Consumo na Black Friday aumenta 12% face a 2022

Consumo na Black Friday aumenta 12% face a 2022

17 Visualizações
0

No sentido de contribuir para a identificação de alterações nos hábitos de consumo dos portugueses, em períodos específicos como a Black Friday, a SIBS divulga um conjunto de indicadores e dados agregados em formato de infografia, de forma clara e factual, e com comparativos com o ano anterior.

Como se pode verificar na infografia em anexo, e com base nos dados do SIBS Analytics, o comércio online e os pagamentos MB WAY continuam a ganhar peso nas compras em Portugal. As compras na Black Friday 2023 aumentaram 12% (vs Black Friday 2022) e 14% na Black Week (vs Black Week 2022).

Na Black Friday de 2023, mais de um quinto (24%) do valor gasto pelos portugueses foi em compras online. Um peso que supera em 2 p.p. o valor de compras online registado no ano passado.

Em linha com este crescimento do comércio online, o MB WAY continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos em Portugal. Na Black Friday deste ano, registou-se um crescimento de 63% face a 2022.

Também no que diz respeito às compras físicas, regista-se um crescimento de 68% na utilização do MB WAY como método de pagamento, face ao último ano. A utilização do MB WAY mantém assim a tendência de crescimento pela sua conveniência, simplicidade e segurança.

No que diz respeito ao valor médio das compras, verifica-se uma diminuição de 4% face ao período homólogo, passando de 40,4 euros (em 2022) para 39 euros (em 2023). Apesar da diminuição do ticket médio de compra, continua a verificar-se um aumento do valor gasto neste período face ao restante mês de novembro de 2023 (+14%).

Nos últimos anos, os consumidores têm vindo a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week (entre 20 e 25 de novembro), acompanhando as campanhas comerciais relacionadas com este período. Neste contexto, durante a Black Week, verificou-se um aumento de 14% no valor de compras totais face a 2022. Em linha com esta evolução, a variação em euros do total de compras na Black Friday também registou um aumento de 12% face a 2022.

Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de “Moda e Acessórios” (+167% face à média diária do mês de novembro), “Beleza Cosméticos e Perfumes” (+143%), “Material Desportivo e Recreativo” (+85%).

Banner BlackFriday2023 PT 1

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.