Lenovo acelera a IA mais inteligente para todos com novas soluções de IA que economizam energia

Lenovo acelera a IA mais inteligente para todos com novas soluções de IA que economizam energia

37 Visualizações
0

A Lenovo revelou novas soluções empresariais abrangentes de IA concebidas para ajudar qualquer empresa a desenvolver e implementar a IA com serviços prontos a usar, soluções verticais prontas para os negócios e inovações energeticamente eficientes concebidas para acelerar a aplicação prática da IA. Para atender a aplicações de IA de todos os tipos, a expansão inclui novos serviços abrangentes desenvolvidos pela NVIDIA, através do Centro de Excelência de IA da Lenovo, novas soluções inovadoras de IA validadas do bolso à cloud e a 6ª geração de arrefecimento líquido Lenovo Neptune projetado para suportar a implementação principal de Computação preparada para IA sem sacrificar a eficiência energética.

Um estudo realizado com a IDC e a NVIDIA, encomendado pela Lenovo, revelou a IA generativa como a principal prioridade de investimento em tecnologia em 2024 entre os decisores de TI e de negócios (ITBDMs) de todo o mundo. A nova expansão faz parte do investimento de mil milhões de dólares anunciado anteriormente pela Lenovo ao longo de três anos para acelerar a implementação de IA generativa e abre caminho para uma “IA Mais Inteligente para Todos” com soluções que simplificam a adoção, proporcionam resultados mais rápidos e maximizam o desempenho e a eficiência em qualquer fase do processo da jornada da IA.

“Fornecer IA generativa para todas as empresas no mundo requer infraestruturas de ponta a ponta construídas especificamente para simplificar o caminho para a inovação em IA e permitir aplicações no mundo real,” comentou a propósito Scott Tease, Vice President e General Manager de High-Performance Computing e AI na Lenovo. “Com estas novas ofertas, a Lenovo está a possibilitar casos de uso validados e prontos para IA para clientes de todos os setores em todo o mundo.”

Demonstrando ainda mais o seu compromisso em ser um cidadão empresarial responsável com a visão de fornecer tecnologia mais inteligente para todos, o recém-publicado 18º Relatório Anual Ambiental, Social e de Governança (ESG) da Lenovo descreve a governança proativa da Lenovo de IA acessível e inclusiva, enquanto trabalha para se tornar líder fornecedor e facilitador de IA mais inteligente.

IA Mais Inteligente acelera os benefícios no mundo real: transformando a IA do conceito à realidade

O terceiro relatório anual CIO da Lenovo revela que a maioria das organizações está a lutar para implementar soluções baseadas em IA de forma rápida, eficaz e segura. Oferecendo um portefólio abrangente de serviços de IA alinhado com as Cinco Fases Críticas de Adoção de IA da Gartner, conforme mencionado no relatório Gartner2, o Lenovo AI Services Center of Excellence (AI COE) ajuda os clientes a encontrar as soluções certas para colocar a IA a trabalhar nas suas organizações rapidamente, de forma económica e em escala, trazendo a IA do conceito à realidade.

  • Para criar provas de conceito reais, o Lenovo AI Fast Start oferece soluções ao vivo para demonstrar a implementação generativa de IA e mostrar resultados comerciais, operacionais e tecnológicos. As empresas podem acelerar e dimensionar rapidamente a IA usando tecnologias full-stack baseadas em NVIDIA por meio do Lenovo AI Fast Start para NVIDIA AI Enterprise, enquanto os novos microsserviços de inferência Lenovo AI Fast Start para NVIDIA NIM fornecem aos programadores mecanismos de inferência otimizados e fáceis de usar e gerir para modelos populares da NVIDIA AI Foundation disponíveis na NVIDIA e no seu ecossistema de parceiros. O novo AI Fast Start for AI Innovators ajuda as empresas a configurar, demonstrar e construir casos de uso de IA personalizados, combinando qualquer uma das mais de 165 soluções prontas do programa Lenovo AI Innovators para provar e gerar valor e ROI de forma rápida e eficaz.
  • Com os serviços de AI Advisory a chegar em breve, os especialistas da Lenovo aproveitarão a prontidão da empresa em IA para definir os resultados de negócios desejados e construir um roteiro personalizado para a adoção organizacional de IA em qualquer escala, do bolso à cloud. Com um foco centrado nas pessoas na adoção da IA, os serviços incluirão treino e ferramentas para ajudar os clientes a envolver e capacitar os seus funcionários durante a jornada da IA.
  • Para começar, o novo Lenovo AI Discover ajuda os clientes a visualizar e mapear a sua estratégia e recursos para adoção de IA para desbloquear rapidamente valor comercial real. Os especialistas da Lenovo avaliam a prontidão da organização para IA em segurança, pessoas, tecnologia e processos – uma metodologia comprovada – com recomendações que colocam os clientes no caminho para o sucesso da IA.

