Forte crescimento do 5G – tráfego global de dados móveis previsto triplicar em seis anos

Forte crescimento do 5G – tráfego global de dados móveis previsto triplicar em seis anos

34 visualizações
0

A Ericsson prevê que até ao final de 2023 sensivelmente 20% das subscrições de serviços móveis a nível global sejam subscrições 5G, demonstrando um crescimento sólido, apesar dos contínuos desafios económicos e da instabilidade geopolítica em alguns mercados. Este dado +e mencionado na edição de novembro de 2023 do Ericsson Mobility Report, que estima um aumento de 63% em relação a 2022, com 610 milhões de novas subscrições 5G para este ano – o que perfaz um total global de 1,6 mil milhões, cerca de 100 milhões acima do antecipado.

O mais recente relatório – a vigésima quinta edição – apresenta uma nova projeção temporal para as previsões estatísticas, ao estender-se até 2029, ao invés de 2028. Em conformidade com as edições anteriores, o relatório de novembro de 2023 confirma que os casos de uso mais comuns nos consumidores nas fases iniciais do 5G baseiam-se no acesso móvel otimizado de banda larga, o acesso sem fio fixo wireless, gaming e os serviços baseados em AR/VR.

A nível regional, a adesão às subscrições de serviços móveis 5G na América do Norte continua a ser forte. Até ao final de 2023, espera-se que a região tenha a maior implementação de assinaturas 5G a nível global, atingindo os 61%. O crescimento das subscrições 5G também tem sido significativo na Índia. No final do ano (catorze meses após o seu lançamento comercial), espera-se que a implantação do 5G tenha ultrapassado os 11% na Índia.

Até 2029, estima-se que as subscrições globais de 5G aumentem em mais de 330%, ou seja, passarão dos 1,6 mil milhões para 5,3 mil milhões. A cobertura do 5G deverá estar disponível para mais de 45% da população mundial até ao final deste ano, e para 85% até ao final de 2029. Prevê-se que a América do Norte e o Conselho de Cooperação do Golfo tenham as taxas regionais mais altas de implementação 5G até ao final de 2029, atingindo os 92%. A Europa Ocidental deverá surgir a seguir, na ordem dos 85%.

Fredrik Jejdling, Executive Vice President and Head of Networks, Ericsson, afirma: “Com mais de 600 milhões de subscrições de 5G adicionadas globalmente este ano, e em contínuo crescimento em todas as regiões, é evidente uma forte procura por conectividade de alto desempenho. A expansão do 5G persiste, e observamos um número crescente de redes 5G autónomas a serem implementadas. Tal cria oportunidades para suportar novas e mais exigentes aplicações, tanto para consumidores, como para empresas”.

O consumo médio global de dados por smartphone continua a crescer. Estima-se que o tráfego total de dados móveis triplique entre o final de 2023 e o final de 2029 – esta estimativa deve-se a fatores, como melhorias nas capacidades dos dispositivos, um aumento no conteúdo intensivo de dados e evoluções contínuas no desempenho das redes implementadas.

Peter Jonsson, Executive Editor, Ericsson Mobility Report, Ericsson, declara: “A taxa de crescimento de dados nas redes móveis reflete claramente a paixão dos consumidores por aplicações relacionadas com banda larga móvel de melhor qualidade. Esta tendência aumentará à medida que mais consumidores em todo o mundo adotem o 5G, e novos casos de uso surjam, desencadeando um maior crescimento no tráfego de dados. Como a maior parte do tráfego é gerada em ambientes fechados, onde as pessoas normalmente passam a maior parte do seu tempo, há uma crescente necessidade de expandir a cobertura do mid-band 5G, tanto em espaços interiores, como exteriores, para garantir uma experiência abrangente 5G em todos os locais”.

A faixa média 5G combina alta capacidade com uma boa cobertura, tornando-a na opção ideal para oferecer a experiência completa 5G. A cobertura populacional global da faixa média 5G está atualmente acima de 40%, um aumento em relação aos 30% registados no ano transato. O aumento é impulsionado principalmente por grandes implementações de mid-band na Índia, mas também na Europa.

O relatório também explora a conectividade wireless na indústria de transformação, como é que o 5G está a tornar-se um fator-chave da produção, e de que forma possibilita a flexibilidade necessária para apoiar mudanças rápidas e realocação de recursos.

O Relatório de Mobilidade Ericsson de novembro de 2023 inclui três artigos detalhados:

  • A implantação em grande escala do 5G Standalone impulsionará a transformação digital na Índia.
  • A procura por conectividade em ambientes fechados impulsiona a necessidade de um desempenho otimizado.
  • A flexibilidade concedida pelo 5G em gigafactories e unidades de produção de aço ecológico.

Podes ver o relatório completo aqui.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.