Desde o lançamento no final dos anos 90, milhões de jogadores exploraram o mundo de fantasia de Tibia nos papeis de cavaleiros, paladinos, feiticeiros e druidas. No entanto, em breve haverá uma maneira totalmente nova de experienciar o clássico MMORPG: pela primeira vez nos 28 anos de história do jogo para PC, haverá uma nova “vocação”, como são chamadas as classes de personagens jogáveis em Tibia. O Monge confia nas artes marciais e nos seus poderes místicos para derrotar oponentes e dar suporte aos aliados.
Por muito tempo, parecia impossível desenvolver uma nova vocação que se encaixasse em pé de igualdade com os papeis estabelecidos e cuidadosamente balanceados no jogo, e interagisse com as muitas mecânicas diferentes que Tibia oferece.
“Muito complexo e muito arriscado”, disseram as pessoas, lembra o gerente de produto por trás do projeto, conhecido na comunidade como Niadus. “No entanto, quanto mais conversávamos sobre isso, mais parecia realmente possível e também um passo natural para o jogo.”
A partir de 25 de fevereiro, vários testes acontecerão, que permitirão que a comunidade de Tibia teste o Monge no jogo e compartilhe feedback. Se tudo funcionar conforme o planeado, o lançamento oficial está previsto para o segundo trimestre deste ano. Já existem algumas informações preliminares em www.tibia.com sobre as mecânicas centrais do Monge. Mais detalhes serão divulgados nas próximas semanas.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.