IA Mais Inteligente oferece soluções prontas para negócios para resultados mais rápidos: entrando na era da IA ​​em todo o lado

No seu portefólio de mais de 165 soluções AI Innovator, a Lenovo está a fornecer resultados baseados em IA focados em produtividade, clientes, qualidade e inovação com soluções personalizadas que aproveitam dados em aplicações de retalho, hotelaria, fabrico, saúde, finanças ou cidades inteligentes. Os clientes podem encontrar rapidamente soluções de IA validadas, prontas para uso e desenvolvidas especificamente para os seus setores e casos de uso.

Apoiada pela NVIDIA, a Lenovo está a trazer aos clientes as seguintes soluções escaláveis ​​e completas com segurança aprimorada para estabelecer ou expandir a sua IA e resolver desafios do bolso à cloud, todas disponíveis para acelerar e escalar imediatamente com os novos serviços Lenovo AI Fast Start:

  • Assistente Virtual Inteligente: A Lenovo, em colaboração com a NVIDIA e a DeepBrain, oferece atendimento ao cliente que cria um funcionário virtual para atender os clientes com um quiosque alimentado por IA.
  • Viagens Inteligentes: A IA da Lenovo aumenta a segurança das viagens aéreas: com uma solução automatizada anticolisão de pássaros. Usando servidores Lenovo AI ThinkSystem SR650 com GPUs NVIDIA, a The Edge Company cria um dispositivo de alto desempenho que permite aos aeroportos protegerem o seu espaço aéreo.
  • Fabrico Inteligente: A Lenovo contribui para dar prioridade ao princípio dos zero incidentes, tendo trabalhado com a NVIDIA e Graymatics para oferecer análises baseadas em vídeo. LabVista é a solução multissetorial que fornece insights profundos sobre segurança, eficiência e conformidade no local de trabalho.
  • Retalho Inteligente: A IA da Lenovo molda o auto-checkout do futuro, aproveitando a plataforma Everseen Visual AI para criar melhores experiências para o cliente e, ao mesmo tempo, reduzir perdas para os retalhistas.

Com os principais ISVs, a Lenovo também está a desenvolver ecossistemas de IA a nível regional, ao mesmo tempo que garante que estão disponíveis soluções responsáveis ​​para capacitar a inovação em todo o lado. A Al Hathboor Bikal.ai e a Lenovo acabam de lançar o DialogXR, a primeira solução implementável localmente e alimentada por IA na região dos Emirados Árabes Unidos para agilizar as operações de negócios, usando Large Language Models (LLMs) para automatizar tarefas, melhorar o atendimento ao cliente e fornecer insights e treino para funcionários. O chatbot treinado usa dados exclusivos de uma organização e tira partido do cluster HPC de arrefecimento líquido Lenovo Neptune de última geração dentro do Sharjah Research Technology and Innovation Park (SRTIP) para apoiar a redução do consumo de energia enquanto acelera a IA.

 Começa a jornada de IA Mais Inteligente com soluções otimizadas para ciência de dados

A Lenovo continua o seu investimento na aceleração do desenvolvimento de IA e na melhoria de recursos híbridos através do seu portefólio e serviços expandidos de PCs e workstations com IA. Para utilizadores profissionais comuns, os dispositivos Lenovo ThinkPad habilitados para NPU e o Dynamo AI for AI Innovators permitem que as empresas implementem aplicações generativas de IA com avaliações, correções e proteções integradas. O elegante e ultrafino Lenovo ThinkPad T14s Gen 6, o primeiro PC CoPilot+ da Lenovo com capacidade para mais de 40 TOPs, oferece um desempenho de IA integrado, prontidão empresarial e eficiência superior com o processador mais eficiente do mercado para ajudar os trabalhadores remotos a permanecerem produtivos, em qualquer lugar.

Para criadores profissionais, designers, engenheiros e outros utilizadores que precisam de recursos gráficos e de IA mais avançados, a Lenovo oferece o seu maior portefólio de workstations e de portáteis certificados pela NVIDIA para a plataforma de software NVIDIA AI Enterprise. Com o NVIDIA AI Workbench, as workstations Lenovo oferecem um ambiente sandbox local e seguro para profissionais de ciências de dados e IA, juntamente com os recursos de computação de mais alto desempenho necessário para desenvolver projetos de IA. O ThinkStation PX da Lenovo é otimizado para desktops e bastidores e é a workstation mais poderosa do mundo para treino e desenvolvimento de IA, capaz de suportar até quatro GPUs NVIDIA RTX 6000 Ada Generation. O recentemente anunciado ThinkPad P1 Gen 7 serve como o PC de IA mais poderoso da Lenovo e inclui uma unidade de processamento neural (NPU) dedicada, além de GPUs avançadas para portáteis NVIDIA RTX Ada Generation para uma experiência de IA premium.

