Grupo Noesis cresce mais de 20% e atinge volume de negócios recorde

Grupo Noesis cresce mais de 20% e atinge volume de negócios recorde

22 Visualizações
0

A Noesis, consultora tecnológica internacional, de origem portuguesa, atingiu, em 2023, um volume de negócios recorde de 67.6 milhões de euros. Este resultado representa um crescimento de 21%, face ao ano anterior, que se traduz num crescimento assinalável e sustentado, com um EBITDA de 5.8M€ o qual materializa uma melhoria de 46,1% face ao ano anterior. 2023 assinalou o último ano de execução do plano estratégico para o quadriénio 2020-2023, registando-se o cumprimento, em pleno, de todos os objetivos nele definidos.

No mercado português, a Noesis registou um crescimento ano-a-ano na ordem dos 30%, refletindo a conquista de cerca de 30 novos clientes, que passaram a confiar na Noesis para suportar a jornada de transformação digital dos seus negócios. Este crescimento é reflexo de uma jornada contínua de reforço e consolidação da sua posição no mercado.

No plano internacional, a operação continua igualmente forte e sólida, sendo esta aposta um dos fatores críticos de sucesso da estratégia de crescimento delineada. A operação além-fronteiras da Noesis representou cerca de 36.5% do volume total de negócios, ascendendo aos 24.7M€. O destaque vai para o comportamento dos Estados Unidos, Holanda e Brasil onde se registaram crescimentos consistentes do volume de negócios e para o reforço da operação na Irlanda onde foram dados passos de investimento, como o fortalecimento da equipa comercial, inauguração de um novo escritório e o estabelecimento de importantes parcerias comerciais e de negócio com entidades de renome local. Destes destacam-se o Dublin Chamber, a British Irish Chamber of CommerceAmerican – Ireland Chamber of Commerce. De destacar igualmente que nos Estados Unidos se celebrou um importante protocolo com a universidade Wake Tech, em Raleigh, Carolina do Norte, que permitiu iniciar um programa/academia de formação na tecnologia OutSystems e que culminou na contratação de 2 programadores formados nesta instituição, no início de 2024.

Luís Castro, CFO da Noesis, refere que “é com satisfação e orgulho que partilhamos os excecionais resultados alcançados em 2023, que conferem à Noesis uma ambição reforçada para o presente ano. Este crescimento traduz a qualidade e determinação da Equipa e dotar-nos-á de uma capacidade de investimento contínuo na melhoria da nossa oferta e portfólio de serviços, garantido a sua constante adequação às necessidades e desafios impostos pelos mercados e Clientes. Em solo português, aumentámos a base de Clientes e mantivemos um crescimento consistente, sem descorar o desenvolvimento das subsidiárias internacionais da Noesis. Para além disto, fomos distinguidos pelo segundo ano consecutivo como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal e na Europa, ocupando o 2º e 12º lugares no Ranking Best Workplaces, respectivamente”.

Em 2024, iniciamos um novo ciclo, com objetivos de expansão ambiciosos e expressos no plano estratégico 2024-2027. Continuamos a prever o crescimento e consolidação da nossa operação, na linha do registado nos últimos anos, que contempla, entre outros objetivos, a abertura de um novo mercado de operação, a consolidação e lançamento de novos centros de competências em localizações estratégicas para melhor suportar a nossa operação, o reforço do nosso EBITDA e um forte crescimento do nosso volume de negócios”, conclui Luís Castro, CFO da Noesis.

Num contexto que se mantém de elevada escassez de recursos, no setor das tecnológicas, a atração e a retenção de talento são fatores fundamentais para a sustentabilidade de qualquer organização. Na Noesis, as pessoas estão no centro das preocupações e estratégias. Em 2023 a Noesis participou pelo segundo ano consecutivo no estudo Best Place to Work, em Portugal, tendo sido certificada como uma excelente empresa para trabalhar e alcançado o 2º lugar no Ranking das melhores empresas para trabalhar. Para além deste reconhecimento, que atesta a qualidade e eficácia das políticas de retenção de talento que temos vindo a implementar, registou igualmente, em 2023 um crescimento da sua equipa em 14%, superando os 1000 talentos.

A Noesis registou um crescimento assinalável que a posiciona como um player cada vez mais credível e reconhecido no mercado, continuando a diferenciar-se pela qua expertise e excelência em áreas como Cloud, Cibersegurança, Desenvolvimento Aplicacional, Automação, Qualidade, Customer Experience ou Data Analytics & Inteligência artificial. O espectro alargado destes serviços, alicerçado em parcerias tecnológicas robustas com as principais tecnologias líderes a nível mundial, continuam a ser um fator distintivo junto dos clientes, de modo a apoiar as suas jornadas de transformação.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.