Lenovo revela a sua nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7 pronta para IA

Lenovo revela a sua nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7 pronta para IA

26 Visualizações
0

A Lenovo lançou as suas mais recentes ofertas de workstations móveis meticulosamente elaboradas para oferecer potência e desempenho de excelência para cargas de trabalho complexas. Os ThinkPad P1 Gen 7, P16v i Gen 2, P16s i Gen 3 e P14s i Gen 5 da Lenovo, com as suas tecnologias de IA de ponta, foram criados para transformar a forma como os profissionais interagem com os fluxos de trabalho de IA. Ao colaborar com parceiros da indústria, Intel, NVIDIA e Micron, a Lenovo introduziu PCs com IA poderosos e com um grande desempenho que atendem às necessidades das tarefas modernas de uso intensivo de IA. A inclusão dos processadores Intel Core Ultra com a sua unidade de processamento neural (NPU) integrada e GPUs NVIDIA RTX Ada Generation significa um grande avanço na tecnologia de IA, aumentando o desempenho geral e os recursos de produtividade.

As mais recentes workstations móveis da série ThinkPad P equipadas com processadores Intel Core Ultra e GPUs NVIDIA RTX Ada Generation oferecem PCs com IA, flexíveis, de alto desempenho e com baixo consumo de energia. A NPU integrada é dedicada a lidar com tarefas leves e contínuas de IA, enquanto a GPU NVIDIA executa os procedimentos de IA diários mais exigentes. Esta combinação permite um funcionamento tranquilo e confiável das tecnologias de IA, atendendo às necessidades de profissionais envolvidos em diversas tarefas, desde modelos 3D e desenvolvimento de cenários e até inferência e treino em IA.

“Projetadas para os profissionais que priorizam a mobilidade, as mais recentes workstations móveis da série ThinkPad P da Lenovo oferecem uma combinação ideal de know-how em workstations, altos níveis de desempenho prontos para IA e verdadeira mobilidade,” comentou a propósito Rob Herman, Vice President, Worldwide Workstation and Client AI Business na Lenovo. “Representando o auge da inovação em workstations, os novos portáteis da série ThinkPad P são desenvolvidos para capacitar profissionais criativos, engenheiros e cientistas de dados em fluxos de trabalho complexos, onde quer que eles estejam.”

ThinkPad P1 Gen 7: Uma das workstations móveis prontas para IA mais poderosas da Lenovo

O ThinkPad P1 Gen 7 é a workstation móvel ultraportátil e de alto desempenho da Lenovo projetada para tarefas intensivas de aprendizagem de máquina, proporcionando flexibilidade para trabalhar em qualquer local. A construção em alumínio premium do dispositivo complementa os seus poderosos componentes internos, apresentando tecnologia de IA de ponta. Equipado com o mais recente Intel vPro, Evo Edition com processadores Intel Core Ultra, NPU integrada e GPU para portátil até NVIDIA RTX 3000 Ada Generation, o ThinkPad P1 Gen 7 oferece potência e desempenho incríveis. Ao tirar partido da força coletiva da CPU, NPU e GPU, esta workstation da Lenovo é otimizada para atender aos requisitos de processamento de IA de forma eficaz.

O novo portátil apresenta um design térmico de metal líquido em configurações selecionadas que melhora o desempenho de refrigeração e confiabilidade a longo prazo, atendendo a fluxos de trabalho críticos quando tarefas complexas exigem um desempenho máximo por longos períodos. Equipado com um ecrã de 16 polegadas com um formato 16:10, moldura estreita que proporciona uma relação ecrã-corpo de 91,7% e a opção de configurar um ecrã táctil OLED, o ThinkPad P1 Gen 7 com certificação ISV1 é o dispositivo ideal para criadores de conteúdo, cientistas de dados, produtores de videojogos e especialistas em aplicações CAD. Feito sob medida para atender às necessidades dos trabalhadores híbridos modernos, o P1 Gen 7 inclui recursos como um ecrã de baixa luz azul, Dolby Vision e calibração de cores para imagens nítidas e vívidas.

Além disso, o ThinkPad P1 Gen 7 é a primeira workstation móvel do mundo a incluir memória LPDDR5x LPCAMM2, até 64 GB. O LPCAMM2, lançado no mercado pela Micron em colaboração com a Lenovo, oferece uma das soluções de memória modular com eficiência energética mais rápida para PCs. Consumindo até 61% menos energia ativa e com economia de espaço de 64% em comparação com DDR5 SODIMM, o LPCAMM2 oferece uma maior largura de banda e suporte de canal duplo com um único módulo e é uma solução ideal de memória de alto desempenho para workstations móveis e cargas de trabalho de PCs com IA.

