TikTok e MiudosSegurosNa.Net assinam parceria

TikTok e MiudosSegurosNa.Net assinam parceria

25 Visualizações
0

O TikTok está focado em fornecer à sua comunidade uma plataforma que ofereça uma experiência alegre, criativa e, acima de tudo, segura. Para enfrentar os desafios de longa data do setor em torno da segurança dos jovens, a plataforma de entretenimento está a adotar uma abordagem holística que engloba várias vertentes.

Um passo importante é implementar a segurança desde o design, através de políticas e ferramentas disponíveis na aplicação, que proporcionem uma experiência adequada à idade dos adolescentes. Quando os adolescentes começam a utilizar o TikTok, o acesso ao LIVE e às mensagens diretas é intencionalmente restringido; as contas dos utilizadores dos 13-15 anos são privadas por predefinição; ou a definição de tempo de ecrã diário para os adolescentes para 60 minutos por predefinição; ou silenciar as notificações e os Níveis de Conteúdo para ajudar a proteger ainda mais a experiência de visualização. Outro passo essencial é a colaboração com o setor e a criação de parcerias com especialistas locais.

A colaboração com uma organização conceituada como a MiudosSegurosNa.Net é fundamental para ouvir o feedback local, permitindo melhorar, bem como, partilhar as melhores práticas e acompanhar os desenvolvimentos emergentes no contexto local. De facto, para além da parceria em curso, a MiudosSegurosNa.Net vai adaptar vários materiais de segurança do TikTok especificamente para o público português. Estes recursos serão distribuídos regularmente ao longo do ano às famílias e às instituições de ensino em Portugal. O objetivo é aumentar significativamente a sensibilização para todo um conjunto de recursos disponíveis para garantir uma experiência online segura e responsável.

O projeto MiudosSegurosNa.Net é uma organização portuguesa que ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por menores, adolescentes e adultos. Com o crescimento exponencial das novas tecnologias e os potenciais riscos a elas associados, a organização considera que as famílias, as escolas e as comunidades devem trabalhar em conjunto para minimizar os riscos a que os menores estão expostos online, bem como para lhes permitir maximizar os benefícios apresentados pelas tecnologias ao seu dispor.

Em 2024, e graças a esta parceria, será possível desempenhar um papel central em grandes eventos em Portugal focados no bem-estar e segurança digital. Entre eles, destacam-se a participação na Semana do Bem-Estar Digital, a 2ª Conferência Internacional para o Bem-Estar Digital, que se realiza no Porto, nos dias 3 e 4 de maio, e uma presença significativa na Global StopCyberbullying Telesummit, em outubro, ambos organizados pela Agarrados à Net, um projeto conjunto da  MiudosSegurosNa.Net e da Cristiane Miranda – Coach – que conta com a participação ativa de educadores, instituições e cuidadores.

“É com agrado que vemos o investimento que o TikTok está a fazer na segurança digital e no bem-estar dos jovens portugueses. Pessoalmente, vejo esta parceria como mais um reconhecimento da importância do trabalho que tenho vindo a desenvolver desde 2003”, afirma Tito de Morais, do projeto MiudosSegurosNa.Net.

“Garantir a segurança da nossa comunidade, especialmente dos jovens utilizadores, é o nosso principal objetivo. O envolvimento dos pais, educadores e instituições em colaboração com a MiudosSegurosNa.Net é fundamental para este objetivo. Encorajamos o diálogo contínuo sobre segurança online, utilizando uma linguagem que se adeque aos adolescentes, para criar um ambiente educativo aberto e de confiança. De facto, esta colaboração visa reunir todas as partes interessadas num compromisso partilhado de responsabilidade educativa e reciprocidade”, afirma Chiara Nava, Trust, and Safety Partnership Manager TikTok South Europe.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.