Tráfego online cresce 3% mas consumidores esperam  pelo período dos descontos para as compras de Natal

Tráfego online cresce 3% mas consumidores esperam pelo período dos descontos para as compras de Natal

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A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de lançar o relatório Shopping Index com os dados referentes ao terceiro trimestre de 2023. Uma análise global aos dados revela que o tráfego online permaneceu forte – crescendo globalmente 3% – com os consumidores a continuarem a pesquisar pelos produtos online e, em muitos casos, a irem à loja física para comprá-los.

As vendas online permaneceram essencialmente estáveis ao longo do trimestre ​​(+1%) em comparação com o mesmo período do ano anterior, mesmo nos EUA, o que normalmente impulsiona o crescimento global. Ainda assim, os compradores na Europa mantiveram a tendência de compra do trimestre anterior, com as vendas a aumentarem 9%, comprando mais por transação (+2% de unidades por transação), embora comprando com menos frequência (-3% do volume de encomendas). Grande parte do crescimento das vendas online na região foi impulsionado pelos preços mais elevados, com o preço médio de venda a subir 11%.

No que toca às categorias de produto, acessórios de moda como as malas no geral e as bolsas de luxo obtiveram um crescimento de 20% e 15% respetivamente.  O calçado desportivo também alcançou um aumento de 19% nas vendas. Por outro lado, as categorias de brinquedos e de eletrónica caíram (-21% e -13% respetivamente), apresentando a queda mais acentuada nas vendas online. Existe a expectativa de que os consumidores possam estar à espera dos grandes descontos, que normalmente são populares nestas categorias durante a Cyber Week.

Previsões para o último trimestre do ano

Com os consumidores menos propensos para o tema das compras durante os meses de verão, os retalhistas evitaram os descontos: globalmente, a taxa média de desconto no terceiro trimestre foi 38% menor do que a previsão para a Cyber ​​Week. Os consumidores encurtaram os seus orçamentos durante o mês de setembro, quando as vendas online globais caíram 3%, após o aumento constatado nos gastos em julho e agosto.

Para o período das compras de Natal que se avizinha, os compradores procuram por ofertas e valor. Espera-se um conjunto de eventos promocionais no início de outubro, que beneficiam do halo effect em torno dos Prime Days de outono da Amazon. Prevê-se um conjunto de descontos mais agressivo durante a Cyber Week, o que resultará em 25% de todas as vendas digitais da temporada (Holiday Season) a decorrer durante a Cyber Week.

Inteligência Artificial continua a impulsionar o aumento das vendas 

A Salesforce espera que a Inteligência Artificial (IA) influencie 194 mil milhões de dólares em vendas online globais nesta época festiva (Holiday Season). No início deste ano, uma pesquisa da Salesforce mostrou que 17% dos consumidores usaram o GPT para pesquisas e inspiração de produtos, e 10% irá provavelmente usar esta tecnologia para ajudar a construir as suas listas de compras natalícias. O impacto da IA já é visível, à medida que o número de pedidos em que os compradores clicaram numa recomendação de produto baseada em IA preditiva aumentou 6% em todo o mundo no terceiro trimestre (em comparação com o mesmo período do ano anterior).

As marcas e os retalhistas vão continuar a adotar a IA preditiva e generativa durante a temporada de festas que se avizinha. Alguns retalhistas vão implementar recursos de IA generativa, como as descrições de produtos para sites, textos de marketing para e-mails personalizados e até mesmo respostas de serviço para ajudar os agentes.

Compradores fiéis impulsionam o crescimento com lucro 

Nos últimos anos, temos assistido um aumento no número de pessoas que trocam de marca devido à disponibilidade, qualidade e valor. Manter a fidelização dos clientes tem sido um desafio e muitas marcas têm investido elevação de programas de recompensas e experiências do cliente para fazer com que estes regressem. No último trimestre, em particular, a parcela de pedidos de compradores recorrentes foi de 43%. Isto marca um aumento de 30% no número de compradores recorrentes em comparação com 2021 – demonstrando a necessidade dos retalhistas em criarem aderência e aumentarem a quota de carteira com clientes que são fiéis.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

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