A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de anunciar a aplicação de soluções de IA Generativa à Net Zero Cloud, a plataforma de gestão de sustentabilidade, que ajuda as empresas a gerirem a sua pegada ambiental e acompanharem o seu progresso às emissões zero. Com os recursos do Einstein para a Net Zero Cloud, as empresas poderão automatizar os relatórios corporativos ambientais, sociais e de governance (ESG) e aceder a sugestões de ações concretas e geradas automaticamente, para fazerem o seu caminho rumo à nova diretiva europeia CSRD que obriga empresas a reportar o impacto das atividades corporativas neste Âmbito.
A partir de 2024, cerca de 50.000 empresas — incluindo muitas grandes multinacionais sediadas nos Estados Unidos — terão de cumprir a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) da União Europeia. Entre as obrigações corporativas inclui-se a divulgação dos riscos financeiros relacionados com o clima e do impacto social, assim como as emissões scope 3 geradas pela cadeia de distribuição de uma empresa.
A Salesforce também apresentou dois novos recursos para a Net Zero Cloud – CSRD Report Builder e Materiality Assessment. O primeiro dedica-se à automatização e criação de relatórios CSRD e, o segundo, ajuda as empresas a determinarem o que é prioritário para a sua atividade e para o impacto social mais amplo da sua atuação, com a avaliação da “dupla materialidade” (de impacto envolvente e de impacto financeiro), que é um requisito do CSRD.
“Uma transparência corporativa significativa beneficia-nos a todos, mas as empresas podem ficar perdidas no cenário complexo das estruturas regulatórias”, começa por explicar Ari Alexander, vice-presidente e diretor geral da Net Zero Cloud na Salesforce. “Equipada com o Einstein, a Net Zero Cloud vem ajudar a simplificar o processo de relatório de dados ESG, fornecendo uma solução que qualquer empresa pode aproveitar para atingir emissões zero.”
IA melhora recursos de relatórios ESG da Net Zero Cloud
Segundo a consultora multinacional McKinsey, a execução bem-sucedida de ESG pode reduzir os custos operacionais de uma empresa em até 60%. No entanto, 51% dos líderes financeiros, incluindo os diretores de contabilidade, afirmam que investem demasiado tempo na recolha e divulgação de dados ESG.
A Net Zero Cloud, uma solução completa de sustentabilidade construída na plataforma Salesforce, permite que as empresas avaliem e descrevam facilmente a sua pegada ambiental de scope 1, 2 e 3. A solução permite ainda a gestão de medidas sociais e de governance, gerando relatórios ESG alinhados ao SASB, CDP, GRI e, agora, os padrões CSRD da UE. As mais recentes inovações Net Zero Cloud incluem:
Einstein for Net Zero Cloud: Com o Einstein, a Net Zero Cloud irá sugerir respostas com base em prompts que estão alinhados com os critérios específicos da estrutura de relatórios, para ajudar as empresas a agilizarem o processo de criação de relatórios ESG. Por exemplo, o Einstein pode aproveitar os dados ESG de uma empresa provenientes de divulgações do ano anterior, documentos carregados (por exemplo, 10K, relatórios de impacto, documentos de conformidade) e outros dados Net Zero Cloud, como as emissões de uma empresa. Usará depois esses dados para preencher automaticamente as respostas para cada pergunta escrita no relatório.
CSRD Report Builder: À medida que o mundo muda de divulgações ESG voluntárias para obrigatórias, o CSRD Report Builder para Net Zero Cloud irá ajudar as empresas a automatizarem os relatórios para estarem alinhadas com os requisitos específicos da diretiva europeia, incluindo a dupla materialidade. Este novo recurso expande a coleção de criadores de relatórios Net Zero Cloud existentes, incluindo GRI, CDP e SASB encontrados no Disclosure and Compliance Hub da Salesforce.
Avaliação de Materialidade: Este novo recurso irá capacitar os gestores ESG a identificarem os temas mais relevantes para as suas empresas. Ao usar uma pesquisa personalizável, será possível recolher informações críticas das partes interessadas, classificar a importância de cada tópico e calcular pontuações. No final, será possível visualizar os resultados numa matriz. Em última análise, estes resultados podem ajudar os gestores ESG a moldarem o programa ESG e a estratégia de relatórios das suas empresas, de forma mais eficaz
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.