IBM Cloud Carbon Calculator ajuda as organizações a avançar nos seus objetivos de sustentabilidade e a endereçar as emissões de gases com efeito de estufa

IBM Cloud Carbon Calculator ajuda as organizações a avançar nos seus objetivos de sustentabilidade e a endereçar as emissões de gases com efeito de estufa

34 Visualizações
0

A IBM acaba de lançar uma nova ferramenta, IBM Cloud Carbon Calculator, para ajudar as empresas a rastrear as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos serviços cloud e a melhorar o seu desempenho de sustentabilidade na sua jornada de cloud híbrida multicloud. O IBM Cloud Carbon Calculator – um painel de controlo capacitado por IA – que já está disponível, pode ajudar os clientes a aceder aos dados de emissões numa variedade de cargas de trabalho da IBM Cloud, como IA, computação de alto desempenho (HPC) e serviços financeiros.

Em todos os setores, as empresas estão atualmente a modernizar-se, aproveitando a cloud híbrida e a IA para se transformarem digitalmente com resiliência, desempenho, segurança e conformidade em primeiro plano, ao mesmo tempo em que permanecem focadas em entregar valor e promover práticas de negócio mais sustentáveis. De acordo com um estudo recente da IBM, 42% dos CEOs inquiridos aponta a sustentabilidade ambiental como o seu principal desafio nos próximos três anos. Ao mesmo tempo, o estudo refere que os CEOs estão a enfrentar pressões para adotar a IA generativa, enquanto ponderam as necessidades de gestão de dados para que a IA seja bem-sucedida. O aumento do processamento de dados necessário para as cargas de trabalho de IA pode apresentar novos desafios para as organizações que estão a tentar reduzir as suas emissões de GEE. Com mais de 43% dos CEOs inquiridos a utilizarem já a IA generativa para fundamentar decisões estratégicas, as organizações devem preparar-se para equilibrar a execução de cargas de trabalho de elevado desempenho com a sustentabilidade.

Para ajudar os clientes a responder a estes desafios, a solução IBM Cloud Carbon Calculator foi concebida para detetar rapidamente padrões, anomalias e valores atípicos nos dados que estão potencialmente associados a emissões de GEE mais elevadas. Com base na tecnologia da IBM Research e através de uma colaboração com a Intel, esta ferramenta utiliza machine learning e algoritmos avançados para ajudar as organizações a descobrir os pontos de maiores emissões das suas cargas de trabalho e fornecer-lhes os insights necessários para a sua estratégia de mitigação de emissões.

“Como parte de qualquer roadmap de transformação de IA, as empresas devem considerar como gerir o crescimento de dados em ambientes de cloud e on-prem. Tal é especialmente crítico atualmente, pois vemos que as organizações enfrentam uma pressão crescente de investidores, reguladores e clientes para reduzir as suas emissões de carbono”, disse Alan Peacock, General Manager da IBM Cloud. “Para a IBM, reduzir o impacto ambiental para ajudar a criar um futuro mais sustentável é uma prioridade máxima e estamos empenhados em ajudar os nossos clientes a atingir os objetivos de sustentabilidade e de negócio. Com IBM Cloud Carbon Calculator, capacitada com IA, ajudamos os clientes a entender melhor as emissões de GEE associadas às suas cargas de trabalho de TI e fornecendo-lhes os insights para ajustar as suas estratégias e promover os seus objetivos de sustentabilidade.”

 Os clientes já utilizam IBM Cloud Carbon Calculator para endereçar os seus objetivos de sustentabilidade. Entre eles encontra-se a e.tres, uma plataforma argentina de comércio eletrónico, que está a utilizar esta ferramenta para medir as suas emissões de gases com efeito de estufa.