IA Mais Inteligente torna o arrefecimento líquido popular: arrefecimento líquido Lenovo Neptune de 6ª Geração

O Lenovo Neptune é líder mundial em tecnologia de arrefecimento de data centers há mais de uma década, sendo pioneiro no seu método proprietário de uso de líquido para remover calor e permitindo que os clientes obtenham uma redução de até 40% no consumo de energia em comparação com sistemas tradicionais de refrigeração a ar. A solução de arrefecimento direto a água recicla ciclos de água quente para arrefecer os sistemas do data center e manter todos os componentes do servidor refrigerados, reduzindo a necessidade de ventiladores de sistema que consomem muita energia na operação do data center.

Com mais de 40 patentes pioneiras no setor, a Lenovo está a inovar na tecnologia de arrefecimento líquido, com a 6ª geração de arrefecimento líquido Lenovo Neptune, ampliando o seu arrefecimento líquido Lenovo Neptune líder do setor para uso convencional em todos os seus portefólios ThinkSystem V3 e V4 com novas inovações de design: 

  • Disponibilidade expandida do Neptune em todo o portefólio principal: as ofertas principais do ThinkSystem V3 e V4 incluem opções de arrefecimento direto a água em circuito aberto para CPUs.
  • Novos designs de placas frias exclusivos do setor: os designs de placas frias otimizados e patenteados para CPUs e aceleradores maximizam a extração de calor para aceleradores que consomem aproximadamente 700 W, agora com projetos futuros para mais de 1.000 W.
  • Nova tecnologia de arrefecimento na memória para plataformas ThinkSystem: a refrigeração de memória patenteada pela Lenovo para sistemas HPC densos será integrada em plataformas ThinkSystem selecionadas com arrefecimento líquido direto para DRAM, permitindo que os clientes selecionem opções de CPU e memória para reduzir eficientemente o calor e maximizar o desempenho onde é mais necessário.
  • Arrefecimento por Água Quente Neptune de 6ª Geração: novos projetos de arrefecimento por água quente permitirão a operação sem a necessidade de qualquer ar condicionado especializado no data center. O arrefecimento com água quente Neptune transforma o calor residual em valor, permitindo a reutilização de água quente nas instalações.

 Além disso, as parcerias de colocação estão a ajudar os clientes a implementar IA privada de alto desempenho, mesmo que não tenham espaço de data center ou infraestrutura para arrefecimento líquido. Em parceria com a Lenovo, a Digital Realty desenvolveu recentemente a sua oferta de colocação de alta densidade com a introdução da tecnologia de arrefecimento Lenovo Neptune em mais de metade dos seus centros de dados a nível mundial, representando um salto significativo na abordagem aos desafios das cargas de trabalho de alta densidade apresentados pela IA. Visite https://www.digitalrealty.com/resources/videos/lenovo-bring-ai-to-enterprise para saber mais.

“O enorme aumento na geração de dados nos últimos anos criou uma procura sem precedentes por poder de computação acelerado, num momento em que a IA também exige computação acelerada,” afirmou Chris Sharp, Chief Technology Officer (CTO) da Digital Realty. “O arrefecimento líquido Lenovo Neptune™ foi projetado para tornar a computação empresarial tão poderosa e eficiente quanto possível. Juntas, a nossa parceria está a capacitar os clientes para que cumpram os seus objetivos de sustentabilidade e aumentem exponencialmente as capacidades generativas de IA através de infraestruturas que não sacrificam a eficiência em prol de um desempenho superior.”

Assinalando um marco revolucionário no carregamento eficiente de cargas de trabalho de IA em escala, o portefólio Lenovo ThinkSystem AI apresenta suporte de lançamento no mercado para poderosos sistemas de GPU NVIDIA de 8 vias, incluindo o novo NVIDIA Grace Blackwell GB200 Superchip. Para clientes focados no impacto ambiental da IA, o ulta eficiente Lenovo ThinkSystem SR780a V3 de 5U usa arrefecimento líquido Lenovo Neptune para alcançar uma Eficácia de Uso de Energia (PUE) ultrabaixa no data center.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.