Salesforce lança recursos de unificação de dados e IA para indústria de bens de consumo

Salesforce lança recursos de unificação de dados e IA para indústria de bens de consumo

24 Visualizações
0

A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de lançar novas soluções de dados e Inteligência Artificial (IA) para a Cloud de Bens de Consumo (Consumer Goods Cloud), para tornar mais eficiente e inteligente todas as etapas do processo de entrada no mercado – desde o planeamento à execução.

A grande maioria (92%) das empresas líderes de bens de consumo afirma que o crescimento é a sua principal prioridade — e a Inteligência Artificial (IA) disponibiliza as oportunidades de expansão e eficiência necessárias para lá chegar. De acordo com a pesquisa da McKinsey, a IA generativa poderia gerar entre 400 e 660 mil milhões de dólares em valor para o setor, através do aumento da produtividade. No entanto, os profissionais de marketing da indústria de bens de consumo reportam a utilização de uma média de 18 fontes de dados para informar o envolvimento do cliente e as oportunidades de promoção. Além de tornar o planeamento de promoções menos eficiente, limita a capacidade dos dados de informar, de forma precisa e relevante, os modelos de IA que as empresas utilizam para escalar.

O Data Cloud for Consumer Goods desbloqueia e unifica dados de clientes e pesquisas de mercado do setor, fornecendo aos representantes de contas insights mais profundos sobre as preferências dos compradores, de forma a otimizar o planeamento e a execução no retalho. As novas ferramentas Salesforce AI para empresas de bens de consumo oferecem ainda uma orientação inteligente e geram resumos de contas – capacitando os representantes de vendas, de serviços e de campo a planearem com mais eficiência e a navegarem pelas consultas dos clientes, para ajudar a gerar receitas.

O Consumer Goods Cloud, incluindo a gestão de promoções comerciais e a execução de retalho, reúne o planeamento e a execução com o CRM de IA da Salesforce para ajudar as empresas a obterem um crescimento lucrativo. Agora, ao conectarem-se ao Salesforce Data Cloud, que unifica e harmoniza dados estruturados e não estruturados, e ao integrar profundamente o Einstein AI, os clientes podem explorar novas soluções para fortalecer os relacionamentos com parceiros de canal. As soluções incluem:

  • O Data Cloud for Consumer Goods permite que os principais gerentes de contas conectem os dados de contas e dados do setor para criar perfis unificados para cada cliente, segmentar contas, definir micro segmentos por loja de retalho e criar painéis de segmentação para planear de forma diversificada e promoções precisas a um nível hiper local.
    • Por exemplo, uma empresa que vende refrigerantes na América Latina pode usar o Data Cloud for Consumer Goods para unificar dados de fidelização e dados sindicalizados de consumidores (como pesquisas de mercado Circana ou Nielsen). Com essas informações, podem identificar quais são os refrigerantes com sabor cítrico que são particularmente populares entre os consumidores locais de uma determinada região do México e quais são as lojas de conveniência que tendem a solicitar a reposição do produto. A empresa pode então recomendar um pedido de compra mensal mais alto ou uma reposição mais frequente daquele refrigerante específico para cada loja daquela região.
  • O Einstein Copilot Account Summarization ajuda a aumentar a produtividade do agente de serviço na Consumer Goods Cloud, fornecendo resumos de contas gerados por IA diretamente na consola de serviço. Elimina a necessidade de alternar entre ecrãs, artigos de conhecimento e histórico para que os agentes possam lidar com consultas complexas com um toque personalizado e, ao mesmo tempo, incentivar oportunidades de upsell e vendas cruzadas alinhadas às necessidades da conta.
    • Por exemplo, um agente de serviços de uma empresa de bens de consumo doméstico a interagir pela primeira vez com um grande retalhista pode utilizar o Einstein Copilot Account Summarization para se atualizar sobre as últimas interações, pedidos feitos, índices de satisfação do cliente — até detalhes específicos, incluindo localização do ponto de venda promocional para o retalhista — em apenas alguns segundos. O resumo ajuda a responder com precisão às dúvidas do retalhista sobre um pedido recente, enquanto sugere um produto adicional para vender durante a resolução.
  • O Consumer Goods Cloud Einstein 1 for Sales, um novo pacote de recursos capacitados por dados e IA, fornece a todos os gestores de vendas, representantes de campo, comerciantes e motoristas de entregas as ferramentas para impulsionar o crescimento e a produtividade da conta. Detalhes e recomendações relevantes de execução de retalho são mostrados e visíveis no Consumer Goods Cloud Einstein 1 for Sales, permitindo que os representantes determinem se precisam de fornecer manuseio especial de produtos para produtos perecíveis ou frágeis, garantir ciclos de reabastecimento rápidos, melhorar a disponibilidade de produtos em áreas rurais ou reduzir o incumprimento com a cobrança durante a entrega do produto.
    • Por exemplo, o representante de campo de uma empresa de lanches aciona uma notificação de falta de stock para uma conta depois de ver que um de seus produtos congelados de melhor desempenho está fora de stock numa grande loja de retalho. O gestor de vendas vê a notificação no painel Consumer Goods Cloud Einstein 1 for Sales e notifica imediatamente a equipa de entrega direta na loja para priorizar uma visita de reabastecimento. A loja é reabastecida e as vendas incrementais são capturadas porque todas as equipas estão a trabalhar com os mesmos dados em tempo real e sistemas conectados dentro do Consumer Good Cloud.

“As empresas de bens de consumo estão focadas no crescimento lucrativo. Agora, com as mais recentes inovações da Salesforce para Consumer Goods Cloud, podem unificar os dados do consumidor e do cliente para planear promoções com maior precisão, fornecer a cada representante de campo as ferramentas para aumentar as vendas e reduzir o tempo de inatividade no local, além de inserir IA confiável no fluxo de trabalho para cada agente de serviço para resolver problemas e fazer upsell com maior frequência. Em suma, todas as empresas de bens de consumo podem agora transformar-se numa empresa de IA.”Rob Garf, VP and GM of Retail and Consumer Goods.

Disponibilidade:

  • O Data Cloud for Consumer Goods vai estar disponível este verão.
  • O Einstein Copilot Account Summarizationfor Service vai estar disponível com o Consumer Goods Cloud durante este outono.
  • O Consumer Goods Cloud Einstein 1 for Sales vai estar disponível este verão.
Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.