Klarna junta-se à especialista financeira Dasha Kennedy para partilhar dicas de poupança

Klarna junta-se à especialista financeira Dasha Kennedy para partilhar dicas de poupança

23 Visualizações
0

A Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, reforça a mais recente tendência de poupança – Loud Budgeting – e junta-se à especialista financeira Dasha Kennedy, para partilhar dicas de poupança e quebrar o preconceito de conversar abertamente sobre dinheiro.

A mais recente tendência do TikTok – Loud Budgeting – está a dar que falar, especialmente entre a Geração Z. Trata-se de recusar tentações de gastar dinheiro, estabelecer metas de poupança, de partilhar dicas e formas de reduzir gastos, de forma aberta e transparente nas redes sociais. Uma análise às hastags relacionadas com o tema mostra a forte tendência crescente de utilização na rede social mais popular entre os utilizadores jovens: #budgeting com 674 mil visualizações em Portugal ou #savings, com 224 mil visualizações no país, ambas nos últimos 30 dias, são um bom exemplo da crescente tendência do Loud Budgeting, que não se trata apenas de poupança, mas sim de exercer um maior controlo consciente sobre as finanças pessoais.

Com o crescimento desta tendência, a Klarna associou-se à especialista em finanças pessoais Dasha Kennedy, para levar o tema mais além e promover o debate aberto sobre a transparência financeira, incentivando hábitos saudáveis em relação ao dinheiro e gestão das finanças pessoais.

“Esconder dificuldades financeiras, em última análise, prejudica a capacidade de fazer melhorias para o futuro, pelo que estamos a olhar para esta tendência do «loud budgeting» com entusiasmo, porque ajuda os consumidores a alinharem os seus gastos com aquilo que é mais importante para cada um.” Começa por explicar Alexandre Fernandes, Country Manager da Klarna para Portugal e Espanha. “Queremos manter a autenticidade desta tendência, incentivando os consumidores a aplicarem esta nova forma de olharem para a forma como utilizam o seu dinheiro.”

Dasha Kennedy é a fundadora do grupo The Broke Black Girl e, a convite da Klarna, partilha algumas reflexões e dicas de poupança para que os consumidores possam embarcar nesta tendência, utilizando o seu orçamento de forma mais consciente.

“O primeiro passo para uma utilização consciente do dinheiro é o de perceber qual é o nosso orçamento. Em segundo lugar, sempre que alguém está no início da organização da sua vida financeira, recomendo começar com metas pequenas e alcançáveis. De resto, para poupar dinheiro de forma eficaz, é essencial evitar gastos excessivos, especialmente porque a inflação ainda não está a dar tréguas.” Explica Dasha Kennedy.

 Especificamente sobre a nova tendência do Loud Budgeting, Dasha Kennedy saúda a quebra do tabu que existia em falar de dinheiro, trazida pelas novas gerações – especialmente Millennials e Geração Z. “Continua a ser tabu falar sobre finanças de forma tão aberta, pelo que é revigorante ver como isso está a mudar. Acredito que isso tem muito a ver com esta geração também.”

O sentimento de insegurança financeira está presente em 61% dos jovens portugueses da geração Z e em 65% dos Millennials nacionais, segundo um relatório da Deloitte. “Estas mesmas gerações têm uma visão mais realista de onde estão hoje, em comparação com as gerações passadas, e sabem que terão de trabalhar mais e ser mais inteligentes para progredirem financeiramente. Estabelecer uma base financeira e um futuro tornou-se ainda mais importante no atual panorama económico, e é excelente ver que as pessoas estão a ser mais proativas com as suas estratégias de orçamento.”

Olhando para gastos maiores e para alturas do ano em que é inevitável gastar mais dinheiro, Dasha Kennedy sublinha a importância do planeamento com antecedência, tendo em mente o orçamento. “Tentar antecipar e não esquecer quaisquer momentos importantes que estejam por vir, como feriados, casamentos, viagens ou ocasiões especiais, é fundamental. Assim é possível estabelecer metas e poupar para as mesmas.”

Com várias soluções de pagamento e de compras, que vão desde o Pay in 3, sem juros ou comissões para os consumidores, à opção ‘Orçamento’, que permite controlar os gastos dos utilizadores, ajudando-os a atingirem os seus objetivos, a Klarna embarca assim na tendência do Loud Budgeting, com dicas para os seus mais de 150 milhões de utilizadores ativos.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.