Elevando os níveis de desempenho prontos para IA com as workstations Lenovo da série ThinkPad P

As workstations móveis preparadas para IA da Lenovo são revolucionárias para a produtividade do utilizador numa ampla gama de setores. Com a sua capacidade de potenciar os fluxos de trabalho, desde a análise de dados até aos processos criativos, estas workstations móveis fornecem a potência acelerada necessária até mesmo para as cargas de trabalho mais sofisticadas. Perfeitas para setores como AEC, M&E, automotivo e de saúde, as workstations móveis da série ThinkPad P da Lenovo estão a transformar a forma como os profissionais trabalham, proporcionando eficiência e inovação em todas as tarefas e são adaptadas para atender às exigências emergentes do desenvolvimento de modelos de IA e casos de utilização.

As novas workstations móveis ThinkPad P1 Gen 7, P16v i Gen 2, P16s i Gen 3 e P14s i Gen 5 estão equipadas com componentes de última geração que permitem um desempenho de alto nível. Em parceria com a Intel, a Lenovo melhorou significativamente o desempenho e a capacidade da mais recente série ThinkPad P, incluindo os inovadores processadores Intel Core Ultra até Core Ultra 9 185H. Estes processadores incluem um pacote combinado de multiprocessadores integrado que consiste em CPU, NPU e GPU integrada, projetado para otimizar o desempenho dos recursos de IA em mais de 100 aplicações4.

“As mais recentes workstations móveis da série ThinkPad P da Lenovo estão a dar um passo significativo ao apresentar processadores Intel Core Ultra de última geração equipados com um mecanismo de processamento neural dedicado. Projetada para aprimorar os recursos de PCs com IA em portáteis, esta tecnologia também melhora o desempenho, a eficiência energética e permite experiências de colaboração superiores, permitindo que os utilizadores sejam criativos por períodos mais longos sem a necessidade de carregamento constante,” explicou Roger Chandler, Vice President and General Manager, Enthusiast PC and Workstation Segment na Intel.

Os processadores Intel Core Ultra não melhoram apenas o desempenho dos recursos de IA, mas também contribuem para a eficiência energética. Por exemplo, os processadores facilitam experiências de colaboração melhoradas, como videochamada com tecnologia de IA, que inclui desfoque de fundo, enquadramento facial e recursos de correção de contacto visual. A NPU transfere eficazmente essas tarefas da CPU ou GPU, resultando numa redução de até 40% no consumo de energia5. Consequentemente, os utilizadores podem desfrutar de uma maior autonomia da bateria, reduzindo a necessidade de carregamentos frequentes.

Para os utilizadores que exigem recursos avançados de IA e processamento gráfico para trabalhar com conjuntos de dados maiores sem sacrificar o desempenho, a mais recente linha de workstations móveis da Lenovo oferece modelos selecionados configurados com a GPU de portátil NVIDIA RTX 3000 Ada Generation, que fornece 300 biliões (trillion) de operações por segundo (TOPS) para proporcionar enormes ganhos em produtividade impulsionada por IA. As GPUs para portátil NVIDIA RTX Ada Generation com tecnologia Tensor Core para processamento de IA oferecem recursos avançados de IA, rastreamento de raios e gráficos para lidar com uma variedade de fluxos de trabalho profissionais de criação, design e engenharia. O NVIDIA AI Workbench oferece aos cientistas de dados e programadores a liberdade de trabalhar, gerir e colaborar em portáteis, workstations e servidores Lenovo. Com o AI Workbench, a workstation móvel AI-Ready da Lenovo aumenta a produtividade e a eficiência em vários fluxos de trabalho – desde ciência de dados até ao ajuste fino e inferência de IA generativa.

O bem mais valioso dos criadores profissionais e cientistas de dados é o tempo. Os utilizadores podem aproveitar a IA acelerada por GPU para melhorar os fluxos de trabalho numa ampla variedade de aplicações, incluindo criação de conteúdo, renderização e ferramentas de produtividade empresarial. A integração perfeita da tecnologia NVIDIA RTX com os processadores Intel Core Ultra aumenta o desempenho geral, permitindo que os profissionais reduzam o tempo de obtenção de resultados.

