Fernando Costa
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
A AWS acaba de anunciar cinco inovações de Generative AI, incluindo a disponibilidade geral do Amazon Bedrock e do Amazon Titan Embeddings, a chegada do Llama 2 no Amazon Bedrock, em breve, e novos recursos de Generative AI para o CodeWhisperer e o QuickSight, para que os clientes possam criar novos aplicativos de Generative AI, aumentar a produtividade dos colaboradores e transformar os seus negócios.
Organizações de várias dimensões e setores têm interesse em utilizar ferramentas de Generative AI para transformar as suas operações, redefinir a forma como resolvem problemas mais exigentes e criar novas experiências para o utilizador. Embora os recentes avanços na Generative AI tenham captado uma atenção generalizada, muitas empresas não conseguiram, ainda, fazer parte desta transformação.
Com estes anúncios, a AWS disponibiliza mais segurança, a possibilidade de escolha e desempenho aos clientes, além de os ajudar a alinhar a estratégia de dados em toda a organização, para que possam tirar o máximo partido do potencial transformador da Generative AI.
Clientes de vários setores estão a tirar partido dos serviços de Generative AI da AWS para criar novas aplicações, acelerar a produtividade dos programadores e ajudar os analistas a obter informações mais rapidamente.
A adidas é um desses exemplo, sendo uma das maiores marcas desportivas do mundo. “Estávamos entusiasmados por fazer parte da pré-visualização do Amazon Bedrock e pôr as mãos à obra”, refere Daniel Eichten, vice-presidente de Arquitetura Empresarial da adidas. “O Amazon Bedrock rapidamente se tornou um input altamente valioso ao nosso kit de ferramentas de Generative AI, permitindo que nos concentrássemos nos aspetos principais dos nossos projetos LLM, enquanto deixamos que este lide com o trabalho pesado de gestão de infraestrutura. Utilizando o Amazon Bedrock, desenvolvemos uma solução de Generative AI que dá à comunidade de engenheiros da adidas a capacidade de encontrar informações e respostas de nossa base de conhecimento por meio de uma única interface de conversação, cobrindo tudo, desde o início até questões altamente técnicas”, acrescenta.
A PGA TOUR é a principal organização de membros do mundo para jogadores de golfe profissionais em digressão. “Criar experiências únicas e envolventes para os fãs é uma das principais prioridades da PGA TOUR”, refere Scott Gutterman, vice-presidente sénior de Operações Digitais da PGA TOUR. “Juntamente com a AWS, temos vindo a transformar a forma como o conteúdo de golfe é criado, distribuído e vivido. Agora, utilizando o Amazon Bedrock, vamos abrir novos caminhos à medida que redefinimos a forma como os fãs do golfe se ligam e seguem o nosso desporto. A utilização de Generative AI permitir-nos-á criar novos pontos de contacto para os nossos fãs e criar uma plataforma de IA para avaliar o desempenho de jogo dos intervenientes e fazer recomendações de ajustes em diferentes buracos ou campos. A AWS permite-nos maximizar o aproveitamento dos nossos dados, ao mesmo tempo que proporciona um ambiente seguro para proteger a nossa propriedade intelectual”, acrescenta.
O BMW Group é um fabricante global de automóveis e motociclos premium. “Aqui na BMW, os nossos especialistas regionais estão concentrados na otimização do inventário em toda a nossa cadeia de fornecimento”, refere Christoph Albrecht, especialista em engenharia e análise de dados do BMW Group. “Estas equipas recebem pedidos regulares de stakeholders, como os membros do conselho de administração ou especialistas da cadeia de fornecimento, para criarem novas páginas de dashboards, que lhes permitam analisar as últimas tendências. A nova experiência de criação com tecnologia Q do QuickSight traz uma enorme poupança de tempo para a criação de cálculos, sem que seja necessário parar para fazer consultas, criar imagens rapidamente e, em seguida, refinar a apresentação visual para uma experiência precisa. Tudo com uma linguagem natural. Assim, especialistas regionais podem cativar os nossos utilizadores do setor empresarial, com uma resposta mais célere tomar decisões críticas mais rapidamente”, acrescenta.
O seu primeiro PC foi um ZX Spectrum, apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser o Favorito. Criador do InforGames.pt e fã de jogos de Corrida, estratégia e luta.
O InforGames é uma plataforma digital portuguesa dedicada ao universo dos videojogos, tecnologia e entretenimento digital. Criado por entusiastas para entusiastas, o objetivo é informar, inspirar e envolver uma comunidade cada vez mais apaixonada por este ecossistema em constante evolução.
Contacto: [email protected]