A Natixis em Portugal irá promover a terceira edição da sua Academia COBOL – sigla de COmmon Business Oriented Language –, destinada a profissionais com background em Ciências Exatas e/ou Tecnologia, com domínio de inglês e francês, interessados um programa de reskilling. A formação terá início no dia 18 de novembro de 2024 e uma duração de dois meses, terminando a 17 de janeiro de 2025.
A Academia COBOL é uma oportunidade de reskilling apresentada pela Natixis e aberta ao público em geral. As primeiras edições desta iniciativa juntaram cerca de três dezenas de participantes com interesse em aprender esta linguagem de programação concebida para uso empresarial, sendo que 90% dos participantes foram integrados na equipa Natixis. Para além da oportunidade de adquirir novas competências e de integrar a equipa Natixis, todos os participantes têm direito a uma bolsa de formação.
Para Débora Avelar, participante da primeira edição da Academia COBOL, esta iniciativa transformou a sua trajetória profissional, permitindo-lhe transitar de Engenheira Ambiental para COBOL Developer na Natixis em Portugal. “No período da pandemia, em 2020, estava desempregada e surgiu a ideia de iniciar um curso de programação em C#. Foi o meu primeiro contacto com esse novo universo. Após concluir o curso, procurei uma primeira oportunidade na área e a Academia COBOL revelou-se a aposta perfeita. Nunca tinha ouvido falar em COBOL, ainda assim esta iniciativa mudou a minha vida, quebrou tabus e proporcionou-me competências-chave numa linguagem que é a base das instituições financeiras”.
Nesta Academia, os participantes irão adquirir uma base sólida de expertise nesta linguagem essencial em muitos sistemas críticos, junto de formadores especializados e experientes, disponíveis para acompanhar os formandos passo a passo, partilhando o seu conhecimento, mas também aspetos relevantes da indústria. Adicionalmente, para fomentar a experiência prática, os participantes desenvolverão projetos reais, passando pela experiência de trabalhar como um verdadeiro COBOL Developer.
Segundo Arnaud Fricotteau, Head of BPCE-SI na Natixis em Portugal, “alcançar a terceira edição é um marco importante para a nossa Academia COBOL, que assim se reforça como uma oportunidade única e valorizada por todos os que procuram aprofundar o conhecimento numa linguagem de programação fundamental para os sistemas financeiros e para a qual não existe formação no ensino superior. Estamos certos de que, ao investir na formação em COBOL, estaremos a contribuir para o desenvolvimento de uma nova geração de especialistas que poderão enfrentar os desafios do setor e impulsionar a inovação”.
Para Maurício Marques, Diretor de Recursos Humanos da Natixis em Portugal, “além de oferecer uma base tecnológica sólida, esta academia abre portas a quem procura uma conversão ou transição de carreira, proporcionando as competências e a experiência indispensáveis para começar um percurso promissor na área tecnológica. Acreditamos que, ao capacitar profissionais com conhecimentos valiosos e práticos, estamos não apenas a contribuir para o seu crescimento profissional, mas também a fortalecer o ecossistema tecnológico. Estamos entusiasmados para ver como os participantes da Academia COBOL poderão transformar as suas carreiras e impactar positivamente o mercado”.
Para participar nesta Academia COBOL, os interessados necessitam de ter background em Ciências Exatas e/ou Tecnologia e um bom nível de inglês e francês (nível mínimo B1 para ambos os idiomas).
As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 21 de outubro através da Career Page da Natixis em Portugal na página dedicada.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.