Portefólio de workstations móveis ThinkPad da Lenovo prontas para IA

Além do desempenho, as workstations Lenovo são conhecidas pela sua confiabilidade e segurança. A Lenovo orgulha-se de produzir produtos de alta qualidade nos quais os clientes podem confiar no seu dia-a-dia. As mais recentes workstations da série ThinkPad P não são exceção, com rigorosos testes MIL-SPEC para garantir que possam lidar com os ambientes de trabalho mais exigentes. O conjunto Lenovo ThinkShield de soluções de hardware e software é perfeito para as mais recentes workstations móveis da série ThinkPad P, fornecendo segurança de dispositivos e informações importantes. Os recursos incluem o Trusted Platform Module discreto (dTPM) para criptografar os dados do utilizador e uma BIOS de autocorreção para restaurar configurações anteriores do sistema, se necessário.

A completar a linha de workstations móveis ThinkPad com tecnologia Intel Core Ultra, a Lenovo também anunciou:

  • O Lenovo ThinkPad P16v i Gen 2, num chassis elegante com um ecrã de 16 polegadas e formato 16:10 para utilizadores avançados, preenche a lacuna entre as workstations móveis de entrada de gama e as de topo de gama. A refrigeração avançada com saída térmica dupla garante um desempenho máximo para grandes cargas de trabalho e multitarefas eficiente. Inclui suporte para GPU para portátil até NVIDIA RTX 3000 Ada Generation, que se destaca em desempenho, agilidade e eficiência de custos, permitindo que utilizadores inovadores processem e analisem dados complexos em tempo real.
  • O Lenovo ThinkPad P16s i Gen 3 oferece uma combinação ideal de potência e desempenho num chassi fino e leve de 16 polegadas, e o ThinkPad P14s i Gen 5 é uma das workstations móveis mais finas e leves da Lenovo, com excelente configurabilidade, capacidade de expansão, recursos premium e um excelente desempenho em movimento num chassi de 14,5 polegadas e formato 16:10. Estes portáteis elegantes de alto desempenho suportam GPUs de portátil até NVIDIA RTX 500 Ada Generation e memória DDR5, destacando-se pelo seu processamento acelerado por IA e fluxos de trabalho envolvendo aplicações de software como AutoCAD, Revit, SolidWorks e muito mais.

Para mais informações sobre como as workstations da Lenovo estão a trabalhar para um futuro mais inteligente e rápido, pronto para IA, visite https://techtoday.lenovo.com/us/en/workstations. 

Preços e Disponibilidade EMEA

  • O Lenovo ThinkPad P1 Gen 7 estará disponível a partir de junho de 2024, com um preço inicial esperado de 2.450 €.
  • O Lenovo ThinkPad P16v i Gen 2 estará disponível a partir de maio de 2024, com um preço inicial esperado de 2.140 €.
  • O Lenovo ThinkPad P16s i Gen 3 estará disponível a partir de junho de 2024, com um preço inicial de 1.740 €.
  • O Lenovo ThinkPad P14s i Gen 5 estará disponível a partir de junho de 2024, com um preço inicial de 1.710 €.

Especificações Técnicas

 

ThinkPad P1 Gen 7 ThinkPad P16v i Gen 2
Performance Processadores Processadores até Intel Core Ultra até Core Ultra 9 185H
Sistema Operativo Windows 11 Pro, Linux® certified
Memória Até 64GB LPCAMM2 LPDDR5x 7467MT/s Até 96GB DDR5 5600Mhz
Armazenamento 2 x PCIe 4×4 M.2 2280 SSD

P1 Gen 7: Up to 8TB

P16v Gen 2: Up to 4TB

Opções Gráficas Intel Arc Integrados

NVIDIA RTX 1000/2000/3000 Ada Generation GPU

NVIDIA GeForce RTX 4060/4070 GPU

Intel Arc Integrados

NVIDIA RTX 500/1000/2000/3000 Ada Generation GPU

Opções de Display 16 polegadas 16:10, 91.7% STB ratio

·          FHD+ IPS, 400nit, 100% sRGB, Low Blue Light

·          QHD+ IPS, 500nit, 165Hz, 100% sRGB, Low Blue Light

·          UHD+ OLED Touch, 400nit, 100% DCI-P3, Low Blue Light, HDR400, Dolby Vision

16 polegadas 16:10, 83.9% STB ratio

·          FHD+ IPS, 300nit, 45% NTSC

·          FHD+ IPS Touch, 300nit, 45% NTSC, Low Blue Light

·          FHD+ IPS, 400nit, 100% sRGB, Low Blue Light

·          UHD+ IPS, 800nit, 100% DCI-P3, Low Blue Light, HDR400, Dolby Vision

Áudio Sistema de Som Dolby Atmos

Microfones Duplos

Dolby Audio

Microfones Duplos

Câmara FHD RGB (P16v i Gen 2 only) ou 5MP RGB+InfraRed com obturador de privacidade
Bateria 90 Whr (Customer Replaceable Unit) 90 Whr
Segurança Chip dTPM 2.0, fTPM
Física Leitor de impressão digital Match-on-Chip Touch no botão ligar / desligar