“As pessoas estão a mudar a forma como compram e estamos empenhados em ajudar os nossos clientes a proporcionar experiências de compras online sem atritos, apoiadas por elevados níveis de sustentabilidade. Enquanto ajudamos os nossos clientes a potenciar os seus negócios digitais com a nossa inovadora plataforma de comércio eletrónico, a sustentabilidade está no centro de tudo o que fazemos, com a nossa solução e3Eco. Com IBM Cloud Carbon Calculator, capacitada com IA, podemos promover a sustentabilidade das operações dos nossos clientes, da sua tecnologia e da logística, para que qualquer portal de comércio eletrónico se possa tornar sustentável, medindo e compensando as emissões de gases com efeito de estufa.” disse Diego Gorischnik, CEO da e.tres

A ferramenta IBM Cloud Carbon Calculator foi concebida para dar aos clientes acesso a dados de emissões de GEE baseados em standards para cargas de trabalho da IBM Cloud com apenas alguns cliques. As suas capacidades incluem:

  • Rastrear as emissões em várias cargas de trabalho até ao nível de serviço cloud para contas empresariais: Ao ajudar a fornecer acesso a dados detalhados de emissões de GEE para cargas de trabalho na IBM Cloud, a ferramenta foi projetada para que os clientes visualizem e rastreiem as emissões de GEE associadas a serviços e localizações individuais na cloud, de acordo com o Protocolo de Gases de Efeito Estufa. Os clientes podem usar filtros para ver os perfis de emissões em todas as localizações e numa variedade de serviços – começando com os serviços mais usados de infraestrutura clássicos e nativos na cloud, com mais cobertura de serviço planeada trimestralmente.
  • Identificar os pontos críticos das emissões de GEE e as oportunidades de melhoria: As empresas podem analisar as emissões por mês, trimestre e ano, permitindo às empresas obter uma visão contínua do progresso na concretização dos seus objetivos. O acesso às tendências e padrões de emissões ajuda a descobrir anomalias e pontos críticos, e os clientes podem utilizar as informações obtidas para ajustar as suas estratégias quase em tempo real, de modo a otimizar as cargas de trabalho em todos as localizações e, em última análise, ajudar a reduzir as emissões.
  • Aproveitar os dados para relatórios de emissões de GEE: As organziações podem aceder aos resultados e aos registos de auditoria gerados pela ferramenta IBM Cloud Carbon Calculator para elaborar os seus relatórios. Além disso, as empresas podem integrar os seus dados de emissões na suite IBM Envizi ESG3, o que pode ajudar a melhorar a sua capacidade de realizar análises e relatórios adicionais.

A disponibilidade de IBM Cloud Carbon Calculator é um novo marco no nosso compromisso de ajudar os nossos clientes a alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e criar um futuro mais eficiente em termos energéticos. Esta ferramenta complementa o portfólio existente de soluções de sustentabilidade e experiência em consultoria da IBM, incluindo IBM Envizi ESG SuiteIBM TurbonomicIBM Planning Analytics  e IBM LinuxONE, que ajudam as organizações a definir, operacionalizar e atingir as suas metas de sustentabilidade ambiental.

Com base no profundo compromisso da IBM e da Intel em ajudar as empresas a resolver desafios de negócio e priorizar as suas capacidades de desempenho computacional, a IBM Cloud foi um dos primeiros fornecedores de cloud a disponibilizar, no início de 2023, os processadores escaláveis Intel® Xeon® Scalable de 4ª geração, os mais sustentáveis da Intel para centros de dados. Através das suas inovações em eficiência energética e ao seu desenho para proporcionar um desempenho superior, os processadores Intel Xeon de 4ª geração podem ajudar os clientes da IBM Cloud a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa associadas à computação – sendo o desempenho monitorizado através da ferramenta IBM Cloud Carbon Calculator.

À medida que as empresas adotam a cloud híbrida, a IBM Cloud e a IBM Research planeiam continuar a sua estreita colaboração e trabalhar com parceiros, como a Intel, para executar programas e atividades destinadas a ajudar os clientes a reduzir as emissões de GEE relacionadas com a computação e a aumentar a eficiência energética.

As declarações relativas à futura direção e intenção da IBM estão sujeitas a alterações ou retirada sem aviso prévio e representam apenas metas e objetivos.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.