DOCOMO e NEC vão criar a “OREX SAI”, uma joint-venture para fornecer soluções OREX destinadas a implementações globais de Open RAN

DOCOMO e NEC vão criar a “OREX SAI”, uma joint-venture para fornecer soluções OREX destinadas a implementações globais de Open RAN

25 Visualizações
0

A NTT DOCOMO, INC. e a NEC Corporation anunciaram a criação de uma joint venture, a OREX SAI, INC., a 1 de abril, com o objetivo de fornecer soluções OREX Package para a implementação global em grande escala de serviços Open RAN.

A OREX SAI irá adquirir produtos e serviços a nível local aos OREX PARTNERS de cada mercado e efetuar verificações do sistema para fornecer redes móveis adaptadas às necessidades de cada operador internacional de telecomunicações. Aproveitando a infraestrutura comercial estabelecida e a rede mundial da NEC em mais de 50 países e territórios, a joint venture acelerará a sua expansão global em termos do negócio Open RAN.

Adicionalmente, a DOCOMO e a NEC planeiam reforçar a cooperação com os OREX PARTNERS através da OREX SAI para promover a comercialização e a realização de uma verdadeira Open RAN que permita a interoperabilidade de equipamentos e sistemas de diversos fornecedores.

A joint-venture adquirirá todo o equipamento e software necessários de rede Open RAN aos OREX PARTNERS e, em seguida, irá proceder à verificação do sistema para o planeamento e construção de redes móveis otimizadas, adaptadas a cada operador de telecomunicações. Os serviços full-stack incluirão o planeamento, a construção, a manutenção e a operação no âmbito dos OREX packages.

A DOCOMO estabeleceu a O-RAN ALLIANCE com as principais operadoras de telecomunicações mundiais em fevereiro de 2018 e lançou no Japão o primeiro serviço nacional Open RAN 5G, a nível mundial, em março de 2020. Desde a introdução da marca OREX em fevereiro de 2023, a DOCOMO tem apoiado verificações Open RAN para operadoras de telecomunicações internacionais com o objetivo de ajudar a criar redes móveis mais abertas em todo o mundo.

A NEC, que forneceu soluções Open RAN a operadores de telecomunicações no Japão e noutros países, foi selecionada pela DOCOMO como fornecedor de redes de acesso rádio virtualizadas (vRAN), um dos serviços comerciais 5G da DOCOMO no Japão. Com uma vasta experiência na construção de infraestruturas de comunicação em todo o mundo, a NEC oferece fortes capacidades de integração de sistemas (SI).

Na sua colaboração com os OREX PARTNERS para concretizar a Open RAN, a DOCOMO e a NEC reconhecem a importância de otimizar o fornecimento local de produtos e serviços. Assim sendo, irão agora formar esta joint venture para estabelecer um sistema a nível mundial capaz de acelerar a realização da Open RAN.

Hiroshi Kobayashi, Presidente e CEO da OREX SAI, afirmou: “Estamos entusiasmados por levar as nossas verdadeiras soluções Open RAN aos operadores de telecomunicações de todo o mundo através da joint venture OREX SAI, que combina a experiência de implementação Open RAN da DOCOMO, as inovadoras soluções OREX e as capacidades de integração de sistemas a nível mundial da NEC. Estamos empenhados em promover a inovação e a conectividade para todos, tornando as telecomunicações globais abertas, contínuas e inclusivas”.

No futuro, a OREX SAI irá trabalhar com os OREX PARTNERS para fornecer produtos e serviços otimizados que acelerem a adoção de soluções Open RAN de alta qualidade, económicas e eficientes em termos energéticos. Para além disso, irá reforçar a cooperação com parceiros internacionais para promover um ecossistema dinâmico e aberto.

A nova empresa irá também explorar a aplicação da rede de transmissão totalmente fotónica IOWN da NTT, a utilização de servidores de baixo consumo equipados com dispositivos optoelectrónicos e a colaboração com a Cognitive Foundation.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.