Opção de câmara IR com reconhecimento facial do Windows Hello

Obturador de privacidade da webcam

Sensor de deteção de presença humana

Ranhura de bloqueio Nano Kensington

Conectividade Portas 2 x Thunderbolt 4

1 x USB-C (10Gbps)

1 x USB-A (5Gbps)

Leitor de cartões SD Express 7.0

HDMI 2.1

Audio jack

2 x Thunderbolt 4

1 x USB-A (5Gbps)

RJ45 1.0Gbps

Leitor de cartões SD Express 7.0

HDMI 2.1

Audio jack

Leitor de cartões inteligente (opcional)

Wireless Até Wi-Fi 7 (apenas P1 Gen 7); Wi-Fi 6E (apenas P16v i Gen 2)

4G LTE Opcional (apenas P16v i Gen 2)

Bluetooth 5.3

Design Dimensões 354,40 mm x 241,20 mm x 17,05 mm 365 mm x 262 mm x 24,66 mm
Peso A partir de 1,82 kg A partir de 2,22 kg
Materiais A Cover: 75% alumínio reciclado

C Cover: 90% magnésio reciclado

D Cover: 55% alumínio reciclado

Speaker Enclosure: 90% plásticos PCC

Battery Pack: 90% plásticos PCC

ForcePad Magnet: até 30% plásticos PCC

Key Caps: 85% plásticos PCC

135W or 170W AC Adapter: 30% plásticos PCC

C Cover: 90% magnésio reciclado

D Cover: 30% plásticos reciclados PC/ABS

Speaker Enclosure: 90% plásticos PCC

Battery Pack: 90% plásticos PCC

Key Caps: 85% plásticos PCC

135W or 170W AC Adapter: 30% plásticos PCC

 

 

ThinkPad P16s i Gen 3 ThinkPad P14s i Gen 5
Performance Processadores Processadores até Intel Core Ultra até Core Ultra 9 185H
Sistema Operativo Windows 11 Pro, Linux certified
Memória Até 96GB DDR5 5600Mhz
Armazenamento Até 2TB PCIe 4×4 M.2 2280 SSD
Opções Gráficas Gráficos Integrados Intel (single DIMM)

Intel Arc Integrados (dual DIMM)

NVIDIA RTX 500 Ada Generation 4GB GPU

Opções de Display 16 polegadas 16:10, 87.7% STB ratio

·          FHD+ IPS, 300nit, 45% NTSC

·          FHD+ IPS Touch, 300nit, 45% NTSC, Low Blue Light

·          UHD+ OLED, 400nit, 100% DCI-P3, Low Blue Light, HDR500 True Black, Dolby Vision

14,5 polegadas 16:10, 87.7% STB ratio

·          FHD+ IPS, 300nit, 45% NTSC, Low Blue Light

·          QHD+ IPS Touch, 350nit, 100% sRGB, 90Hz, Low Blue Light

·          QHD+ IPS, 350nit, 100% sRGB, 90Hz, Low Blue Light

·          UHD+ IPS, 430nit, 100% DCI-P3, 120Hz, Low Blue Light, HDR400, TCON color calibration

Áudio Dolby Audio

Microfones Duplos

Câmara 5MP RGB ou 5MP RGB+InfraRed, com obturador de privacidade
Bateria 57 Whr ou 75 Whr
Segurança Chip dTPM 2.0, fTPM
Física Leitor de impressão digital Match-on-Chip Touch no botão liga / desliga

Opção de câmara IR com reconhecimento facial do Windows Hello

Obturador de privacidade da webcam

Sensor de deteção de presença humana

Ranhura de bloqueio Nano Kensington™

Conectividade Portas 2 x Thunderbolt 4

2 x USB-A (5Gbps)

RJ45 Gigabit

HDMI 2.1

Audio jack

Wireless Wi-Fi 6E

4G LTE Opcional (apenas P16s)

Bluetooth 5.3

Design Dimensões 361,50 mm x 248,60 mm x 21,13 mm 325,50 mm x 227,60 mm x 18,50 mm
Peso A partir de 1,82 kg A partir de 1,61 kg
Materiais A Cover: 50% alumínio reciclado

C Cover: 90% magnésio reciclado

D Cover: 50% alumínio reciclado

Speaker Enclosure: 90% plásticos PCC

Battery Pack: 90% plásticos PCC

Thermal Module: 50% cobre PCC

Key Caps: 85% plásticos PCC

100W or 135W AC Slim Adapter: 90% plásticos PCC

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.