantes, com um utilizador a poupar até 930,17€ ao longo do ano e uma transação única a alcançar uma poupança de 256€. A plataforma reforça, assim, o seu compromisso com a inovação e a acessibilidade.
2024 foi um ano que surpreendeu e que foi marcado pela inovação e pela procura de soluções mais conscientes e práticas, tanto por parte dos consumidores como das empresas. Uma das grandes conquistas DIG-IN foi a criação da DIG-IN BIZ, que reforça a importância da análise de dados para decisões estratégicas. Sempre de mãos dadas com os parceiros, a DIG-IN potenciou o crescimento empresarial e ajudou a moldar o futuro da restauração, consolidando o nosso compromisso com a evolução do setor.
Em 2025, com ainda mais foco nos dados, a DIG-IN promete continuar a ser a plataforma que acompanha estas mudanças, liderando a evolução da gastronomia e respondendo às necessidades dos seus utilizadores e parceiros.
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
O InforGames é uma plataforma digital portuguesa dedicada ao universo dos videojogos, tecnologia e entretenimento digital. Criado por entusiastas para entusiastas, o objetivo é informar, inspirar e envolver uma comunidade cada vez mais apaixonada por este ecossistema em constante evolução.
Contacto: [email protected]